Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa tarde pessoal,
estou com uma dúvida sobre o framework cakephp 3, seria mais uma dúvida de arquitetura.
Atualmente a aplicação aqui da empresa possui suas regras (Envio de emails, logs, etc) todas no controller, porém os métodos dos controllers acabam ficando muito grandes. Como vamos refatorar algumas coisas e implementar funcionalidades novas, estavamos discutindo sobre este assunto.
Na opinião de vocês como é melhor implementar estas regras da aplicação?
Já utilizei o Zend e com ele eu tinha uma camada de Serviço (Service layer), onde pensei em implementar no Cake, mas não sei se seria o correto. Já li diversos artigos dizendo que as regras devem ficar no model, mas também não acho correto o model ficar responsável em disparar o envio de email e também acabaria ficando um Model enorme. Então estou nesse dilema, espero que possam me ajudar a clarear um pouco a mente.
Valeu, fico no aguardo
>
11 horas atrás, rockrgo disse:
Já utilizei o Zend e com ele eu tinha uma camada de Serviço (Service layer), onde pensei em implementar no Cake
Camada Serviços não é inerente ao Zend Framework, é um Design Pattern, e como o cake 3 implementa PSR-4 nada lhe impede de usar, claro que no cake2 isso é um pouco mais complexo, mas não é o caso do Cake 3.
>
Atualmente a aplicação aqui da empresa possui suas regras (Envio de emails, logs, etc) todas no controller, porém os métodos dos controllers acabam ficando muito grandes. Como vamos refatorar algumas coisas e implementar funcionalidades novas, estavamos discutindo sobre este assunto.
A única responsabilidade do controller é transacionar dados, envio de email e logs são eventos que ocorrem na aplicação, mesmo em MVC não é responsabilidade do controller e muito menos da model disparar estes eventos, ai que entra o Pattern Service Layer, que é responsável por carregar estes objetos. Carregar é diferente de incluir toda a logica dentro.
>
Já li diversos artigos dizendo que as regras devem ficar no model, mas também não acho correto o model ficar responsável em disparar o envio de email e também acabaria ficando um Model enorme.
Depende de Qual Model você está se referindo, MVC ou DDD?, se for dos conceitos da arquitetura DDD - "Domain-Driven Design", O correto é na Pasta Model in Domain ter estes agregados.
>
Domain/
Model/ (camada do domínio)
Payments/ (domain aggregate)
Payment.php (domain entity/aggregate root)
PaymentService.php (domain service)
PaymentRepository.php (repository contract)
PaymentLineWasAdded.php (domain event)
Detalhe MVC não resolve todos os problemas de arquitetura, somente ajuda organizar melhor o seu código, senão ainda teríamos os códigos spaghettis da vida. Mas os padrões estão ai para serem usados, e resolver problemas de design.
@Williams Duarte desculpa é que não me expressei muito bem, sei que Service layer é um pattern, é porque no Zend eu tinha mais liberdade para implementar, por isso o exemplo dele.
Valeu cara, já clareou um pouco mais as ideias aqui. Vou tentando implementar aqui e qualquer dúvida volto a postar no fórum.
Obrigado
É um único controller para tratar de envio de email, gerar logs e etc?
E sim, seria totalmente errado deixar uma classe model ser responsável por essas responsabilidade.