Onde está a liberdade?
Estive escrevendo sobre esse assunto em forums de gringos, e já tive meus resultados, agora quero saber como a comunidade pensa sobre o assunto aqui no brasil.
Então, vamos lá:
================================
Desde quando o linux apareceu, você encontra pessoas por ai falando em liberdade, repetindo frases como "Viva a liberdade"
Estou começando a programar, e eu não encontrei essa liberdade, as pessoas estão sempre falando sobre as licenças, como uma restrição.
Com eu sou um programador amador, eu não queria que meus códigos já fossem apresentados até pelo menos o código me deixar orgulhoso, e até o momento eu não tinha nenhuma opinião formada sobre o assunto ainda, tudo que eu sabia era que eu gostava da idéia do opensource E do software livre e que eu estava aprendendo a programar, e ainda, que eu teria que decidir sobre as licenças de softwares depois.
A primeira vez que eu mostrei um dos meus softwares, as pessoas ao redor me perguntaram onde estava o código fonte, a minha posição foi negar de imediato, lógico, o software ainda não estava pronto e eu não queria meus códigos amadores abertos para serem analisados, pois eu ainda não estava preparado o suficiente, e não só por isso mas também porque eu ainda não havia pensado em como eu iria distribuir os softwares, eu estava muito mais preocupado em como eu iria estar programando os softwares, no que eu teria que aprender na linguagem de programação, e no quanto o software seria util para a comunidade, não havia porque me preocupar com licenças, já que isso é o ultimo passo, quando o software está totalmente pronto, e já que eu não sabia se o software seria de qualquer forma de opensource, a primeira posição teria que ser negar, como quando você está interessado em comprar uma casa que está à venda, a pessoa te pergunta "vai me pagar agora?" a sua primeira posição é não dar a grana, até que tenha 100% de certeza que você irá comprar.