Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AfoGaDo

A evolução da logomarca da Nike

Recommended Posts

"A Nike é o sonho de toda a marca, onde todas querem chegar, enfim, é o branding em seu estado puro. A prova cabal da eficácia de uma publicidade bem planejada e criativa. Quer ver? Então siga o exemplo abaixo:

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Agora parece fácil pensar assim não é mesmo? Mas imagine isso há anos atrás, quando a empresa ainda estava começando. Quando aplicar apenas aquela simples marquinha não significaria nada pra ninguém.

 

Na época alguém teve que tomar uma atitude, definir qual seria o posicionamento da marca. Ousaram, investiram e principalmente apostaram na verdadeira essência da propaganda. O resultado todo mundo pode ver hoje, uma das marcas com maiores índices de respeitabilidade e relação emocional com o consumidor."

 

texto transcrito do site BrainStorm9.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é velho ! os links para as imagens estão quebrados....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:wacko: Foi mal aí galera... mas aqui as imagens abrem muito bem. Não seja por isso, agora eu coloquei as imagens no meu site... tá tudo bem! :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, baseado no primeiro texto, a imagem da Nike abaixo deveria ser chamada de Logotpipo:

Imagem Postada

 

e essa de símbolo:

Imagem Postada

?

 

Esse texto é muito interessante, mas você tem que reconhecer que é meio estranho, já que sempre fomos acostumados a usar o termo "logomarca", até as empresas de desgin gráfico o usam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera só pra dar minha opinião sobre esse assunto....Segundo o que aprendi quando fazia PublicidadeLogotipo é quado o nome da empresa é apenas escrito, sem nenhum sinal gráfico, pois "tipo" é a mesma denominação de tipia que é igual a fonte ( arial, times, etc...)e LOGOMARCA é quando a empresa esta representado por um sibolo. pois "marca" é como se fosse um desenho, exemplo a "virgula" da nike que está nos tópicos acima.Porém hoje em dia é exitem empresas que misturam tudo que é difícil identificar se é logotipo ou logomarca. Portanto no nosso ramo ficou definido assim :Identidade Visual como ja foi dito acima é tudo o que pode idenficar a empresa, e o fator principal da identidade visual é o "LOGO", sendo ele "marca" ou "tipo".Bom espero ter ajudado um pouco..um abraçoGabriel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa é realmente uma discussão complexa e, no meu modesto ponto de vista, que não leva a lugar nenhum...

 

Que me desculpe a autora do artigo referido pela Tygra. A autora do artigo (Evergladys Maria) além de mal-educada

...resolvi esclarecer de vez esse assunto para que os nossos amigos Designers não se constranjam mais quando estiverem falando em público.

Ainda demonstra desconhecimento da língua portuguesa quando diz

LOGOMARCA QUER DIZER ABSOLUTAMENTE NADA!

De acordo com o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa - Editora Nova Fornteira - Rio de Janeiro - 1986 (como podem observar essa edição já tem quase 20 anos..)

logomarca. 1. Marca que reúne graficamente letras do nome da empresa e elementos formais puros, abstratos. 2. Qualquer representação gráfica padronizada e distintiva utilizada como marca; representação visual de uma marca. [sin. ger.: logotipo.]

 

logotipo. 1. Grupo de letras fundidas em um só tipo, formando sigla ou palavra, usualmente representativas de marca comercial ou de fabricação. 2. Marca constituída por grupo de letras, sigla ou palavra, especialmente desenhada para uma isntituição, empresa, etc. 3. Logomarca

Como se vê e de acordo com esse dicionário tanto faz utilizar o termo logomarca ou logotipo.

 

De acordo com a referida autora JAMAIS se vê em livros e publicações estrangeiras o termo Logomark.... aí eu pergunto: E daí???? Só porque essa palavra não é utilizada em línguas estrangeiras significa que nós, brasileiros, não podemos utilizar "logomarca"??

 

Em outro post da Tygra existe um detalhe que acredito vale a pena ressaltar. De acordo com Gilberto Alves Jr. que assina esse artigo:

...logomarca é um termo redundante: significado do significado.

Discordo... ele mesmo, no parágrafo anterior diz que etimologicamente

Logo, vem do grego Lógos. Significa palavra, uma narração ou pronunciamento, verbo, conceito, idéia. Mas não palavra como esta é falada ou escrita, mas o significado dela, ou seja o conceito. Reforço ainda o conceito de Logos dizendo que o termo "palavra" puro e simples no grego é Lexi.

 

Marca, vem do germânico Marka. Quando traduzimos do germânico, ou mesmo do português ou inglês para o latim temos o termo Signum, que traduz-se claramente para significado.

