Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
boa tarde
usei o VisualStudio para criar um aplicativo web. achei os recursos excelentes.
queria um para html tipo click arraste e parametrize.
usei o netbeans e achei muito pesado. usei o eclipse e escrevi demais.
qual a sugestão dos experts?
O bom do HTML é a "melhor IDE" ser um leve editor de textos com o browser.
Você encontrará editores leves com autocomplete a melhor ferramenta possível. Junte isso ao browser, inspetor do código fonte (firebug, etc...) e terá o melhor ambiente de desenvolvimento HTML possível.
Já essas IDE's de drag'n drop acabam criando muita sujeira no código, o que pode criar diferenças entre browsers e dificultar manutenção.
Se a ideia é ter algo 'visual' e ao mesmo tempo editável, recomendo a serie:
Principalmente a parte de WorkSpace:
https://www.youtube.com/watch?v=zpEs6fLnwO0&index=3&list=PLiGzvgwA5Gmgnq5vPjJxW52hDiX3ndL53
Ps: Não se enquadra como 'leve', mas acredito que já está instalado na sua maquina kkkkk
também não curto ide que gera o código pra gente, prefiro eu mesmo escrever o código. essas ids que gera o código tu vai ver depois nem dá pra entender direito o que foi que o bagulho escreveu lá. tem uns que é uma mistura de tables com rowspan e colspan aninhados que só jc na causa com muita paciência
Eu também não gosto muito da idéia desses editores de arrastar/soltar, acho que gera muita bagunça, além do que, depois de um tempo você se acostuma e já vai escrevendo o HTML e "visualizando" na cabeça o resultado.
Para desenvolver é muito melhor usar um editor com intellisense/autocomplete, assim facilita na hora da digitação e você tem total controle. Eu utilizo o Visual Studio porque é com o que eu trabalho atualmente, mas já trabalhei com o Code e o Eclipse e são muito bons também. Esses IDEs que falei vem com recursos de utilizar plugins/addons que ajuda em muita coisa também, e o bom é que todos são gratis(o VS tem o community que é free).
Além disso, um navegador como o Chrome ou o Firefox, onde dá para inspecionar elementos, alterar o CSS, debugar o javascript, etc, além de ter addons/plugins que facilitam.
Junto com o IDE, eu gosto de ter um editor de texto como o Notepad++ e um editor de imagem como o Paint.NET, aí acho que já fecha um pacotão que engloba quase tudo que você possa precisar
Olá msouza,
Sinceramente, para criar aplicativos web eu prefiro softwares simples como Atom e Sublime.. Já utilizei IDEs para desenvolver para web porém com o passar dos anos percebi que mexendo direto no código é muito mais fácil do que arrastando os itens (por incrível que pareça). Depois que você adquire certa experiência, fica natural mexer direto no código..
Enfim, essa é minha humilde opinião (: