Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá, pessoal!
Tenho um banco de dados com 111 tabelas de um sistema de gestão feito para um cliente. Acontece que agora quero transformar esse sistemas em SaaS, Quero manter ele com a mesma base, apenas incluindo uma tabela "licencas" onde terei o cadastro de meus clientes na modalidade SaaS com as configurações necessárias e possíveis ligações com tabelas de mensalidades e etc.
Pois bem, para não fazer grandes alterações nesse sistema, adicionei uma coluna de nome "licenca" em cada uma das 111 tabelas e fiz uma chave estrangeira em cada uma ligando a chave primária da tabela "licencas" (id_licenca).
A ideia é com mais tempo organizar para apenas as tabelas chaves terem essa ligação com a tabela licencas, mas por enquanto tenho pouco tempo, mas gostaria de saber de vocês se ter essa coluna "licenca" em todos as tabelas ligando a tabela licenças vai ser muito custoso em processamento para meu banco de dados, ou é indiferente?
Acham que eu deveria deixar o campo sem chave estrangeira?
Enviei a imagem com o diagrama de apenas 5 tabelas para ilustrar. são muitas tabelas para enviar todas.

Carregando comentários...