Paloma 0 Report post Posted March 15, 2006 Oi pessoal, tô começando a estudar UML, e tenho um exercício que pede pra modelar os dados abaixo:RG (String)Data de entrada no banco (String)Minha dúvida é pq o tipo é String e não int? Share this post Link to post Share on other sites
Paloma 0 Report post Posted March 15, 2006 Será que alguém poderia me dar uma ajuda!! :( Share this post Link to post Share on other sites
Prog 183 Report post Posted March 15, 2006 Olá Paloma... Sempre se faça a seguinte pergunta: este dado deve ser númerico ou caractere? Eu vou realizar algum tipo de cálculo com ele? Se não, use sempre String. Share this post Link to post Share on other sites
Paloma 0 Report post Posted March 16, 2006 Mas porque é recomendável usar String em um dado do tipo int ou outro qualquer? <_< Share this post Link to post Share on other sites
Prog 183 Report post Posted March 16, 2006 Qual é o dado do tipo int nessa modelagem? Share this post Link to post Share on other sites
Paloma 0 Report post Posted March 16, 2006 O execício é esse: Modele um funcionário, ele deve ter o nome do funcionário, o depto onde trabalha, seu salário, a data de entrada no banco(String), seu RG(String), e um valor booleano que indique se o funcionário está na empresa no momento ou se já foi embora.Na verdade eu não quero a resposta do exercício, só quero uma idéia de como posso fazer, sei que modelagem se usa o padrão UML, mas como não conheço bem preciso de uma ajuda, pra saber por onde começar. Tô lendo um livro, mas como é meu primeiro contato, tô um pouco perdida. Share this post Link to post Share on other sites
Prog 183 Report post Posted March 16, 2006 Bem, a UML é usada para modelas aplicações orientada a objetos, acho que até aqui, nada de novidade. Esta usando alguma ferramenta para podelar sua classe UML? Então, oq você precisa fazer é dar um nome a sua classe, provavelmente, funcionario e colocar suas propriedades, como: nome, rg, ... seus tipos: String, int, float, ... e suas visibilidade se já estiver estudado esta parte: public, private, protected, ... Share this post Link to post Share on other sites
Paloma 0 Report post Posted March 16, 2006 Instalei o Jude Comunity. Eu tô enrolada em definir os dados, até agora eu fiz: br.com.BancoJ - Pacote (Pq o pacote é definido dessa forma br.com?)Funcionario - ClasseNome: String - AtributoDepto: StringData: StringRg: String - AtributoLocal: Booleno (Indica se o funcionário está ou não no banco) Estou enrolada em definir: Depto o que seria? Data de entrada do funcionário no banco, pq é uma String? Local é um método? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif Nossa são muitas dúvidas não é! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif Share this post Link to post Share on other sites
Paloma 0 Report post Posted March 18, 2006 Será que alguém pode me dar uma ajuda com essas dúvidas? Share this post Link to post Share on other sites
Prog 183 Report post Posted March 18, 2006 Vamos lá... br.com.BancoJ - Pacote (Pq o pacote é definido dessa forma br.com?) É uma convenção, não uma obrigação, você poderia colocar o nome do pacote como, por exemplo: paloma.BancoJ modelo.BancoJ meus.projetos.BancoJ Depto o que seria? Departamente, onde o funcionário trabalho, tipo... Almoxarifado, Recursos Humanos, Expedição, Diretoria, ... Data de entrada do funcionário no banco, pq é uma String? Pq é string? Bem, você esta trabalhando com Java, num é? Em Java, é mais fácil trabalhar com objetos String, você pode tratar e transformar um objeto String facilmente, por conta disto é mais utilizado que os demais objetos, mas acho que nada lhe impede de declarar esta propriedade como Date. Local é um método? Não, é uma propriedade, apenas indicativa com valores verdadeiro e falso, pasa saber se o funcionário esta ou não esta na empresa. Idéias: Para cada propriedade você vai ser um método relacionado que um seria para inserir um valor e o outro para recuperar o valor, um com set e outro com get, além disto, quando uma propriedade é do tipo boleana esta tem um método que começa com is... exemplos: setNome(String nome), geNome(), setLocal(Boolean local), isLocal(), ... Share this post Link to post Share on other sites