Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Nos últimos anos, a discussão sobre usar ou não TypeScript em projetos Node.js virou quuase uma religião. Muitos vídeos e fóruns mostram desenvolvedores defendendo que o TypeScript é indispensável na rotina, mas na prática, será que essa obrigatoriedade se mantém?
O fato é que TypeScript ajuda na manutenção, na segurança do código e na produtividade, especialmente em projetos maiores ou equipes grandes. Mas, por outro lado, o custo de adotar e manter uma configuração mais complexa nem sempre compensa para projetos menores ou com ciclos rápidos. A decisão fica mais saudável quando o time consegue medir o impacto depois.
Na minha visão, a decisão deve pesar o equilíbrio entre o benefício de uma tipagem forte e o custo de implementação. Em empresas que priorizam estabilidade, o TypeScript virou padrão. Fora isso, muita gente ainda sobrevive bem com JavaScript, usando boas práticas e testes manuais. Sem esse critério, a solução pode parecer simples no começo e cara no suporte. O valor aparece melhor quando operação, produto e engenharia olham para o mesmo risco.
Como vocês têm encarado essa questão? O TypeScript realmente virou uma necessidade absoluta ou ainda é mais hype do que solução prática?
Acho que o ponto importante é avaliar se o benefício compensa o esforço.
No meu time, a gente usa TypeScript em projetos maiores, mas em tarefas rápidas, JavaScript ainda rola. Acho que depende do escopo. Pra manutenção, ajuda bastante, mas pra protótipos, às vezes é overkill.
ahahaha concordo, Caior. Na UI, a tipagem do TypeScript ajuda a evitar bug de runtime, mas às vezes a curva de aprendizado trava quem tá começando.
E na real, o custo de manter o TypeScript não é só na configuração, mas também na revisão de código e na build.