Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Scams sobre furacão Katrina já surgem na rede

Recommended Posts

Scams sobre furacão Katrina já surgem na rede

 

Quinta-feira, 1 setembro de 2005 - 16:45

 

IDG Now!

 

Era apenas uma questão de tempo. Menos de uma semana após a passagem do furacão Katrina sobre a cidade de Nova Orleans, no Estado norte-americano da Louisiana, começam a surgir na web diversos esquemas de phishing scam referentes ao desastre.

 

Procurando se aproveitar da ingenuidade e boa vontade do internauta, fraudadores já criaram o website Katrinahelp.com, que utiliza um sistema fornecido pelo PayPal para angariar dinheiro de doações às vítimas.

 

O website, entretanto, possui diversos erros de inglês e, à primeira vista, transfere todas as doações para uma conta particular, registrada em um e-mail do Google, o Gmail.

 

Outro sinal de que a iniciativa é falsa é encontrado nos registros de domínio, que foram criados por um indivíduo que se autodenomina "Demon Moon".

 

O site se aproveita ainda de uma vulnerabilidade no Internet Explorer, que permite ao hacker exibir um endereço que não corresponde ao local que o internauta visita. Curiosamente, ao acessar a página de doações com o Firefox, vê-se que o sistema de pagamentos não está hospedado no PayPal, e sim meticulosamente copiado no servidor do Katrinahelp.com.

 

Com um pouco mais de pesquisa na ferramenta Whois, foi possível descobrir que o mesmo "Demon Moon" é responsável pelos sites Katrinadonations.com e Katrinarelief.com.

 

Outros domínios de scammers incluem Neworleanscharities.com, Donate-katrina.com, Christiandonations.org, Parishdonations.com, Clergydonations.com, Katrinafamilies.com e Katrina-donations.com, todos esses com seus sistemas de pagamento direcionados ao criador do Internetdonations.org.

 

Até o fechamento desta reportagem, alguns dos websites já haviam sido identificados como golpes e fechados pelas empresas que os hospedavam. Para informações confiáveis sobre doações, acesse o website Katrinahelp.info.

 

O website da Cruz Vermelha também aceita doações para vítimas do furacão Katrina. Clique aqui para acessar.

 

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/Segura...nnelID=21080105

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Noticia Relacionada

 

 

10/09/2005 - 18h45

 

FBI alerta sobre explosão de sites fraudulentos que citam o Katrina

 

da Folha Online

 

A internet ganhou mais de 2.000 sites que dizem coletar dinheiro para as vítimas do Katrina --a grande maioria dessas páginas, diz o FBI (polícia federal norte-americana), são falsas.

 

"Na sexta-feira retrasada [2 de setembro] eram cerca de 400 endereços novos. Na terça-feira o número subiu para 900 e agora são cerca de 2.300. Não dá para acompanhar, é um crescimento astronômico", afirmou Louis Reigel III, oficial do FBI responsável por crimes virtuais.

 

Segundo o especialista, a organização conseguiu checar apenas um terço desses novos sites. Mais da metade deles estão hospedados fora dos Estados Unidos e fazem parte de uma estratégia, para que piratas virtuais obtenham benefícios financeiros.

 

"Não faça doações a sites que você não conhece", alerta Reigel. Para ele, a melhor maneira de evitar a aplicação de golpes é a educação dos internautas.

 

Além dos sites, os usuários devem ficar atentos a e-mails que pedem contribuições. "Vá até uma página confiável para estabelecer contato". Esses e-mails podem fazer, por exemplo, com que os internautas instalem involuntariamente códigos maliciosos que roubam as informações digitadas.

 

O FBI abriu oito processos investigativos contra os criadores de sites fraudulentos que citam o Katrina. Por enquanto, ainda não houve prisões. Segundo o jornal "Chicago Tribune", piratas criaram mais golpes relacionados ao Katrina do que fraudes em nome dos ataques de 11 de setembro de 2001 e do tsunami.

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informa...124u18950.shtml

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.