Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fronteira Final

Ubuntu 5.10 -- Sem senha do "root"...

Recommended Posts

Tá, instalei o Ubuntu 5.10... Criei meu usuário porque a instalação obriga isso para não usar o usuário root...

E agora?? Qual a senha do root?? A instalação não pediu pra definir senha pra "root"...

Palmas pro Ubuntu!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Ubuntu não usa root... você apenas poderá ter permissões de root usando os comandos sudo.

Procedimento:

- acesse o Ubuntu normalmente com seu usuário comum;

- abra um terminal;

- digite o comando sudo su -;

- ele vai pedir uma senha, esta senha é a mesma do seu usuário comum;

O mesmo procedimento funciona com o comando sudo e em diversas tarefas de configuração, quando ele solicita a senha de root para poder abrir um determinado problema.

Se apenas você fizer uso deste PC, você pode configurar o Ubuntu que entre automaticamente com o seu usuário, para realizar esta configuração proceda da seguinte maneira:

Vá no menu Sistema >> Administração >> Configuração de Tela de Inicio da Sessão.

Logo na primeira aba (Geral) é possivel ver a opção Inicio Automático de Sessão, basta marcar o checkbox e selecionar o usuário com o qual a sessão será iniciada.

Compartilhar este post

Link para o post

Não quero iniciar aqui uma discussão.Eu sempre gosto do root com senha, desde os primórdios trabalho assim com senha no root. Com o ubuntu não precisa colocar senha no root eu não aderi a essa idéia, gosto de segurança e o root com senha acima de 6 caracteres é bem seguro e pode evitar grandes transtornos eu por exemplo não deixo o su nem o sudo na minha máq.É minha opinião formada sobre o assunto.vlw.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiz esse procedimento no terminal... Se usar o comando su -, ele pediu a senha fiz tudo direitinho... No terminal inclusive apareceu "root@linux"...

Entretanto ainda não tenho permissões de modificar arquivos no Navegador de Arquivos... Eu instalei o PHP, MySQL e Apache (tudo funciona), mas como eu vou colocar os arquivos na pasta se não tenho pérmissão de alterar a pasta???

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Blza, consegui ativar o root, defini senha pra ele...

Mas tem um porém... No gerenciador de login, digito root e a determinada senha, mas o sistema acusa que o administrador não tem permissão de fazer login por esta página...

Tem algum jeito de se logar com o root??

O povo quer proteger o root mas só faz caca...

Compartilhar este post

Link para o post

pythondeveloper...

Entendo, não acha mais seguro não permitir que qualquer um logue-se ao sistema com o usuário root? Não estamos discutindo, apenas queria saber quais seriam as razões para você usar senha no root, agora eu já sei. :)

Newoxer...

Quando você usa comandos tipo sudo e su, apenas aquela tela do terminal passa a ter permissões de root, se eu entendi bem, você esta tentando acessar seus arquivos via o programa de visualizar os arquivos do Gnome... é isto? Vou analisar uma alternativa pra ti, guentaí.

Compartilhar este post

Link para o post

Newoxer...

De uma olhada nessas dicas.

http://www.guiadohardware.net/guias/02/

Tem uma parte dela que fala sobre Root, sudo e terminal.

Compartilhar este post

Link para o post

Pô, legal o site... Tá no meus favoritos...

Hein,resolvi o problema de acessar o root pelo Gerenciador de Logins:

Sistema > Administração > Config. da Tela do Início da Sessão... Na guia Segurança, marcar as caixas "Permitir ao root iniciar uma sessão pelo GDM" e "Permitir ao root iniciar uma sessão remota pelo GDM"...

Aí é só fazer logoff e se logar como Root!!!

Um Abraço e Valeu Pela Ajuda!!!

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Entretanto ainda não tenho permissões de modificar arquivos no Navegador de Arquivos... Eu instalei o PHP, MySQL e Apache (tudo funciona), mas como eu vou colocar os arquivos na pasta se não tenho pérmissão de alterar a pasta???

Ué... se você já está com root muda as permissões das pastas... com chmod, chown e chgrpOlha o Manual deles para poder ver como funciona... e verifica no arquivo de configuração do Apache se você está dando as permissões certas... Apesar que os diretivas do arquivos de execução é referente ao acesso pelo Browser.Mas não custa dar uma verificada.

Compartilhar este post

Link para o post

Reinicie o micro e entre no modo "recovery" espere iniciar e adicione a nova senha.para entrar no recovery é só apertar "esc" no grub.flw.

cara fiz isso e funcionou. Agora assim achei muito vulnerável o sistema nesse sentido, pois assim que realizei esses passos ele carregou num prompt já direto e bastou eu executar o comando "passwd" para definir uma senha pro root. Sinistro né!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, antes de mais nada, qualquer tipo de acesso físico a um equipamento de alta-disponibilidade, sem acompanhamento técnico, pode ser visto como uma vulnerabilidade, seja Linux, Windows ou outro qualquer.

Se estiver falando de um sistema utilizado como desktop, isto pode ser visto como um recurso.

Se não for precisar usar este recurso, por n motivos, basta remover a entrada recovery, como a própria palavra diz "recuperação", que existe no menu do grub, mas ainda assim, pessoas com conhecimento de GRUB, poderiam editar as linhas e inicializar o sistema neste modo.

Se ninguém pode acessar o computador, além do você mesmo, coloque uma senha no GRUB ou na BIOS.

Senha no GRUB: http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20051220.php

Lembrando ainda que se a pessoa tem acesso físico ao equipamento, ela vai poder fazer o que bem entender, como iniciar um sistema operacional qualquer usando um LiveCD.

Compartilhar este post

Link para o post

fala velho....vou resolver seu problemadepois de instalado o ubuntuabra o shellfaça isso aqui!unbuntu@ubuntu:~$ sudo -s [enter]root@ubuntu:~# sudo passwd root [enter]Enter new UNIX password:[Digite a nova senha root[enter]]Retype new UNIX passwod:[Digite novamente [enter]]psswd: password updated successfullymt bem consguimos, abração T+

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.