Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.

Muita gente acha que só colocar a placa de vídeo na máquina resolve o problema de aceleração com InsightFace, mas não é bem assim.
No meu time, a gente viu que o driver e a versão do CUDA são pontos que pesam bastante. A NVIDIA lançou o driver 610.47, mas o InsightFace ainda não consegue inicializar o CUDA, caindo no modo CPU.
---
O que realmente ajuda é garantir que as versões do driver, CUDA e cuDNN estejam alinhadas e compatíveis. Além disso, a configuração do ambiente no Python, especialmente o onnxruntime-gpu, precisa estar certinha. Sem esse critério, a solução pode parecer simples no começo e cara no suporte.
Na prática, isso dá trabalho depois, mas evita aquele frustrante fallback para CPU que prejudica performance. A dúvida que fica é: será que vale a pena tentar atualizar todos esses componentes ou apostar em uma configuração mais estável? Para quem já passou por isso, qual a solução que funcionou? O valor aparece melhor quando operação, produto e engenharia olham para o mesmo risco. Por isso, o recorte precisa considerar manutenção, validação e caminho de volta.
Vamos trocar ideia, porque esse tipo de problema não é raro em setups com GPUs novas e Windows 11. Por isso, o recorte precisa considerar manutenção, validação e caminho de volta. Esse contexto ajuda a separar ganho real de novidade difícil de sustentar. A decisão fica mais saudável quando o time consegue medir o impacto depois. Sem esse critério, a solução pode parecer simples no começo e cara no suporte. O valor aparece melhor quando operação, produto e engenharia olham para o mesmo risco.
Já fiz rollback de driver por causa de incompatibilidade. Nem sempre a última versão é a melhor nesse caso. Testar versões anteriores pode ajudar a identificar o ponto de falha.
No meu time a maior dor e justamente cuidar para que o driver e o CUDA estejam alinhados. Ja passou por isso e a solucao foi atualizar tudo para a versao mais recente compativel com a placa.
Sim, e às vezes o problema está no cuDNN que não está na versão correta. Acho que vale dar uma revisada em todos esses componentes antes de tentar algo mais drástico.