Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Senhores, boa tarde.
Tenho um projeto a ser desenvolvido, a priori, em laravel, nisto surgiu a dúvida, inicialmente fiz um esboço do layout (mockup) em que tinha em mente passar ele para um design desenvolvê-lo, haja visto que terá que ser responsivo e tudo mais, após, iria contratar um programador para desenvolver propriamente o "sistema" sob o layout desenvolvido.
A dúvida é, como será um sistema dinâmico, onde as informações serão carregadas do banco de dados e as telas serão preenchidas com o que estiver populado, minha linha de raciocínio esta correta quanto a criar o design primeiro com um "design" ou, tanto o design quanto a programação podem ficar com um dev, haja visto que o que será apresentado será baseado no que estiver populado na base?
Na opinião de vocês, o que é mais produtivo?
@Omar~, obrigado pelas informações.
@Fabiano Abreu, complementando o que o Omar disse: Eu considero que o desenho da interface é uma excelente forma de comunicação, fica fácil identificar o que o cliente quer, e precisa, através de protótipos de telas. Da mesma forma, o cliente (neste caso, você) também consegue comunicar melhor para os devs, o que deseja, por meio dos layouts.
Um cuidado deve ser tomado quando o cliente tem propostas de design! As propostas devem ser levadas em conta, mas no geral é o dev/design/front que sabe a melhor forma de desenvolver o layout. Existe questão como acessibilidade, performance e demais pontos relacionados a user experience, que fazem parte de um layout.
Em resumo, preocupe-se em mostrar o problema que você quer resolver, você pode saber qual o layout te agrada e facilita mais o seu trabalho, mas o profissional saberá desenvolver o layout que agradara e facilitara o trabalho de todos.
Nesse caso, pode-se apresentar a proposta de design final a quem vai desenvolver o back-end, ele por sua vez irá fazer o que é viável a partir do esboço do design.
Note que quando o trabalho é dividido ambas as partes devem se comunicar e discutir, o que pode ser feito de um jeito ou de outro.
Porque o back deve ser feito para preencher o front-end e o front deve ser feito de forma que consiga sustentar o back-end.
Em meus trabalhos sempre começo pelo front, até mesmo para apresentar ao cliente como poderá ser o final do software, assim acertar com ele que pode ser feito a mais ou modificado. Mesmo porque ninguém quer saber como funciona, portante que funcione.