Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

\/itao

[Resolvido] Recorte profissional

Recommended Posts

Olá negada do Photoshop...bom eu mexo com photoshop a um tempinho, mas nada de extraordinario...rs...acontece q eu costumo recortar imagens com os objetos de seleção e tal...

Tem até um tutorial aqui no imaster ensinando como recortar imagens complicadas (cabelos desarrumados, por exemplo), mas certa vez tive a oportunidade de ver um trabalho profissional onde o recorte era feito com MASCARA??? não sei se é isso mesmo...mas como funciona? alguem poderia me ajudar

Abs...fico grato desde já. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae cara lê a matéria do lody que explica esse lance que você quer

http://www.imasters.com.br/artigo.php?cn=2713&cc=32

existem milhares de sites na net que explicam detalhadamente como usar os canais para recordar é só procurar :D

Compartilhar este post

Link para o post

olhem o tutorial que escrevi para o wmonline...

tteles, o problema de usar apenas a pen tool é que em áreas menos definidas, como cabelos, pode não ser suficiente o "corte seco" que os paths fazem.

=)

Título: Tutorial de Máscara de Cabelos Encaracolados

Vamos fazer um estudo sobre como recortar cabelos enrolados, o que penso ser uma das questões mais procuradas da seção de PhotoShop, e, imagino, uma das mais complicadas também.

A nossa imagem base é razoávelmente simples de ser recortada pelo método de Canal Alpha, uma vez que apresenta um contraste relativamente bom entre o cabelo e o fundo.

Eis nossa imagem:

Imagem Postada

A primeira coisa a fazer é analisar cada canal para verificarmos em qual deles teremos um melhor contraste para usarmos como canal de seleção (alpha channel). Com isso, verificaremos que um canal ou outro pode ser muito mais fácil para se trabalhar.

Canal RED:

Imagem Postada

Este canal está bom para trabalhar, e poderia ter sido o escolhido.

Canal GREEN:

Imagem Postada

O melhor canal na minha opinião, o contraste entre o cabelo e o fundo está levemente melhor que o canal RED, por isso foi a minha escolha.

Canal BLUE:

Imagem Postada

O contraste entre o cabelo e o fundo está mais difícil de ser trabalhado, por isso não vamos trabalhar com este canal.

Escolhido o canal, simplesmente 'arrastamos' aquele canal para a folhinha em branco, na parte inferior da paleta 'Channels', o que cria um novo canal... com o nome 'GREEN COPY', ele será nosso canal de seleção.

Imagem Postada

Para termos um canal de seleção devemos aumentar significativamente o contraste entre o que queremos manter visível e o que queremos deletar. Para isso usaremos a ferramenta 'CURVES' no canal 'GREEN COPY'. Note que nossa imagem está em RGB, por isso a parte direita da curva se refere aos tons brancos e a parte esquerda aos tons escuros. Faremos uma curvatura que acentue o contraste, assim como mostra a figura abaixo:

Imagem Postada

E nosso canal vai ficar com o seguinte aspecto:

Imagem Postada

Mesmo com o 'CURVES' alguns detalhes precisam ser analisados no nosso canal de seleção. Veja na figura abaixo quais são os detalhes de que falo:

Imagem Postada

DETALHE DESTACADOS EM VERMELHO

Veja que algumas 'sujeiras' permaneceram na área que deve ser limpa, estas áreas devem ser deletadas, usando-se a ferramenta 'erase' para que o fundo todo esteja em branco.

Compartilhar este post

Link para o post

continuando...

DETALHES DESTACADOS EM VERDE

As áreas destacadas em verde devem ser preenchidas com preto, de forma que ela faça parte da área que vai ser mantida visível na seleção, desta forma, devemos pintar estes locais.

DETALHES DESTACADOS EM ROXO

Apesar de parecerem áreas que deveriam ser mantidas, podemos analisar na foto que estas áreas são locais onde se vê o fundo, e existem devido ao movimento do cabelo... por isso, estas áreas devem ser mantidas como estão, ou seja, não estarão visíveis.

Depois de editarmos o canal de acordo com as nossas necessidades chegaremos a este resultado:

Imagem Postada

Veja nosso canal alpha:

Imagem Postada

Agora vamos transformar nossa imagem BACKGROUND em layer, creio que todos saibam fazer isso (clicando duas vezes rapidamente sobre a layer background ela se transforma em layer). Assim que tivermos nossa imagem em layer poderemos criar uma LAYER MASK para identificarmos as áreas visíveis e invisíveis. Para tanto, basta clicar sobre o ícone de máscaras, no rodapé da paleta LAYERS.

Imagem Postada

Note que criamos uma LAYER MASK em branco, para apicarmos nela nosso canal de seleção (GREEN COPY). Para isso, utilizaremos o recurso 'APPLY IMAGE', que nos possibilita mesclar camadas, inclusive camadas de seleção e de máscaras.

Imagem Postada

Perceba na imagem acima, que aplicamos o canal GREEN COPY invertido como multiply na nossa layer mask, o que faz com que a camada de máscara 'receba' (por assim dizer) o desenho do canal que preparamos anteriormente.

Na tabela de canais, do lado direito da imagem, veja que o canal de máscara ficou 'invertido' em relação ao canal 'GREEN COPY'.

Apliquei um fundo amarelo para verificarmos o resultado do nosso recorte, e veja que o cabelo está mantido na nossa separação de imagens.

Imagem Postada

Note no detalhe que inclusive os fios mais finos foram mantidos... caso desejássemos eliminar alguns detalhes, bastaria editar a camada de máscara.

Imagem Postada

Espero que todos tenham gostado deste tutorial... já fazia tempo que pensava em escrevê-lo.

Abraços e 'té mais!

PAX!

Compartilhar este post

Link para o post

É isso ai mascara é muito bom para determinada imagens outras a ferramenta certa é a pen. Tudo depende de sua visão de identificar qual ferramente é ideal para o recorte da imagens que você quer manipular. E essa visão você só adquire com o tempo, até lá treine muito, faça teste e tire suas conclusões e claro compartilhe com outros membros do fórum...

Compartilhar este post

Link para o post

Ohhaaaaaaaaaa...muito bom cara...Curti absurdo as respostas de vcs...Tuto muito bom tb, diga-se de passagem.Curti pacas!!! É a primeira vez q posto aki no forum de Photoshop, mas depois dessa...vou ter q postar sempre...ahahValeu pela força!!!

Compartilhar este post

Link para o post

recortes com mascara sao os melhores.... principalmente para recortes com cabelo..... !!!!alguem ja usou aquele KNOCKOUT 2 (acho que escreve assim).... ??? dizem que auxilia muito em recortes de cabelo....

Compartilhar este post

Link para o post

já usei... apresenta resultados bons... assim como o extensis power mask, outro plugin para recortes... como sempre, acho legal plugins, mas me preocupo em chegar numa empresa dizendo que sei fazer recorte e qdo sentar no computador, e ver que não tem o plugin instalado, ficar sem saber o q fazer.=)PAX!aLx.ps.: novamente, os resultados do knockout e extensis p. mask são muito bons!

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom este tópico, comentando pra ele subir um pokinho....rsrs

abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que deveria ser fixado... rsrsrs

Será que algum moderador concorda com a ideia?

abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.