Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá,
Eu estou modelando um banco de dados para uma aplicação só que me deparei com uma situação complicada.
Trata-se de uma aplicação de controle financeiro e uma das regras de negócio do sistema está relacionado ao lançamento de receitas e despesas.
Para armazenar os dados de lançamentos eu criei uma tabela "lancamentos". o ponto é que para realizar esse lançamento o usuário deve selecionar uma categoria de receita ou despesa. tal como: salário ou despesas com automóvel e etc. a questão é que as categorias de despesa podem se desdobrar em subcategorias ´por exemplo alimentação-> restaurante.
Sendo assim para armazenar as categorias de receitas e despesas em criei uma tabela "categorias" e para armazenar as subcategorias eu criei uma tabela "subcategorias" na qual esta indicada as chaves estrangeiras referentes às categorias. O problema é que a implementação da regra de negócio deve permitir que o usuário tenha a opção de escolher se vai efetuar o lançamento indicando uma categoria ou indicando uma subcategoria. (isso aconteceria no caso de uma categoria não possuir subcategorias).
desse modo a questão é que a tabela lancamento ora se relacionaria com a tabela categoria e ora se relacionaria com a tabela subcategoria e eu não estou sabendo como resolver isso.
como seria a chave estrangeira dentro da tabela lancamento, como eu poderia saber se a chave se refere a uma categoria ou a uma subcategoria.
Carregando comentários...