Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá gostaria de saber se alguém poderia me dar a direção para o seguinte:
Quero desenvolver um serviço do tipo wix, onde a pessoa pode criar o site dela baseado em um template que irá ter no sistema. muito grato
@lucianfpaula
Ola!, não sei exatamente como fazer, mas posso te elucidar um pouco sobre a ideia.
O Wix atualmente só utiliza HTML, CSS e JavaScript em seus Layouts padrões, e se possuem Back-end, com certeza deve ser o NodeJS.
Enfim. o Wix não tem suporte a outras linguagens server-sides (back-end)... PHP, C# etc...
Então a ideia do Wix é basicamente você escolhe um layout, esse layout você pode modificar por vários cliques, modificar HTML, CSS, JS via código etc... e por fim você pode está subindo ele.
Parece simples, mas você vai precisar de bastante JavaScript para fazer isso.
Mas a ideia básica é criar um site com uma vitrine (tipo e-commerce), mas com os produtos sendos vários layouts que as pessoas possam editar, cada layout desse vai ser primeiramente uma imagem que você deve fazer em um editor de imagem, exemplo: Photoshop.
Ao clicar em um link da vitrine (um layout), levará o cliente ao site CODIFICADO! ou seja, além de você fazer o design dele no photoshop, você precisa codificar ele em HTML, CSS, JS para pessoa ter acesso a ele em um site, enfim.
Com isso, você já vai ter o cliente no site que ele pretende modificar ou montar.. Agora você precisa de alguma forma fazer com que o cliente consiga editar o código HTML, CSS E O JS desse site! (Essa parte que não sei fazer)
E não é parando por ai, aquelas partes de você só clicar e arrasta parece ser bem simples, mas é um javascript bem obscuro por trás disso, porque cada vez que você arrasta um item para outro canto do site, você modifica o código HTML, CSS E JS. (você pode começar estudando drag and drop no javascript e html)...
Enfim, boa sorte nessa sua ideia! Espero ter ajudado de alguma forma =)