Onde está a liberdade?
Estive escrevendo sobre esse assunto em forums de gringos, e já tive meus resultados, agora quero saber como a comunidade pensa sobre o assunto aqui no brasil.
Então, vamos lá:
================================
Desde quando o linux apareceu, você encontra pessoas por ai falando em liberdade, repetindo frases como "Viva a liberdade"
Estou começando a programar, e eu não encontrei essa liberdade, as pessoas estão sempre falando sobre as licenças, como uma restrição.
Com eu sou um programador amador, eu não queria que meus códigos já fossem apresentados até pelo menos o código me deixar orgulhoso, e até o momento eu não tinha nenhuma opinião formada sobre o assunto ainda, tudo que eu sabia era que eu gostava da idéia do opensource E do software livre e que eu estava aprendendo a programar, e ainda, que eu teria que decidir sobre as licenças de softwares depois.
A primeira vez que eu mostrei um dos meus softwares, as pessoas ao redor me perguntaram onde estava o código fonte, a minha posição foi negar de imediato, lógico, o software ainda não estava pronto e eu não queria meus códigos amadores abertos para serem analisados, pois eu ainda não estava preparado o suficiente, e não só por isso mas também porque eu ainda não havia pensado em como eu iria distribuir os softwares, eu estava muito mais preocupado em como eu iria estar programando os softwares, no que eu teria que aprender na linguagem de programação, e no quanto o software seria util para a comunidade, não havia porque me preocupar com licenças, já que isso é o ultimo passo, quando o software está totalmente pronto, e já que eu não sabia se o software seria de qualquer forma de opensource, a primeira posição teria que ser negar, como quando você está interessado em comprar uma casa que está à venda, a pessoa te pergunta "vai me pagar agora?" a sua primeira posição é não dar a grana, até que tenha 100% de certeza que você irá comprar.
O mesmo acontece com os softwares, se você ainda não tem certeza que o código será aberto, você não pode sair por ai mostrando o código pois poderia se arrepender depois, certo?então a sua primeira posição seria negar o acesso ao código, claro.
Mas ai então, eles continuaram insistindo e para não dar explicações estranhas como essa eu resolvi entrar na brincadeira e ir dizendo que jamais liberaria meus códigos, e isso fez com que eu fosse apedrejado, como estando fora da "filosofia Linux", e tendo que estar constantemente argumentando sobre o assunto, todas aquelas madrugadas acordado programando, e sendo culpado por isso?
Resolvi defender o freeware nesses ultimos dias, como se já tivesse tomado a minha decisão, tentei me posicionar como um programador da filosofia freeware se posicionaria, para ver o que teria acontecido se eu tivesse escolhido essa posição, que eu ainda nem ao menos havia escolhido, o resultado foi reprovação imediata, e uma palestra de software livre naquele exato momento.
Ora ora, vejam só, eu, o grande "dl...", conhecido por anos no IRC como o chato que não parava de fazer propaganda do linux e do software livre, que por anos e anos pregou a filosofia do software livre e comentava o grande sucesso que o linux teria no futuro, e as vantagens de se ter um software livre, seja a nivel de sistema operacional ou de um simples software, eeu, esse mesmo, que anos depois, no grande sucesso do linux teve que ser criticado por não fazer um software livre, que nem ao menos tinha uma posição sobre o assunto.
As pessoas da época das quais convivi, que nem tenho mais contato não acreditariam se estivessem ouvindo essa história, "você?sendo criticado por isso?conta outra!" diriam algo como isso.
Eu nunca fui contra o software livre muito pelo contrario, mas essa condição que a comunidade linux está colocando é um absurdo, virar as costas para os softwares licenciados de outras licenças é agir contra o linux, afavor do software livre mas ainda contra o linux.
O linux é um software livre, mas analisando-o na posição de sistema operacional, com certeza isso é agir contra o linux, imagino empresas famosas de software assustadas ao migrar para o linux com medo dessa restrição.
Quando você faz um software para windows, as pessoas se preocupam se o software é bom, já quando você faz um software para linux, eles querem saber se o sofftware é código aberto, para depois ver se ele é bom, então a comunidade windows está dando mais liberdade aos programadores do que a comunidade linux?
No momento, eu estou pensando em dar um tempo em programação até por a cabeça no lugar, e também estou montando um grupo de programação mas que não pretendo abandonar, e farei dele também um lugar onde poderemos estudar programação, de qualquer forma, meus softwares pessoais, que eu programei, estarão abandonados, e não farei qualquer outro software até que eu tenha certeza do que eu estou fazendo e o que a comunidade pensa e o que ela não pensa, pois agindo de forma restrita à softwares de licenças diferentes, não me parece ser algo digno de chamar de "liberdade".
Eles pensam que o fato do linux ser um software livre torna todos os softwares que rodam sobre ele obrigados a terem o código aberto e serem livres para modificar.
Eu vim aqui para saber como vocês linuxers brasileiros pensam, já que já fui em forums postar praticamente o mesmo assunto em inglês em outros forums e já tive as minhas respostas, claro, agora que estou escrevendo em português, e como tive mais tempo agora para escrever, acabei por escrever um pouco mais :) a questão é, você acha que os programadores fazendo softwares de código fechado, mesmo sendo freeware são pesssoas más/mercenários por tras de seus códigos fechados?você acha que fazer softwares que não são livres, quebra a filosofia do linux?
Como a comunidade do linux gosta de fazer (que já não me incluo) resolvi fazer a minha, está em inglês porque eu havia feito para colocar nos forums de gringos, e não pretendo fazer outra imagem, mas espero que vocês entendam:
http://img482.imageshack.us/img482/282/nofreedom8yb.jpg
Seu comentário pode ser util, escreva aqui o que você pensa, eu não tenho nada contra o software livre mas não aprovo a restrição ao software freeware.
Você usa softwares de "código fechado"?tem problemas ao usar softwares que não são "código aberto"?
Você pode dizer que nós programadores temos a liberdade de escolher as nossas licenças, mas quando você está programando você está programando para um público, se esse público da as costas ao seu trabalho, você está restrito sim, sendo jogado pra fora e não estando livre então.
Quero entender se software livre é condição para um software ser usado pela comunidade ou não.
Existe essa liberdade para os programadore ou apenas para os usuários?
Pretendo fazer softwares opensource também, mas não gosto da idéia da condição que quando não quiser liberar o código, o software seria reprovado pela comunidade.
Atenciosamente e um pouco decepcionado,
Badangry.
Discussão (7)
Carregando comentários...