Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Estou estudando o framework mencionado e tenho dificuldade de encontrar conteúdos que ensinem como usá-lo de forma customizada e consistente. Nesse sentido, cheguei a ler alguns livros, mas eles sempre abordam o assunto de forma rasa.
Ainda assim, consegui aprender alguns princípios, como importar somente os partials necessários. No entanto, nem sempre eu uso todo código de um partial. Assim, sempre acaba sendo importado algum trecho desnecessário. Devido a isso, me pego questionando se isso é normal ou, mesmo, se estou usando todo o poder do Sass.
Dado isso gostaria do esclarecimento de vocês, quanto ao seguinte:
-
É comum "sobrar" CSS, importando um partial Bootstrap?
-
Se sim:
-
Então, devo usar alguma ferramenta como o UnCSS?
-
Se não:
-
O que posso estar fazendo errado?
-
Conhecem algum conteúdo voltado a ensinar de forma ampla, como usar Bootstrap e seus partials?
Fiquei pensando o que tu usa para melhorar a produtividade. Nesse sentido, apesar de não usar o BS, imagino que algum framework você tem que usar, pra evitar repetição no desenvolvimento, certo?! =)
Assim, tu usa quais frameworks em teu workflow?
João, utilizar framework ajuda e muito no desenvolvimento, mas se não souber como ele funciona pode dar mais dor de cabeça do que ajudar, se desejar desenvolvemos vídeos que mostram a base para o desenvolvimento para Design Web Responsivo que é justamente o que o Bootstrap faz, claro que ele tem mais recursos, mas se souber a base de como ele funciona pode ajudar e muito a tirar o máximo de proveito dele ou de qualquer outro framework baseado em Responsividade
>
Em 24/03/2018 at 10:44, Joao_Lucaas disse:
Assim, tu usa quais frameworks em teu workflow?
O que eu venho fazendo há alguns anos, é criar um repositório próprio de elementos estilizados. Por exemplo, quando vou começar um novo projeto, já importo esse "pseudo framework" e vou utilizando os estilos. Eu até criei uma documentação para facilitar outros colegas do setor.
Como é uma solução para a empresa onde trabalho, nem posso colocar no github :/
Olá pessoal!
Utilizo o Boostrap desde o seu lançamento e posso dizer que facilita sim mas ao mesmo tempo te força a utilizar recursos desnecessários na maioria dos casos. Hoje em dia devemos considerar cada kb que podemos economizar, assim como nosso amigo dougtop mencionou, já a algum tempo venho tentando o https://purecss.io para personalizar somente o essencial em cada projeto. Vale a pena conhecerem..
Forte abraço,
Willian
Oi João, tudo bem?
Respondendo a sua pergunta, é normal sobrar CSS em partial.
A verdade é que o partial de qualquer framework é uma tentativa de minimizar o velho problema (e muito negativo ao meu ver) dos códigos desnecessários.
Minha opinião sobre o uso do Bootstrap:
Eu não uso porque prezo muito por um código organizado e otimizado. Além disso, eu consigo reproduzir qualquer estilo/funcionalidade que ele poderia me oferecer. Gosto de fazer as coisas do meu jeito e sofro menos para dar manutenção.
Não acho que ele seja ruim, pelo contrário, é um ótimo framework e equipes com prazos de desenvolvimento muito reduzidos ou até mesmo sem um desenvolvedor front-end à disposição vão tirar muito proveito dele.
Aconselho conhecer seu potencial e saber dar manutenção à sites que o utilizam, afinal, não sabemos quando trabalharemos numa equipe que use esse framework ou quando uma vaga pedirá necessariamente experiência com ele.
Abraços, Doug.