Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa tarde!
Sou iniciante em Javascript e Ajax e estou precisando de criar uma função para:
Em um Form tenho dois "radios" jurídico e físico, preciso que ao clicar em uma opção no form alterne uma "Label" e uma "Text"
Se a opção for Físico a Label será CPF: e a Text terá uma mascara de cpf
Se a opção for Jurídico a Label será CNPJ: e a Text terá uma mascara de cnpj
Com relação as máscaras eu já as tenho.
O site está em ASP Clássico
Agradeço se alguém poder ajudar.
Claudiney
>
12 minutos atrás, Michael Granados disse:
Toma!
HTML:
<div>
<fieldset>
<legend>Escolha o tipo</legend>
<label>
<input type="radio" value="fisica" data-target="tipo_documento" name="tipo_documento" checked />
Pessoa Física
</label>
<label>
<input type="radio" value="juridica" data-target="tipo_documento" name="tipo_documento" />
Pessoa Jurídica
</label>
</fieldset>
<label>
<span data-target="label_documento">Digite o CPF:</span>
<input type="text" />
</label>
</div>
**Javascript:**
var radioInputs = document.querySelectorAll('[data-target=tipo_documento]');
radioInputs.forEach(function (input) {
input.addEventListener('change', function (event) {
var pergunta = event.target.value === 'fisica'
? 'Digite o CPF:'
: 'Digite o CNPJ:';
document.querySelector('[data-target=label_documento]')
.innerText = pergunta;
});
});
**Resultado:** [https://jsbin.com/soqajorefu/3/edit?html,js,output](https://jsbin.com/soqajorefu/3/edit?html,js,output)
O código está utilizando o atributo **data-*** para dizer quem é quem... os radios precisam ter o mesmo *name* pra funcionar. Acredito que você terá problemas com a função de máscara, mas aí já é outro problema....
Qualquer dúvida, grita! :-)
Michael Granados muito obrigado, é isso aí!
Perfeito!Uma outra dúvida, no text vou colocar uma máscara para CPF e uma para o CNPJ em javascript , alternando estas mascaras no text de acordo com a opção selecionada.
<script>
function MascaraCPF(cpf)
{
var strCPF = [];
strCPF = strCPF + cpf;
if (strCPF.length == 3){
strCPF = strCPF + '.';
document.form1.cpf.value = strCPF;
}
if (strCPF.length == 7){
strCPF = strCPF + '.';
}
if (strCPF.length == 11){
strCPF = strCPF + '-';
}
}
</script>E a dúvida seria...? Não, brincadeira... Bom, neste caso você tem três opções:
- manipular a forma como o input vai manipular as máscaras encapsulando-as em um método só variando conforme o tipo de campo, recomendo limpar o campo no momento em que o usuário trocar de CNPJ para CPF e vice-versa
- trocar o campo de input inteiro, atribuindo devida máscara no momento da troca de tipo de campos
- deixar os dois campos na página com names distintos para fazer o tratamento do lado do servidor e apenas trocar o display/classe deles quando trocar o radio
Use your illusion.
Você tem razão não ficou claro a dúvida, mas é relativo a sua primeira citação.
Quando selecionar a opção, vai alterar a label e a mascara do input, o problema (dúvida) é aí como trocar a mascara.
Como eu disse estou iniciando em javascript e mexendo no seu código não consegui a proeza. kkk...
Adicionei lá as máscaras e a alteração, utilizei o removeEventListener e o addEventListener... também precisei colocar o mesmo ao iniciar a página...
Michael Granados deu certo, muito obrigado!
Toma!
HTML: