Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá, fórum!!
Ó... eu gostaria de criar uns applicativos em JavaFX e, um belo dia, comprei um livro e fui ao site baixar as versões atuais, bisoiar release notes (vai queu entendo alguma coisa)... E, de repente, me deparei com um detalhe: o JavaFX 12, que baixei em gluonhq.com/products/javafx/, não vinha com as classes principais, como Application, Scene, Stage & cia... Algo mudou? Estou baixando do lugar errado? Realidade alternativa? Ou não precisa mais dessas classes? É ilegal? O Toffoli proibiu?
O livro não fala como obter o JavaFX, assume que a pessoa já tem!
Grato
Lucas Ribeiro
Quase resolvido...
A saber: as classes de que preciso, Application, Scene e Stage, estão nos módulos javafx.graphics e javafx.controls, "assim como ensina o tutorial default https://openjfx.io/openjfx-docs/#install-javafx"... a questão é que eu estava errando na adição dos módulos...
Pois estou fazendo na unha, no pluma (bloco de notas) do mate-desktop, usando um shell script como compilador e executor dos códigos, para simplificar. O shell ficou assim:
#!/bin/bash
export AQUI=/home/lucasribeiro/Sistemas/oficina/software/agenda
export FX=$AQUI/javafx-sdk-12.0.2/lib
export JDK_BIN=$AQUI/jdk-12.0.2/bin
$JDK_BIN/javac --module-path $FX --add-modules javafx.controls,javafx.graphics $AQUI/HelloFX.java
$JDK_BIN/java --module-path $FX --add-modules javafx.controls,javafx.graphics $AQUI/HelloFX
Só que ainda diz não encontrar a classe HelloFX, como na exception abaixo:
~# ag
Error: Could not find or load main class .home.lucasribeiro.Sistemas.oficina.software.agenda.HelloFX
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: /home/lucasribeiro/Sistemas/oficina/software/agenda/HelloFX
Mas o importante é que já encontrou os módulos, a questão da classe principal, vou dar outro rali pra resolver...
Grato
Lucas Ribeiro