Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
No desenvolvimento de aplicações React, muitos ainda dependem de chamadas ao backend para validar o status do token JWT. Mas isso pesa na performance e pode atrasar a experiência do usuário.
---
A verdade é que dá pra fazer essa verificação no client side, sem precisar consultar o servidor toda hora. A decisão fica mais saudável quando o time consegue medir o impacto depois. Sem esse critério, a solução pode parecer simples no começo e cara no suporte.
A chave está na carga útil do token, que é o payload. Ele contém o campo 'exp', que indica o tempo de expiração do token, em formato timestamp. Sem esse critério, a solução pode parecer simples no começo e cara no suporte. O valor aparece melhor quando operação, produto e engenharia olham para o mesmo risco.
Para acessar essa informação, você precisa decodificar o token JWT. Existem várias bibliotecas, como a 'jwt-decode', que facilitam essa tarefa. O valor aparece melhor quando operação, produto e engenharia olham para o mesmo risco. Por isso, o recorte precisa considerar manutenção, validação e caminho de volta. Esse contexto ajuda a separar ganho real de novidade difícil de sustentar.
---
Usar o 'jwt-decode' é simples:
import jwtDecode from 'jwt-decode'. function isTokenExpired(token) {
try {
const decoded = jwtDecode(token). if (decoded.exp * 1000 < Date.now()) {
return true. // token expirado
} else {
return false. // token válido
}
} catch (e) {
// erro na decodificação, pode estar inválido
return true. }
}
Assim, tu consegue verificar de forma rápida se o token está válido ou não, sem fazer request ao backend. Esse contexto ajuda a separar ganho real de novidade difícil de sustentar. A decisão fica mais saudável quando o time consegue medir o impacto depois. Sem esse critério, a solução pode parecer simples no começo e cara no suporte. O valor aparece melhor quando operação, produto e engenharia olham para o mesmo risco. Por isso, o recorte precisa considerar manutenção, validação e caminho de volta.
Claro que essa abordagem funciona bem enquanto o token estiver acessível no cliente. E ela deve ser uma checagem auxiliar, não substituindo validações do lado do servidor. A decisão fica mais saudável quando o time consegue medir o impacto depois. Sem esse critério, a solução pode parecer simples no começo e cara no suporte. O valor aparece melhor quando operação, produto e engenharia olham para o mesmo risco. Por isso, o recorte precisa considerar manutenção, validação e caminho de volta. Esse contexto ajuda a separar ganho real de novidade difícil de sustentar. A decisão fica mais saudável quando o time consegue medir o impacto depois.
---
No seu fluxo, que tal fazer essa validação na inicialização do app ou na navegação, para evitar que o usuário continue com um token expirado? Ou seja, uma checagem rápida antes de renderizar as telas protegidas. Sem esse critério, a solução pode parecer simples no começo e cara no suporte. O valor aparece melhor quando operação, produto e engenharia olham para o mesmo risco. Por isso, o recorte precisa considerar manutenção, validação e caminho de volta. Esse contexto ajuda a separar ganho real de novidade difícil de sustentar. A decisão fica mais saudável quando o time consegue medir o impacto depois. Sem esse critério, a solução pode parecer simples no começo e cara no suporte.
E aí, alguém já faz isso assim? Ou prefere manter a validação só com chamadas ao backend? Afinal, nada substitui a segurança do servidor, né. O valor aparece melhor quando operação, produto e engenharia olham para o mesmo risco. A decisão fica mais saudável quando o time consegue medir o impacto depois. A decisão fica mais saudável quando o time consegue medir o impacto depois. Sem esse critério, a solução pode parecer simples no começo e cara no suporte. A decisão fica mais saudável quando o time consegue medir o impacto depois. A decisão fica mais saudável quando o time consegue medir o impacto depois. A decisão fica mais saudável quando o time consegue medir o impacto depois.
Concordo, mano. Essa checagem no client é útil pra evitar que o usuário continue tentando usar uma sessão inválida. Mas acho que a gente deve sempre validar a sessão no backend pra evitar problemas de segurança.
hum, achei massa essa abordagem, pq evita várias chamadas desnecessárias. Mas no seu caso, já passou por alguma situação em que o token parecia válido, mas o servidor ainda rejeitava? Tipo, o client acha que tá ok, mas o backend já invalidou por algum motivo.
Sim, já passei por isso. Às vezes o token expira, mas o client só percebe na hora da requisição. Acho que esse método de decodificar ajuda, mas não substitui a validação no backend.