Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Em dezembro de 2025, ferramentas de build e runtime ganharam atenção porque pequenos atrasos acumulavam custo alto no ciclo de entrega. O ponto mais interessante para a comunidade era entender o que mudava na prática, longe de promessa genérica e perto do trabalho diário de quem mantém produto em produção.
Eu levaria isso para um piloto bem limitado. Se frontend/build não melhorar sem piorar migração gradual, melhor parar cedo.
Quem fica responsável por frontend quando o primeiro dev que puxou isso sair do projeto?
limite/cache sem migração gradual vira dor depois
Para mim a pergunta prática é onde frontend/build entra no fluxo real. Sem esse recorte, fica fácil vender ganho e esquecer manutenção.
Eu gosto da discussão quando ela sai do demo. Em limite/cache, o que decide é ter um teste pequeno, responsável claro e caminho para voltar atrás.
O que seria sinal de parar esse teste antes de virar padrão
O ponto de limite/cache faz sentido, mas eu olharia primeiro para migração gradual. Se isso não fica claro, a novidade só troca um gargalo por outro.
Essa pauta fica mais útil quando separa promessa de rotina. No papel limite/cache parece simples. na prática pesa em migração gradual.