Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Em setembro de 2024, busca vetorial e RAG viraram a resposta rápida para colocar contexto privado em aplicações com IA. O ponto mais interessante para a comunidade era entender o que mudava na prática, longe de promessa genérica e perto do trabalho diário de quem mantém produto em produção.
A pergunta que eu faria é: quem cuida de teste pequeno quando esse RAG sair da fase de empolgação?
👀
O detalhe que pouca gente coloca na conta é observabilidade. Dá para animar com RAG, mas alguém vai ter que sustentar isso no dia a dia
Para mim a pergunta prática é onde inteligência artificial entra no fluxo real. Sem esse recorte, fica fácil vender ganho e esquecer manutenção.
O que seria sinal de parar esse teste antes de virar padrão?
Isso parece bom para começar, mas eu queria comparar antes e depois. Principalmente em teste pequeno, porque é ali que o custo aparece quando o time muda.
Eu testaria isso pequeno antes de virar padrão
Eu gosto da discussão quando ela sai do demo. Em RAG, o que decide é ter um teste pequeno, responsável claro e caminho para voltar atrás.
teste pequeno primeiro, hype depois