Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa tarde, estou fazendo uma aplicação, e necessito consumir um webservice com autenticação de header. Foi efetuado, consegui me autenticar com o header, mas estou com uma mega dúvida, rodei em todo lugar procurando sobre como funciona o php juntamente com o xml, e não achei bem...
Resumindo, minha dúvida seria o seguinte, como funciona a arquitetura de leitura do php no webservice? Exemplo, ele exibe a estrutura total do xml disponivel no webservice, porém, não consigo consulta-lo, exemplo; usar um parâmetro para consulta e retornar no php...
A dúvida seria mais como funciona a arquitetura dele...Seria utilizando JS esse retorno? Alguma luz para estudo já me ajuda, muito obrigado.
Muito obrigado pelo conteúdo, mas o meu maior problema nesse caso, é a arquitetura da consulta, por exemplo, tenho o webservice, só que ao executar, ele me retorna um array com todos os campos possíveis, estou com muita dificuldade para entender como funcionar a busca e retorno no webservice com php utilizando SOAP...
Traga o que você fez até agora, junto com o retorno. Talvez a forma que você esteja visualizando a situação, não está lhe ajudando para o entendimento.
Existem algumas formas para consumir um web service. As mais utilizadas são as seguintes opções:
-
cURL - biblioteca de comunicação, que suporta conexões com diversos servidores e protocolos;
-
NuSOAP - biblioteca de consumo de web sevices SOAP criada para o PHP 4 (foi portada para o PHP 5);
-
SOAP - biblioteca nativa do PHP 5 para consumo de web services SOAP.
Resumidamente, pode-se entender que não existe apenas uma biblioteca de conexão e cada uma possuirá suas próprias características.
Hoje em dia, recomenda-se a biblioteca nativa SOAP, pois, ela abstrai a maior parte da conexão entre o servidor (server) e o cliente (client).
A biblioteca NuSOAP continua amplamente utilizada e ela possui forks de seu projeto original para correções e implementações das versões mais recentes do PHP. Ela se torna uma alternativa atraente, pois, simplifica alguns pontos que a SOAP nativa não o faz, como criação de um serviço com WSDL, que é gerado automaticamente pela NuSOAP, mas, não o é pela SOAP.
Outro ponto interessante é o seguinte. Tanto as bibliotecas SOAP e NuSOAP abstraem o uso de XML, por isso, você não necessita se preocupar com a interpretação do XML, ele já é interpretado e você trabalha apenas nos valores retornados. Por outro, cURL, lhe dá a opção mais "bruta", que é receber o XML, conforme a especificação SOAP e interpretá-lo. Algumas informações adicionais podem ser encontradas no link abaixo:
Você pode ver alguns exemplos nos links abaixo:
https://stackoverflow.com/questions/40994425/webservice-soap-request-wrong-type-of-data-sent
https://pt.stackoverflow.com/questions/209443/php-soap-autenticação
Neste caso, minha recomendação é utilizar sempre SOAP, pois, é uma biblioteca nativa e de fácil uso.
Tente implementar com SOAP, caso tenha dificuldades, traga para nós.