Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa tarde,
Sou novo no forum.. e novo com programação em PHP.
Me surgiu uma dúvida que não consegui encontrar respostar e ninguém conseguiu me ajudar no caso... espero que alguém possa me ajudar.
Contratei uma hospedagem na hostigator e criei o DB por la mesmo, ok fiz minhas paginas em php desenvolvendo normal, mas pensei se o DB fosse em um servidor..
meus códigos la na hospedagem conseguiriam encontrar o servidor ou mais preciso o DB especifico ?
Obs.: Desculpe, sou meio leigo nesses termos.
Desde já agradeço.
O PHP hoje consegue se conectar com diversos SGBDs (Sistema Gerenciador de Banco de Dados). O mais comum é o MySQL (até um tempo atrás, era impossível compilar o PHP se não tivessse o MySQL instalado na mesma máquina).
Para que o seu script se conecte com uma base de dados, é preciso informar o endereço dela.
Por exemplo:
<?php
/ Connect to a MySQL database using driver invocation /
$dsn = 'mysql:dbname=testdb;host=127.0.0.1';
$user = 'dbuser';
$password = 'dbpass';
try {
$dbh = new PDO($dsn, $user, $password);
} catch (PDOException $e) {
echo 'Connection failed: ' . $e->getMessage();
}
Essa é uma conexão padrão utilizando PDO. No parâmetro "host", está sendo passado o ip 127.0.0.1. Esse IP é o da máquina local. Por default, 127.0.0.1 possui o alias "localhost". Ou seja, "localhost" é o mesmo que "127.0.0.1".
Quando você quiser se conectar com um SGBD externo, você deve apontar para o IP do SGBD.
Já o parâmetro "dbname" se refere ao nome da base de dados dentro do SGBD, que no caso está nomeado como "testdb".
Não é porque está na mesma máquina que irá se conectar automaticamente, sempre deve ser apontado.@Soneca_BO,se você está utilizando PHP, você pode utilizar qualquer tipo de banco de dados. Hoje o PHP conta com inúmeras extensões para banco de dados abaixo estou colocando um link para você estudar sobre o assunto.
http://php.net/manual/pt_BR/refs.database.php
Mas a parceria ideal para o PHP é o Mysql, hoje você pode usar dos drives para fazer a conexão com o banco de dados.
Você pode utilizar PDO conforme o detalhe que o @Gabriel Heming, explicou acima.
Eu utilizo a mysqli, abaixo estou deixando o link referente a este drive e o código para conectar ao banco.
<?php
$link = mysqli_connect("127.0.0.1", "my_user", "my_password", "my_db");
if (!$link) {
echo "Erro: Não é possível conectar-se ao MySQL." . PHP_EOL;
echo "Erro de Depuração: " . mysqli_connect_errno() . PHP_EOL;
echo "Erro de Depuração: " . mysqli_connect_error() . PHP_EOL;
exit;
}
echo "Sucesso: Uma conexão adequada ao MySQL foi feita! O banco de dados my_db é ótimo." . PHP_EOL;
echo "Informações do host: " . mysqli_get_host_info($link) . PHP_EOL;
mysqli_close($link);
?>Pessoal agradeço a todos pelas explicações!
no caso foi ero meu. a base de dados fica online assim dizendo consigo acessar fazendo a chamada normal.
Obrigado a todos!.
Soneca_BO,
depois que você criar o banco de dados, você precisa criar as entradas (abaixo) e depois e cada página (arquivo.php) fazer o include do arquivo, exemplo:
conexao.php : Possui as configurações abaixo.