Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá!
Estamos passando por problemas dentro de nosso site... e não estou conseguindo localizar a/as fontes disso claramente!
O cenário é o seguinte:
Utilizávamos uma plataforma de e-commerce (Fbits) em nosso site (www.lojasincor.com.br)... estávamos com um tráfego relativamente baixo, porém estável/crescendo; Em determinado momento, decidimos mudar de plataforma visando o crescimento e qualidade nos serviços/tecnologias do site... Migramos então para a nova plataforma (VTEX); Aí então teve início nossa queda!
Ajustamos diversos detalhes que anteriormente não possuíamos no site, visando melhorar a qualidade das informações no site... porém muitos detalhes que haviam na antiga plataforma, não conseguimos integrar na nova... e continuam em aberto; (porém creio que estes não sejam os pontos que influenciem tamanha queda).
Demoramos alguns dias para concretizar os redirecionamentos 301... isto pode ter influenciado um tanto neste cenário;
Logo quando efetivamos a migração, já solicitamos a indexação das novas dentro do Search Console... e atualmente estão indexadas.
Enfim... não estamos encontrando o ponto principal que está nos puxando tanto para baixo; Possuíamos um tráfego médio de 3 - 4 K visitas diárias, e atualmente estamos com uma média de 500 visitas.
Venho acompanhando/corrigindo os ajustes a serem realizados pelo SEMrush / Search Console / GTmetrix / ... porém não tenho a convicção de que tais detalhes sejam os responsáveis pelo péssimo cenário.
Tivemos alguns problemas também com as campanhas de Adwords, onde tivemos de desativá-las por alguns dias... e agora estamos reformulando as mesmas. (porém o tráfego pago também está super baixo)
Alguém tem ideia do que pode estar ocorrendo? Alguém já passou por situação semelhante? Precisamos urgentemente mudar este cenário...
Agradeço a atenção de todos!
Olá Diego.
Imagino que sua aplicação tenha sido completamente alterada, desde a marcação (html) até os links. É natural a queda de tráfego se não houve uma estratégia anterior para amenizar essa mudança.
Imagino que já devas ter vasculhado por toda a internet, mas veja:
A própria VTEX fala sobre isso: https://blog.vtex.com/pt/redirecionamento-301/
Também interessante: http://www.seomaster.com.br/blog/como-mudar-de-plataforma-sem-perder-relevancia-no-google
Como você pode ver, o redirect 301 é extremamente relevante e devia ter sido feito em sincronia com a mudança de plataforma, não "após alguns dias" (e mesmo assim esperar uma queda).
Você verificou seu sitemap? robots? Os redirects estão realmente corretos? Não tenho esperança de que há algo que você possa fazer além do que já fizeste, apenas trabalhar para aumentar o tráfego progressivamente.
A propósito, as letras do menu, após entrar em uma categoria, estão pouco contrastantes com o fundo da página no meu monitor. É um cinza muito claro em cima do branco, atrapalhando a leitura. Apenas uma dica.