Portanto não se pode traduzir apenas como significad do significado.... mas também como significado do conceito, significado da idéia, significado da palavra, etc...etc....o que torna a interpretação bem diferente do que ele mesmo tentou colocar em seu artigo.

 

Acredito que, pesquisando esses termos individualmente ou em conjunto, em outros dicionários ou mesmo em sua origem etimológica poderá ser encontrada outras explicações e chegar-se-á, quem sabe, a outras conclusões.

 

Mas, para mim, ficou claro que os tanto os termos logomarca quanto logotipo podem muito bem ser utilizados para um mesmo fim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tygra, não tenho absolutamente nada contra você ou contra a autora daquele artigo que você devende com tanta paixão (!!??). Minha intenção ao responder o tópico não foi criar discussões ou inimizades, não existe motivo para você me "atacar" dessa forma apenas por alguém discordar de um ponto de vista, que por sinal, não foi nem sobre suas palavras.Concordo com você que os dicionários são realmente limitados, mas ainda são eles que pautam o nosso idioma, a não ser é claro, que você simplesmente desconsidere sua legitimidade. Nesse contexto, dizer que uma palavra expressão não significa ou não quer dizer "absolutamente nada" você há de convir que não é verdade. Ainda em meu post, se você observar, eu escrevo:

Acredito que, pesquisando esses termos individualmente ou em conjunto, em outros dicionários ou mesmo em sua origem etimológica poderá ser encontrada outras explicações e chegar-se-á, quem sabe, a outras conclusões.

Portanto, e como se vê, não estou colocando como definitiva a minha colocação, textos e pesquisas adicionais sem dúvida podem ajudar a todos a tirarem suas próprias conclusões. A interpretação do texto se dá como um todo e não apenas em partes, parece que você sabe disso, mas não parece que você utiliza esse conhecimento quando alguém discorda de você. Além disso você precisa aprender a ter mais respeito quando se dirige às pessoas e principalmente a ser mais humilde. Ninguém nasce sabendo tudo, ninguém é dono da verdade, ninguém é "obrigado" a aceitar a sua opinião, ou de qualquer outra pessoa, como se ela fosse a única verdadeira.Espero que você tenha entendido que minhas colocações se restringem a minha opinião e que você as respeite, independente de concordar com elas ou não.

Essa é realmente uma discussão complexa e, no meu modesto ponto de vista, que não leva a lugar nenhum...

Assunto Encerrado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De toda forma não consegui saber quem está certo e quem não está, afinal, esse é um assunto que pessa opinião ou existe um certo e um errado? <_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, eu não deveria me intrometer, mas Tygra... você dá mais valor à discussões no Orkut do que o que diz nosso dicionário...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bem darei minha conclusão sobre esse assuntoLogoMarca é o "SIMBOLO" q representa a empresa tipo Nike: a virgula, LogoTipo é a representação so com LETRAS "TYPE" EXEMPLO: microsoftqual é a logomrca da microsoft? Resposta: micorsoftbem meu ponto de vista é esse:Marcas de empresas criadas somente com TEXTO é logotipo.Marcas criadas com SIMBOLOS é logomarcatirei essas comclusoes pelas palavras mesmo... se Tipo vem de Type e Marca é simbolo... entao tirem aee suas comclusoes tb..abraços a todos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OPa.. vou me expressar tbm.. =PAssim.. Coomo eu aprendi, e acredito ser..LOGOTIPO, apenas o ESCRITO, nome da empresa... [EX. iMasters]SÍMBOLO, é o gráfico da empresa.. [EX. o CUBO do iMasters]LOGOMARCA, é o conjunto, logotipo + símbolo.. [EX. Cubo mais iMasters]Alguém conconrda comigo???Valew,DAviMM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"A Nike é o sonho de toda a marca, onde todas querem chegar, enfim, é o branding em seu estado puro. A prova cabal da eficácia de uma publicidade bem planejada e criativa. Quer ver? Então siga o exemplo abaixo:

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Agora parece fácil pensar assim não é mesmo? Mas imagine isso há anos atrás, quando a empresa ainda estava começando. Quando aplicar apenas aquela simples marquinha não significaria nada pra ninguém.

 

Na época alguém teve que tomar uma atitude, definir qual seria o posicionamento da marca. Ousaram, investiram e principalmente apostaram na verdadeira essência da propaganda. O resultado todo mundo pode ver hoje, uma das marcas com maiores índices de respeitabilidade e relação emocional com o consumidor."

 

texto transcrito do site BrainStorm9.com.br

Nike e a melhor marca do mundo tenho6 sapatos 12camisas:de mateus Jatene

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.