Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Eu estou tentado criar um vetor com 10 elementos. E o programa precisa imprimir os números impares e precisa imprimir a soma dos pares. Não consigo desenvolver essa questão. Se alguém puder ajudar eu agradeço.
Obrigado cara, desculpa a demora para responder, como sou iniciante estava tendo muita dificuldade, me ajudou muito mesmo. Não copiei exatamente igual, usei como base, para poder aprender na pratica, mais uma vez eu agradeço. Abraço!
Oi Lucas,
você precisará de um for pra percorrer as posições do vetor e verificar cada número se ele é impar, caso seja, imprimi, caso contrário, você precisará também de uma variável para guardar a somatória de cada número par.
Veja um exemplo:
#include <stdio.h>
int main(void) {
int vet[10] = {3, 4, 6, 8, 2, 1, 6, 8, 3, 5}; // cria e inicializa o vetor com 10 valores
int i; // cria variavel pra iterar
int acumulador = 0; // variavel acumuladora pra guardar a soma gradativa dos numeros pares
for (i = 0; i < 10; i++) { // for pra navegar pelas posicoes do vetor
if (vet[i] % 2 != 0) { // verifica se o resto da divisao por 2 do int da posicao X eh diferente de zero, ou seja, nao eh par
printf("%d\n", vet[i]); // exibe o impar
} else {
acumulador += vet[i]; // soma o inteiro da posicao X ao acumulador
}
}
printf("%d\n", acumulador); // exibe a soma total