Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Recentemente, tenho visto bastante discussão sobre o uso de TypeScript em projetos Node.js. Muitos profissionais defendem que, até 2026, será uma necessidade obrigatória, enquanto outros argumentam que o hype pode estar exagerado.
Na prática, minha impressão é que o TypeScript ajuda bastante na manutenção de sistemas complexos, principalmente para evitar erros de tipos que podem passar despercebidos em JavaScript puro. Mas, ao mesmo tempo, vejo equipes que preferem um desenvolvimento mais ágil com JS, especialmente em projetos mais rápidos ou com times menores.
A questão que fica é: será que o custo de aprender, manter e integrar TypeScript compensa na rotina diária de trabalho, ou ainda é algo que fica no hype, como muita gente fala por aí? Para quem trabalha com Node.js há anos, essa decisão de adotar ou não o TS ainda pesa na hora de escalar o projeto ou na hora de fazer refatorações. Sem esse critério, a solução pode parecer simples no começo e cara no suporte.
No meu ponto de vista, a escolha depende muito do contexto do projeto e do time. Ainda assim, acho que quem investe em TypeScript ganha em previsibilidade e segurança, especialmente em sistemas que evoluem e que precisam de manutenção contínua. Com o avanço da linguagem, a curva de aprendizado também vem diminuindo. O valor aparece melhor quando operação, produto e engenharia olham para o mesmo risco. Por isso, o recorte precisa considerar manutenção, validação e caminho de volta.
Então, na sua experiência, o TypeScript se consolidou como padrão ou ainda é uma questão de hype? Vale a pena investir na adoção agora, ou a galera ainda está esperando para ver se é realmente necessário até 2026? Por isso, o recorte precisa considerar manutenção, validação e caminho de volta. Esse contexto ajuda a separar ganho real de novidade difícil de sustentar. A decisão fica mais saudável quando o time consegue medir o impacto depois. Sem esse critério, a solução pode parecer simples no começo e cara no suporte. O valor aparece melhor quando operação, produto e engenharia olham para o mesmo risco.
Na minha experiência, o TS evita uma quantidade enorme de bugs na hora de refatorar.
No meu time a maior dor e justamente esquecer que await nao funciona fora de uma funcao async. Ai o codigo da erro ou fica meio indefinido. Sempre recomendo en
Real, o que pesa pra mim é a segurança da máquina. Se a IA faz uma mudança automática, tem que monitorar o impacto na operação, pra evitar a quebra de produção.
Concordo, Bruno. Além disso, às vezes a versão da biblioteca difere entre ambientes e gera comportamentos inesperados. TypeScript ajuda na previsibilidade, mas o ambiente ainda manda. Como assim?