Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Thales.Pessoa

Opnioes sobre quando usar o flash

Recommended Posts

Ola a todos!

Queria saber qual a opinião de voces sobre quando usar e quando não usar o flash, ja li muitos artigos do tipo e todos falam a mesma coisa, porem ao ver o site da empresa simonds ( http://www.simonds.com.au/ ), verifiquei que seu conteudo (grande volume de informações e atualizações constantes) tinha de tudo para NÂO ser feito em flash, e mesmo assim ele é totalmente feito em flash e conseguiu alcançar um resultado otimo. Queria saber a opinião de voces sobre este site, gostaram ou acharam o uso do flash desnecessario?

Thales

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, um site totalmente em flash tem muitas vantagens estéticas (a parte gráfica é melhor equipada) e parte de acesso a banco de dados e outras estruturas "server" mais complicadas de serem feitas.Um site com um grande conteúdo e com atualização freqüente não é indicado ser em flash, mas é totalemente possível de ser feito. O grande problema é com as atualizações que, se o cliente pagar o preço, é possível de ser feita também.Ao fechar um contrato com uma empresa onde esta determina que o site deverá ser totalmente em flash e o site terá bastante atualização, o programador estipula um preço (geralmente calculado em horas) para programar a atualização, sem contar que já projeta o site idealizando que no futuro será necessário atualizar e, portanto, deixa algumas coisas "engrenadas" para facilitar futuramente...É questão de conversar com o cliente, se ele quiser pagar o preço de um site totalmente em flash e com atualizações que darão um trabalho maior (e será cobrado por isso), nada mais natural que seja feito...Afinal, o cliente sempre tem razão.... hehehehefalows

Compartilhar este post

Link para o post

Olha...eu só discordo sobre a atualização do site ser algum tipo de entrave ao desenvolvimento ou a negociação. Peguei a pouco um cliente que tem um centro médico. Já tem tempo que a gente conversa e que eu tento vender a idéia do Flash. Ele tem um portal todo em PHP, que ele mesmo administra as atualizações diárias e como ele se sente a vontade no velho site ele troca imagens, faz quase tudo que quer sozinho. Um "concorrente" havia proposto um site em Flash, mas para trocar um banner o cara queria 15...20 dias...(meu!!!! que banner é esse?)...enfim, eu queria o site dele pelo desafio e aprendizado que está sendo...A solução neste caso vem de um projeto, onde o cliente tem claramente noção de tudo que ele gostaria de autonomia para editar e nós decidimos criar então uma área administrativa no site, com um editor onde ele pode alterar o conteúdo de banners, inserir notícias, trocar e acrescentar imagens....mais uma porção de coisinhas...rsrsrs, usando xml e php...., mas ele não precisa escrever uma linha de programação, resultado...quero dizer faltam algumas coisas ainda,....mais por uma questão de design do site que não está completo ainda, do que por dificuldade na interação Flash, PHP, BD....Claro, tem seu preço, não é criar um portfólio...mas por isso mesmo a necessidade de um projeto, pra não ficar vagando sem saber que rumo tomar mas principalmente(hehe) para convencer o cliente a pagar o que o trabalho vale...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom era exatamente disso que eu estava falando, com o flash tambem a possibilidade de criar um sistema de atualização (com php ou asp e BD) que o cliente mesmo modifique fotos, noticias artigos... emfim todas atualizações rotineiras sem a ajuda de um webmaster, assim o maior trabalho (e valor) seria apenas na criaçao mais a atualização ficaria no mesmo jeito de se não fosse feito em flash, porisso não consigo entender porque tanta resistencia em faser sistes grandes em flash, o site da simonds que eu mostrei é um exemplo disso.Ludoman: isto que acabei de escrever é apenas minha visão teoria, pois ainda não fis nada do tipo, gostaria que me corrigisse se falei algo errado, e que fale se ja teve alguma experiencia de faser algum site do jeito que descrevi mais na hora da pratica a coisa não funcionou como na teoria.P@tty: gostaria que me mostrasse seu site quando estiver acabado.falow

