Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá pessoa, terminei a faculdade e recebi algumas propostas de projetos web, mas como ainda estou iniciando não tenho muita noção de quanto cobrar.
Para um site, eu pensei em cobrar um valor razoável de entrada , e além deste valor, definir um contrato de um valor mensal para fazer manutenções necessárias, assim eu terei o cliente e uma renda sempre. Por outro lado, o cliente pode ficar com o site por pouco tempo e não chegar ao valor que eu gostaria pelo projeto.
Pensei também em cobrar por projeto, no minimo R$ 1000 por um site simples, já que to começando.
Ai entra outro falta de experiência minha. Se eu cobrar por projeto, o cliente ficaria responsável por pagar o domínio e hospedagem dele ou eu contrataria uma hospedagem com a possibilidade de hospedar varios sites para quando eu tiver mais clientes.
Indo mais direto ao ponto, gostaria que me ajudasse em como começar, cobrar, etc.
Agradeço a quem puder ajudar.
Defina:
Seu salário mensal (Quanto você merece ganhar)
Quantas horas por dia você vai trabalhar (Trabalhe somente o necessário)
Quanto vale sua hora extra (sim, o cliente vai querer pressa no processo)
Estipule uma data em meses, nem que seja aproximada
---------------------------------------------------------------
Pra saber os valores aqui vai um modelo
Salário: 1.000,00 (o bom seria cobrar pelo menos R$ 1.500,00 )
Hora de trabalho: 8 horas
Valor da hora extra: R$ 8,00
Valor da hora trabalhada: 1.000,00/30/8 = R$ 4,16
Um site em 4 meses de desenvolvimento vale (nesse modelo):
Conta: 4(meses) x 30(dias) x 8(horas) x 4.16(valor da hora) (use a calculadora: 43084.16)*
Resultado: R$ 3.993,6 (fora hora extra, que você pode e deve cobrar)
**2 horas extras em 4 meses: 4302*8 = R$ 1.920,00**
Total com hora extra: R$ 5.913,6
Olá @GabrielSCastro o que posso dizer é como eu procedo.
Independente do quão complexo for a software que irei desenvolver, em negociação com o cliente ele me diz o que quer, vejo as possibilidades para tal e estipulo o tempo que levaria para desenvolver, seja um mês/dois uma semana etc...
Eu cobro com base no salário mínimo comercial (o que é muito barato), desde a apresentação do rascunho que seria uma prévia do que ele deseja, assim sendo podendo haver ajustes adesões ou remoções.
No caso de manutenções eu dou 2 a 6 meses grátis (conforme for a complexabilidade do website) para afins de correções de bugs que possam surgir. Se caso o cliente queira modificações pós entrega do software a cobrança segue o mesmo padrão de desenvolvimento.
No caso de manutenção de website de terceiros (que não foi eu quem desenvolveu) como o dobro do valor, pelo fato que em 99% dos casos foi feito por alguém inexperiente e ele fez "merd....." e na maior parte dos casos é mais rápido refazer do que concertar.
Para hospedagem eu só indico para o cliente uma empresa, mas caso ele queira que eu o faça também cobro por fora.