Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa tarde...
Tenho uma dúvida simples mas para quem nunca se preocupou muito com organização de código css essa dúvida pode ser muito relevante...
como vocês me recomendariam organizar o css no meu projeto...vamos supor que meu projeto(site) tenha um menu com 3 paginas html:
pagina1.html (uma listagem de cliente por exemplo)
pagina2.html (um cadastro de cliente por exemplo)
pagina3.html (um formulario de contato por exemplo)
eu poderia ter um unico arquivo css que poderia chamar de style.css por exemplo ou voces me recomendariam um arquivo css para cada pagina???
e outra duvida é em relação a quando eu for desenvolver meu site pensando em responsividade...é mais viavel eu ter um unico arquivo pagina1.css com a formatacao do layout para celular, tablet e computador de cada pagina ou seria melhor arquivos diferentes...por exemplo...pagina1-celular.css....pagina1-tablet.css...pagina1-computador.css??????
como voces fazem????
desde já agradeço e peço desculpas pela minha ignorancia!
O ideal é você separar as coisas, existem os arquivos de "desenvolvimento", e o(s) de produção.
Em desenvolvimento, o ideal é componentizar, por exemplo:
O CSS do navbar, coloque em um arquivo chamado navbar.css, do footer em um arquivo footer.css, do botão de erro em um arquivo buttonError.css etc...
Dessa forma fica mais fácil dar manutenção e reutilizar os componentes, você pode reaproveitar o footer.css de um projeto em outro, sem precisar importar todo o css do projeto anterior.
Quando for colocar em producão, você ira concatenar todos os .css em um único arquivo, e de preferencia também minificar, isso é uma boa pratica muito utilizada, pois sera feito a solicitação de apenas um arquivo.css ao invés de 10/15 etc...
Sobre pagina1, pagina2, pagina3 etc... Se o .css não for muito pesado, não vejo problema em ter um arquivo apenas para todas as paginas, caso contrario, o ideal também seria separar (isso estou falando de um ambiente de produção). Relembrando, que em desenvolvimento, o ideal é sempre componentizar, o mesmo vale para a questão do celular, tablete, desktop etc...
Isso depende do quanto for precisar criar campos que precisem ser formatados.
De sugestão apenas use 1 arquivo css como padrão e outro para responsivo. Mas como disse vai depender que quanto vai precisar.
Ou seja fica a seu gosto, digamos que seu arquivo principal já ultrapasse 1000 linhas seria uma boa criar outro.
Entretanto acredito que não seja o seu caso, e também você pode reaproveitar layout criado entradas class padrões e ficar reaproveitando elas assim mantém um padrão e economiza bastante tempo recriando a mesma coisa diversas vezes.