Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá pessoal comecei a estudar php agora e eu queria saber como faço para tornar uma pagina administravel, por exemplo na pagina index trocar logo essas coisas como posso fazer isso.
Tem diversas maneiras Barbara.
A mais comum que você vai encontrar no mercado/forum/blog é:
Salvar uma tabela de usuários no banco, fazer a pessoa se 'logar' com um dos usuários previamente cadastrados e com o nível e persistir com SESSION/JWT.
E em paginas onde necessitam de privilégios/nível administrativo é verificado o 'nível' do usuário daquela sessão.
Só ai foram varias letrinhas hehe.
Se não conhece algum dos termos acima recomendo estudar:
CRUD em php
sessão em php
por coincidência acabei de subir um exemplo disso no meu github, veja se ajuda/da uma luz:
<?php
/*
create database imasters;
use imasters;
CREATE TABLE usuario(
id int(8) primary key auto_increment
,nome varchar(50) not null
,niveis_acesso_id int(1) not null
);
INSERT INTO usuario(nome, niveis_acesso_id) values
('Cláudio', 1)
,('João', 2)
;
select * from usuario;$db = new PDO('mysql:host=localhost;dbname=imasters', 'root', '');
$db->exec("set names utf8");
$stmt = $db->prepare("select id, niveis_acesso_id from usuario where id = :id");
//No seu ....
$id = 1; // Busca Claudio
$stmt->bindParam(':id', $id, PDO::PARAM_INT);
$stmt->execute();
$usuario = $stmt->fetch(PDO::FETCH_OBJ);
if(!$usuario){
die('Usuario não encontrado.');
}
if($usuario->niveis_acesso_id < 2){
die("Apenas user 'ADM'");
}
//A partir daqui sabemos que o usuario 1 (Claudio) tem permissão de acessar
echo 'APENAS USER NIVEL 2 CONSEGUE VER ISSO';
O Exemplo acima basicamente seria como eu tivesse um banco de dados que tem uma tabela chamada usuários e possui 2 Usuários:
Um é 'ADM' o outro é apenas um guest/convidado.
Após as verificações caso o usuário passado tenha nível maior ou igual a 2, ele consegue ver a o trecho 'APENAS....'
Obviamente é só um exemplo corrido, precisa fazer uma tela de cadastro, (Create-CRUD), uma de Edição caso a pessoa queira troca a senha (Update-CRUD), uma listagem de todos os usuários (Read-CRUD) e caso alguem saia da empresa uma opção de excluir (Delete-CRUD)>
Em 26/04/2017 at 20:09, gabrieldarezzo disse:
tabela de usuários no banco, fazer a pessoa se 'logar' com um dos usuários previamente cadastrados e
>
Em 26/04/2017 at 20:09, gabrieldarezzo disse:
Tem diversas maneiras Barbara.
A mais comum que você vai encontrar no mercado/forum/blog é:
Salvar uma tabela de usuários no banco, fazer a pessoa se 'logar' com um dos usuários previamente cadastrados e com o nível e persistir com SESSION/JWT.
E em paginas onde necessitam de privilégios/nível administrativo é verificado o 'nível' do usuário daquela sessão.
Só ai foram varias letrinhas hehe.
Se não conhece algum dos termos acima recomendo estudar:
CRUD em php
sessão em php
por coincidência acabei de subir um exemplo disso no meu github, veja se ajuda/da uma luz:
<?php
/*
create database imasters;
use imasters;
CREATE TABLE usuario(
id int(8) primary key auto_increment
,nome varchar(50) not null
,niveis_acesso_id int(1) not null
);
INSERT INTO usuario(nome, niveis_acesso_id) values
('Cláudio', 1)
,('João', 2)
;
select * from usuario;$db = new PDO('mysql:host=localhost;dbname=imasters', 'root', '');
$db->exec("set names utf8");
$stmt = $db->prepare("select id, niveis_acesso_id from usuario where id = :id");
//No seu ....
$id = 1; // Busca Claudio
$stmt->bindParam(':id', $id, PDO::PARAM_INT);
$stmt->execute();
$usuario = $stmt->fetch(PDO::FETCH_OBJ);
if(!$usuario){
die('Usuario não encontrado.');
}
if($usuario->niveis_acesso_id < 2){
die("Apenas user 'ADM'");
}
//A partir daqui sabemos que o usuario 1 (Claudio) tem permissão de acessar
echo 'APENAS USER NIVEL 2 CONSEGUE VER ISSO';
O Exemplo acima basicamente seria como eu tivesse um banco de dados que tem uma tabela chamada usuários e possui 2 Usuários:
Um é 'ADM' o outro é apenas um guest/convidado.
Após as verificações caso o usuário passado tenha nível maior ou igual a 2, ele consegue ver a o trecho 'APENAS....'
Obviamente é só um exemplo corrido, precisa fazer uma tela de cadastro, (Create-CRUD), uma de Edição caso a pessoa queira troca a senha (Update-CRUD), uma listagem de todos os usuários (Read-CRUD) e caso alguem saia da empresa uma opção de excluir (Delete-CRUD)
Obrigada
Guarde os dados em um banco de dados e use um formulário para edição