Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Seguinte. Eu não, mas acho que TODOS os desenvolvedores estão no mato sem cachorro no que se refere a esse problemão, que é a atualização do site lá no browser do seu usuário/visitante. Seja no acesso pelo computador e, pior ainda, pelo celular.
Quando altero o arquivo stylo.css ou alguma imagem o browser, principlmente o Google Chrome NÃO ATUALIZA. No computador, só atualiza se eu teclar CTRL+F5, mas se pensarmos no visitante não dá né? "Nivelando por baixo", imagine aquele visitante do seu site que não entende bulufas... Vou ter que colocar no site um aviso pra todo mundo apertar CTRL+F5 para atualizar a página? Quando? Sempre? Um INFERNO.
E quanto ao acesso do visitante pelo celular? Pior ainda.
Então estou à procura de uma solução transparente ao usuário. No que se refere às imagens, encontrei soluções razoáveis, mas quanto ao arquivo CSS, nada encontrei.
Se alguém souber de alguma "mágica" que resolva esse problema, compartilhe. TODOS os demais desenvolvedores agradecem.
Obrigado
Primeiramente devemos deixar bem claro que isso não é em nada prejudicial ao usuário.
>
Digamos que você tenha suas folhas de estilo e seus script, sem contar o próprio HTML, sei lá tudo vai dar uns 200kbs renderizados (já vi umas aplicações feitas em bootstrap+jquery chegar a mais de 600mbs renderizados).
Agora colocamos no Brasil onde a internet móvel é uma das mais caras do planeta.
Pense então toda vez que o usuário acessar ou recarregar uma página ele tem que fazer o download de tudo novamente.
Além de consumir toda sua franquia de internet ele vai ficar lotando seu armazenamento com algo que não precisaria.
Pois é! O salvamento em cache é vital para o usuário final.
E essa questão não se aplica só ao Chrome e sim a todos browser's atuais.
O que de fato atualmente todos os browser são uma porcaria para desenvolver.
Entretanto, como já referido. Uma vez publicado a aplicação e ela está pronta, não há necessidade de ficar modificando html/css/js isso deve ser feito durante o processo de desenvolvimento.
Para o desenvolvedor podemos nos utilizar de "gabiarras" para não ter em cache.
Um dos recursos mais simples é sempre usar janela anônima, assim sendo o browser irá apagar todo cache quando reiniciado.
Outra forma mais radical, usado junto a janela anônima (QUE NUNCA DEVE PERMANECER NA APLICAÇÃO DEPOIS DE PUBLICADA). É se por exemplo sua linguagem back-end for o php exemplo:
>
-
pressione WIN+R
-
escreva msconfig
-
vá a aba serviços
-
marque a opção ocultar serviços da microsoft
-
desmarque os serviços de atualização do chorme
-
desmarque ocultar serviços da microsoft
-
procure pelo windows update e o desmarque
-
reinicie a máquina
Lembrando que isso é para usar uma versão antiga do chrome
Um outro ponto forte do chrome e do mozilla mais antigos é que são bem mais leves, práticos e não tinham tantos bugs como os de hoje em dia.