Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Ajax cria a nova geração de aplicativos online

Recommended Posts

Quarta, 5 de outubro de 2005, 18h36 Atualizada às 19h09

Ajax cria a nova geração de aplicativos online

Atende pelo nome de Ajax o que promete ser uma das próximas revoluções da Internet. Trata-se de um conjunto de tecnologias que está sendo utilizado para o desenvolvimento de uma nova geração de aplicativos totalmente baseados na Web. Considere, por exemplo, um editor de textos que dispensa a instalação e pode ser acessado a partir de qualquer computador conectado à Internet.

Conheça serviços em Ajax

O recurso não chega a ser uma novidade: alguns de seus componentes - uma sopa de letrinhas que preferimos deixar para o final - já eram compatíveis com o Internet Explorer 4 (a sétima versão do navegador está saindo do forno). Mas os desenvolvedores começaram a olhar com mais carinho para o Ajax desde que o Google lançou o seu moderno sistema de webmail, o Gmail.

A Microsoft também passou a apostar em Ajax: desenvolveu, discretamente, um site com conteúdo que pode ser facilmente personalizado pelo usuário, no endereço www.start.com. Mas são empresas pequenas e desconhecidas - por enquanto - que estão criando os projetos mais interessantes, e mostrando o potencial das aplicações online baseadas em Ajax.

"É um espaço que grita por inovação", disse o presidente da Zimbra, Scott Dietzen, em uma extensa reportagem do portal de tecnologia cNet. A empresa iniciante desenvolve e oferece aplicativos de colaboração em Ajax para o mercado corporativo. "Sem Ajax, não poderímos criar uma experência boa o suficiente para o usuário", declarou Seth Sternberg, co-fundador do Meebo, um serviço online que permite entrar em até quatro sistemas de mensagens instantâneas sem sair do navegador.

Além do Meebo, os internautas encontram, gratuitamente, editores de texto, planilhas de cálculo, agendas, leitores de RSS e outros aplicativos totalmente baseados na Web. A maioria oferece recursos como arrastar e soltar janelas, e salvar documentos, tal como um software instalado no computador. Os serviços dispensariam a instalação de programmas pesados como o Office, da Microsoft, e tornariam possível a adoção dos thin clients, computadores mais enxutos - e baratos - para seram utilizados em redes corporativas.

A sopa de letrinhas

Ajax, na verdade, é a sigla de "Asynchronous Javascript and XML" (algo como "Javascript e XML assíncronos"). Javascript é uma linguagem de programação básica, baseada em Java, capaz de criar pequenos aplicativos para serem rodados no navegador. Extensible Markup Language (XML), em uma descrição leiga, é uma linguagem para formatar dados de forma que eles possam ser lidos por qualquer software. Os "feeds" de notícias em RSS são baseados em XML, por exemplo.

Mas o Ajax não fica somente nesses dois componentes. Também incorpora elementos e variações como:

XHTML (Extensible HTML);

CSS (Cascade Style Sheets);

Document Object Model;

XSLT (Extensible Style Sheet Language Transformation);

XMLHttpRequest

Se você chegou até aqui, é porque realmente está interessado em saber mais e talvez até desenvolver aplicativos baseados em Ajax. Por isso, preparamos uma lista de sites nos quais pode obter informações:

Saiba mais sobre desenlvolvimento em Ajax

Redação Terra

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,...-EI4802,00.html

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ajax é muito interesante mesmo... eu mesmo depois que aprendi a trabalhar com ela tento aplicar ela em todos os aplicativos que eu crio... pena que eu não fui tão esperto como o google para ter começado os estudos do ajax antes... =(

Compartilhar este post

Link para o post

ÉMuito boa essa tecnologia.Simplesmente acabou com aquele lance de colocar iframes numa pagina para nao ficar dando refresh, hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

dark0-> pode cre eu ja estava tentando bolar algo com javascript para não ter que fica dando refresh mais ai descobri o ajax.. foi a 8 maravilha do mundo...Pois eu fazia isso usando o flash... e como o flash é meio pesadinho com ajax o negocio ficou nota 10.

Compartilhar este post

Link para o post

ainda nao tive a oportunidade de usar mas em breve estarei começando outro projeto ...

Compartilhar este post

Link para o post

aeeeeeaprendi a usar esse troço, jhauhauhauhaauhpo.. consultas com o banco de dados sem refresh nenhum.. dá pra acreditar???Usando asp.. claro, heheheMuito bom mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post
aeeeee

aprendi a usar esse troço, jhauhauhauhaauh

po.. consultas com o banco de dados sem refresh nenhum.. dá pra acreditar???

Usando asp.. claro, hehehe

Muito bom mesmo!

Ô TIU DRACK,

Num rola um tutorialzinho básico não?

Compartilhar este post

Link para o post

Ô TIU DRACK,Num rola um tutorialzinho básico não?

opa tambem quero

Compartilhar este post

Link para o post

huauhahuahuauha

beleza galera?

Pow.. esse esquema é realmente muito bom.. pqp.. ceis nao tem noçao..

Eu vou montar uma pagina aqui pra mostrar pra vcs o troço funcionando.. hehe

E, depois, qando eu tiver mais tempo, quem sabe eu não faça um tutozinho mesmo..

hehehe

Abraços

Editado

Vejam um exemplo:

http://www.dark0.truehost.com.br/ajax/

Fiz na corrida entao ta meio tosco, hehe

Compartilhar este post

Link para o post

no aguardo dark

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal

Se quiserem ver um exemplo do ajax funcionando, vejam aqui:

http://www.dark0.truehost.com.br/ajax/

eu montei um exemplo simples aqui.. pra ver se funcionava legal, e parece que funciona mesmo.

Eu montei uma tabela, onde um lado lista todos os nomes cadastrados no banco.. que chama por include uma pagina usuarios.asp

E, do lado, conforme é digitado no campo nome, do formulario, a tabela vai consultando no banco e mostrando na hora os dados, e como podem ver, sem refresh nenhum.

Tudo usando ajax.

Bacana né?

Isso abre um leque de possibilidades pra programadores como nós, hehehe

É isso.

Só pra mostrar funcionando.

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.