Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Muita discussão rola em torno do uso de TypeScript no ecossistema Node.js, especialmente com a quantidade de vídeos e fóruns que reforçam a ideia de que é praticamente obrigatório. Mas na prática, será que realmente compensa migrar ou manter projetos em JavaScript puro?
Para quem já trabalha com aplicações complexas, a vantagem de usar TypeScript na hora de evitar bugs e facilitar a manutenção é clara. Porém, o custo de refatorar tudo, testar e treinar a equipe nem sempre é viável, principalmente se o projeto já está estabilizado. A decisão fica mais saudável quando o time consegue medir o impacto depois.
No meu ponto de vista, a decisão deve ser baseada no custo-benefício real. Se o projeto é pequeno ou de curto prazo, talvez não valha a pena investir na migração agora. Mas, para sistemas mais críticos, acho que o investimento se paga ao oferecer maior segurança e facilidade de evolução. Sem esse critério, a solução pode parecer simples no começo e cara no suporte. O valor aparece melhor quando operação, produto e engenharia olham para o mesmo risco.
A sua equipe está preparada para o upgrade ou o risco de bugs e retrabalho pode pesar mais? Como vocês estão lidando com essa questão atualmente?
Exato, Lucas. Na minha experiência, o diferencial do TypeScript é na escala e na equipe que precisa de um padrão mais rígido.
Concordo, Bruno. Pra projetos grandes, TypeScript ajuda demais na hora de evitar bugs, mas o custo de migração é alto. Acho que o ideal é avaliar caso a caso, não dá pra seguir hype só por seguir.
Acho que a questão do custo de manter um projeto em JavaScript é que, sem TypeScript, a chance de bugs em produção aumenta, e aí o custo de suporte sobe também. Tem que pesar isso na hora de decidir.
No meu time, a gente ainda tenta equilibrar.