Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Estou montando uma API para usar com BD MySQL, mas futuramente migraremos o BD para MongoDB... deverei mudar muitas coisas da API ? Terei muito retrabalho ?
O que acontece é que o projeto já existe e atualmente o BD é em MySQL e APIs em PHP... mas o projeto será migrado para a stack MERN (MongoDB, Express, React e Node)
Olá @FerdzFernando, agora vi sua atualização no post.
Por intuição, acredito que provavelmente a sua iniciativa de fazer uma mudança tão grande decorre de problemas de performance, mas a pergunta que fica é: existe mesmo essa necessidade?
Eu iria sugerir antes fazer uma boa análise para ver se não faz mais sentido tentar consertar os gargalos ao invés de recriar a sua aplicação.
Caso não seja apenas performance e o código seja muito antigo e você quer modernizar ele, tudo bem, faz parte, mas respondendo a sua pergunta: sim, haverá muito retrabalho, pois você não está apenas trocando o banco, mas toda a stack, linguagens, plataformas. Não há como contornar isso.
Olá @FerdzFernando.
Se houvesse boas ferramentas para abstrair o MongoDB e o MySQL simultaneamente e alternar entre eles com Adapters você provavelmente não teria tanto trabalho, mas até onde vi nem o Objection.js ou o Sequelize, que são ORMs muito populares no Node.js oferecem essa opção.
Na minha opinião essa migração não faz sentido: ou você começa com o MySQL ou vai para o MongoDB, mas já no início do desenvolvimento.
Qual seu modelo de negócio? Que tipo de dados você pretende abrigar no banco?