Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Em um formulário com vários campos, o usuário pode preencher alguns sim e outros não (Ou preencher todos conforme a necessidade).
A questão é: Como insiro na clausula where, somente os campos que foram preenchidos pelo usuário, ou seja, somente as variáveis que não estão vazias ???
>
4 minutos atrás, jamesbond disse:
Você está montando a query de forma automática ou manual?
Poderia deixar um exemplo?
Bem "basicão".Populo as variáveis de acordo com o conteúdo dos inputs e logo depois executo uma query usando essas variáveis no where:
...where (id_obra = $id_obra) and (data_update between $data_inicio and $data_final) and (id_responsavel = $id_responsavel) and (id_construtora = $id_construtora)
A questão é que as variáveis $id_obra, $data_inicio, $data_final, id_responsavel e id_construtora podem ou não ter sido preenchidas, ou seja, o usuário pode ou não ter preenchido esses campos.
Eu simplifiquei aqui mas trata-se de cerca de 16 campos que podem ou não estarem preenchidos.
Olá Naimar tudo bem ?
Eu em todos os meu projectos tenho por norma fazer o seguinte vamos a um exemplo prático um formulário com os seguintes campos NOME / IDADE / CONTACTO .
Nome e idade é obrigatório contacto não é ou seja eu ao fazer o insert na base da dados eu insiro
Nome -> O nome do utilizador
Idade-> A idade dele
Contacto-> Indefinido
Eu aprendi a fazer sempre desta maneira ! Porque assim depois até para visualizar os dados se torna mais legível e agradável.
Caso não queiras assim terás de ver antes da tua instrução sql se a tua variável está ou não vazia ....
Espero que tenha ajudado!
Obrigado Vitor !!!
>
10 minutos atrás, Naimar disse:
Em um formulário com vários campos, o usuário pode preencher alguns sim e outros não (Ou preencher todos conforme a necessidade).
A questão é: Como insiro na clausula where, somente os campos que foram preenchidos pelo usuário, ou seja, somente as variáveis que não estão vazias ???
Você está montando a query de forma automática ou manual?
Poderia deixar um exemplo?