Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa tarde pessoal, possuo algumas dúvidas... Estou iniciando o desenvolvimento de uma aplicação que conecta a um Webservice, com header authentication, a empresa responsável forneceu o endereço do WSDL, usuario e senha para acesso... Tentei efetuar isso via PHP, porém acredito que não seja viável... A questão é...alguém indicaria uma melhor linguagem WEB para consumir esse Webservice, ou se não for abusar muito, um material para estudo...apostilas, videos e etc? Precisaria dessa parte de estudo devido a aprender sobre o negócio, não quero "mastigado" hehe. Muito obrigado pela atenção de todos, bom dia.
Entendi, tenho mais facilidade com o PHP, mas como não tinha utilizado SOAP ainda, consegui fazer normalmente a autenticação do webservice, o meu maior problema, como nunca trabalhei com isso, é efetuar essa "consulta" no webservice, por exemplo, para que eu consiga exibir os valores, eu preciso enviar um xml de requisição por exemplo? Com pelo menos 3 campos preenchidos, para que ele retorne os demais dados...
Ai que está o problema, não consegui identificar nas bibliotecas do PHP, algo semelhante para estudar...
Não entendi ainda como funciona esse envio e retorno dos dados..
Obrigado pela atenção
A biblioteca abstrai o XML e o envio via HTTP, o que você precisa é apenas inserir o endereço do WSDL, os dados e consumir.
Veja os seguintes exemplos:
https://pt.stackoverflow.com/questions/209443/php-soap-autenticação
Praticamente qualquer linguagem com suporte a HTTP pode consumir um web service. Inclusive, já utilizei PL/SQL.
PHP possui a biblioteca SOAP, que abstrai a maioria do trabalho de consumo de um WS. Se você já sabe programar em PHP, vai facilitar. Inclusive a autenticação via header: https://stackoverflow.com/questions/18860270/php-soap-authentication-header
No mais, você pode escolher praticamente qualquer linguagem que saiba programar e que possua suporte HTTP..