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que a criação de um "admim" para o usuário é o ideal...Eu já desenvolvi alguns sites com esse recurso e funciona perfeitamente, só que as atualizações são pequenas (datas, notícias etc).Mesmo para essas atualizações pequenas em que o usuário pode fazer, temos o problema de criar um setor protegido com senha e com controle de inserção. Temos que testar se uma data é válida (por exemplo, para um evento que irá acontecer, não é válida uma data em 2000, ou dia 31 de fevereiro).Pode-se deixar que o cliente coloque o que ele quiser, inclusive dados inválidos, o que é bem mais fácil.O problema é quando o cliente não quer utilizar admin por achar que é um trabalho que ele já está te pagando para fazer, ou o cliente decidir que quer trocar a estrutura da tela (trocar as cores e a disposição de algumas animações).Esse tipo e atualização em flash da um trabalho bem grande... dependendo do que for mudar na disposição, é quase que fazer o site novamente....Eu gosto de trabalhar com o flash, mas dependendo da urgência do site e da necessidade da empresa, eu aconcelho um site HTML+PHP+javascriptFalows

Compartilhar este post

Link para o post

A, Ludoman, não sei, descordo de você cara... Acho q esse tipo de coisa que você citou, como, fazer uma atualização e qnd vê, já está fazendo "outro site"... acho q isso deve ficar bem explicado no contrato com seu cliente, penso que esse tipo de equivoco acontece mto por parte dos contratantes, talvez com uma dose de explicações ele fique ciente das atualizações e recurssos que você dispõem a ele.E outra coisa, se o cliente acha q é dever seu fazer as atualizações, ótimo, cobre por isso!Sei lá....Patty, quero ver o site tb, viu..rs

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo completamente com o Ludoman, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

claro q isso vai de desenvolvedor para desenvolvedor, mtos elegem o flash como sua ferramenta prédileta e trabalha com ela numa boa, fzendo tudo q podem com ele. No entanto, os sites em flash nunca se destinaram a substituir completamente os sites de HTML.

Qdo aprendemos a trabalhar com flash podemos fkar entusiasmados e akbar desenvolvendo uma preferência em favor dele, mas, é preciso avaliar as necessiades em questão qdo for desenvolver um site, é preciso considerar pq você deseja ou precisa usar o flash no seu trabalho e até qdo usá-lo nesse projeto, deve levar em conta o orçamento do cliente, suas necessiades, o tempo hábil em q pode desenvolver algo de qualidade com o flash em comparação ao q pode fzer em HTML, q qntidade de jobs q tem para dar conta juntamente com as atualizações q precisará fzer em seus projetos anteriores feitos em flas, tipo: será q é prático p/ mim, facilitará meu trabalho de forma q eu possa atender meus clientes com qualidade e no prazo? será prático para meu cliente, qual o grau de dificuldades isso trará a ele se comparado a usar HTML?

Temos q procurar fzer trabalhos de qualidade e facilitar nossa vida, para podermos trabalhar mais.

Por exemplo: Para sites baseados em informações textuais com imagens gráficas simples, há pouco sentido em usar flash para fazê-lo, podendo usá-lo p/ complementar seu projeto, com banners, menu, etc. Em mtas circusntâncias (disse muitas, naum em todas!), as páginas HTML são mais rápidas, mais fáceis e mais baratas de desenvolver, há tantos sites belos, funcionais, maravilhosos totalmente desenvolvidos em HTML.

Não há regra, apenas trabalhe com aquilo q facilitará sua vida e a do seu cliente, você e ele ganharão com isso, use o que lhe possibilite melhor desenvolver um trabalho de qualidade e q você possa atender as necessidades de seu cliente.

Falei pouco né?!...hehehe. maais é isso aí! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif

Abraço forte!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que tudo depende. (Na vida também, em todos os aspectos sempre). Acho que o flash dá uma liberdade incrível, mas trabalhar com bancos de dados muitas vezes pode ser melhor aplicado se você usar HTML, ASP, PHP, etc.Agora, esse site da simonds por exemplo. A não ser pelos movie-clips com cara de banners independentes, qual a real vantagem de ter sido feito em flash se o design é um design quadradão de portal mesmo?? Ele pode ser perfeitamente refeito sem utilizar flash e ainda assim teria a mesma "cara". Claro que as animações não podem ser feitas de outra forma, mas aí você aplica um swf isolado, só naquela área da animação, parecendo banner, como está mesmo.Então, na minha opinião vale a pena usar o flash e ter todo o trabalho de integrá-lo com bancos de dados se você for usar recursos de design que extrapolem o uso do HTML. Se for fazer os elementos do layout "conversarem" e intereferirem uns nos outros. Se for pra deixar com "carão" de portal quadradinho, faz em HTML que é mais fácil e rápido. rsssEra isso...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.