Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Paloma

uml

Recommended Posts

Oi pessoal, tô começando a estudar UML, e tenho um exercício que pede pra modelar os dados abaixo:RG (String)Data de entrada no banco (String)Minha dúvida é pq o tipo é String e não int?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Paloma...

 

Sempre se faça a seguinte pergunta: este dado deve ser númerico ou caractere? Eu vou realizar algum tipo de cálculo com ele? Se não, use sempre String.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O execício é esse: Modele um funcionário, ele deve ter o nome do funcionário, o depto onde trabalha, seu salário, a data de entrada no banco(String), seu RG(String), e um valor booleano que indique se o funcionário está na empresa no momento ou se já foi embora.Na verdade eu não quero a resposta do exercício, só quero uma idéia de como posso fazer, sei que modelagem se usa o padrão UML, mas como não conheço bem preciso de uma ajuda, pra saber por onde começar. Tô lendo um livro, mas como é meu primeiro contato, tô um pouco perdida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, a UML é usada para modelas aplicações orientada a objetos, acho que até aqui, nada de novidade.

 

Esta usando alguma ferramenta para podelar sua classe UML?

 

Então, oq você precisa fazer é dar um nome a sua classe, provavelmente, funcionario e colocar suas propriedades, como: nome, rg, ... seus tipos: String, int, float, ... e suas visibilidade se já estiver estudado esta parte: public, private, protected, ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Instalei o Jude Comunity. Eu tô enrolada em definir os dados, até agora eu fiz:

 

br.com.BancoJ - Pacote (Pq o pacote é definido dessa forma br.com?)Funcionario - ClasseNome: String - AtributoDepto: StringData: StringRg: String - AtributoLocal: Booleno (Indica se o funcionário está ou não no banco)

Estou enrolada em definir:

 

Depto o que seria?

Data de entrada do funcionário no banco, pq é uma String?

Local é um método?

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif Nossa são muitas dúvidas não é! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá...

 

br.com.BancoJ - Pacote (Pq o pacote é definido dessa forma br.com?)

É uma convenção, não uma obrigação, você poderia colocar o nome do pacote como, por exemplo:

paloma.BancoJ

modelo.BancoJ

meus.projetos.BancoJ

 

Depto o que seria?

Departamente, onde o funcionário trabalho, tipo... Almoxarifado, Recursos Humanos, Expedição, Diretoria, ...

 

Data de entrada do funcionário no banco, pq é uma String?

Pq é string? Bem, você esta trabalhando com Java, num é? Em Java, é mais fácil trabalhar com objetos String, você pode tratar e transformar um objeto String facilmente, por conta disto é mais utilizado que os demais objetos, mas acho que nada lhe impede de declarar esta propriedade como Date.

 

Local é um método?

Não, é uma propriedade, apenas indicativa com valores verdadeiro e falso, pasa saber se o funcionário esta ou não esta na empresa.

 

Idéias:

Para cada propriedade você vai ser um método relacionado que um seria para inserir um valor e o outro para recuperar o valor, um com set e outro com get, além disto, quando uma propriedade é do tipo boleana esta tem um método que começa com is... exemplos:

setNome(String nome), geNome(), setLocal(Boolean local), isLocal(), ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.