Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

primo

Estudo sobre preços de sites!

Recommended Posts

Quanto cobrar pelo serviço de criação de um site?

 

Este é, com certeza, um dos temas mais polêmicos e discutidos entre webdesigners e profissionais free-lancers. Perguntas como: Quanto custa um site? Quanto cobrar por um site? Qual o preço de uma homepage? Estão presentes em diariamente conversas informais, reuniões e também na curiosidade de qualquer empresário que deseja fixar presença na internet.

 

Normalmente os autores de artigos que tratam sobre este tema costumam sair pela tangente, utilizando expressões vagas e que não apresentam informações novas.

 

Durante os meses de março a maio de 2006, o professor e consultor Marcelo Britto realizou uma enquete com diversos webdesigners de diferentes regiões do Brasil para tentar chegar a uma conclusão definitiva sobre o assunto.

 

Veja o que o professor explica num dos mais completos e esclarecedores artigos já publicados sobre o assunto:

 

Veja a matéria na íntegra...

 

Abraços e obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei o artigo muito pobre.Não se taxa um site de acordo com uma definição do tipo "básica", "intermediária" e etc.Eu não cobraria de forma alguma 980 Reais em um site que demorei 4 horas pra fazer, por exemplo.Eu cobro por hora de trabalho.Pra calcular essa hora, fiz mais ou menos assim:6 horas por dia, 5 dias na semana.Dá aproximadamente 130 horas por mês e 1600 no ano.Um "salário" de 3000 Reais vezes 12 meses dá 36.000 em um ano.Softwares e equipamentos trocados a cada 4 anos, dá cerca de 4 mil ao ano.Cálculo de férias e 13° desse "salário" dá cerca de 7 mil ao ano.Então são 36 mil (salários) + 4 mil (equipamento) + 7 mil (férias e 13°) = 47 mil ao ano.Divididos por 1600 (quantidade de horas), dá cerca de 30 Reais por hora.OBS:Não estou contando aqui gastos com energia elétrica, conexão, servidores, telefone, impostos e etc.Cada um vai saber o que gasta, de acordo com a estrutura que mantiver.Então com esse valor de hora de trabalho, dá pra começar a "cronometrar" as fases de cada trabalho, no início. Com alguns trabalhos, você vai ter uma média do tempo que se gasta pra cada coisa que vai orçar para os futuros clientes e pode cobrar de acordo com sua hora de trabalho.Obviamente, você precisa estabelecer alguns "pisos", pra não acabar cobrando 30 Reais pra fazer um banner. Até porque, um banner por exemplo, não deve contar somente o tempo de trabalho. Você precisa saber que pra fazer esse banner vai dispender tempo com o cliente, seja por e-mail, telefone ou pessoalmente; do começo a entrega do trabalho.Com websites, por exemplo, todos eles começam com valores iniciais, independente do tamanho ou trabalho que derem. Esses valores eu atribuo a registro de domínio, hospedagem, configurações de e-mail e servidor, adaptação de identidade visual para a web (quando existente) ou criação de identidade visual.No meu caso, esses ítens já iniciam o trabalho de um website com um valor entre 350 e 700 Reais.Depois vou atribuindo valores aos ítens que constam do orçamento, como número de páginas, quantidade de fotos, scripts, etc; com variações, por exemplo, de fotos enviadas digitalizadas ou não, que precisarão ser trabalhadas ou não e etc.Esses valores são médias que fui conseguindo me baseando em tempo gasto em projetos anteriores e meu valor por hora.Se gostarem do que escrevi, acharem válido, posso detalhar melhor isso, organizando de forma mais fácil de entender e abordando pontos como briefing, negociação de valores, forma de pgto e etc.Lembrando, que sou um iniciante, mas acho que já se deve começar com organização e planejamento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O artigo não quis taxar o desenvolvimento de sites como básico, intermediário, etc... Isto foi uma pesquisa realizada com webdesigners de todo o Brasil gerando um valor médio para cada região do país.Para exemplificar, usou-se os termos "básico", intermediário", etc... porque logicamente existem diferentes complexidades na criação e desenvolvimento de diferentes sites.Na minha opinião, é surreal implantar um preço por hora de trabalho, pois o desenvolvimento de um site demanda muito mais do que tempo. É capacidade criativa!Cada um pode por o preço que achar justo por sua criatividade independente do tempo que o site demorou para ficar pronto, desde que o cliente esteja disposto a pagar por um bom trabalho. Logicamente que não se pode extrapolar os limites do mercado e é exatamente isto que a pesquisa quiz retratar.Grandes estudios de webdesign não implementam um site ou uma intranet por menos de R$10 mil.Alguns quadros que foram pintados em minutos têm preços com mais de dez dígitos. E webdesign é arte digital.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caros amigos,Fiquei bastente feliz em ver que meu breve artigo chegou até este renomado fórum.A observação do colega Eric foi muito importante e esclarecedora.O que precisamos entender é que, como está bastante claro, cada projeto possui sua particularidade e seu orçamento.Entretanto, é sim possível classificar e estimar valores de sites cuja estrutura é absolutamente previsível.Vamos a dois exemplos práticos:A empresa X quer um site que ela própria classifica como 'básico', com informações sobre o negócio, alguns produtos e dados de contato. Evidentemente que você calcula o tempo necessário para fazer e, em cima disso estipula o valor.O problema é: Como você vai saber se o seu preço não está muito abaixo ou muito acima da média?Bom.. digamos que você quer ganhar R$ 3.000,00 mensais e, para isso, divide a quantidade de horas úteis trabalhadas no mês e chega ao valor 'por hora'.O que acontece é que, se você é free-lancer, como muitos, é difícil você 'vender' todas as suas horas disponíveis no mês. Desta forma, temos uma importante variável que influi diretamente no preço a ser cobrado.Meu objetivo com o artigo, e acredito que obtive sucesso, foi levantar uma discussão sobre o 'quanto se cobra' e não o 'quanto se deve cobrar'. A idéia foi abrir a caixa-preta do webdesign, apresentando valores à toda a comunidade de profissionais.Um abraço a todos e obrigado pela repercussão.(Tenho recebido vários contatos de colegas que acharam o artigo interessante. Como não pode agradar a todos, espero, ao menos, agradar à maioria).Marcelo Brittocontato@marcelobritto.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, achei válido como pesquisa.Só não achei válido como maneira de se basear para cobrar por um serviço. Só serve como comparação.

O que acontece é que, se você é free-lancer, como muitos, é difícil você 'vender' todas as suas horas disponíveis no mês. Desta forma, temos uma importante variável que influi diretamente no preço a ser cobrado

Sim Marcelo, isso procede. Por isso coloco valores quase absolutos pra iniciar qualquer projeto, como mencionei.Quanto a ser um trabalho artístico, isso vai depender muito do que está fazendo. Existem trabalhos que são basicamente técnicos. A Empresa já tem toda identidade visual e só vou adaptá-la para a web. Quando envolve criação, o valor é outro. (como coloquei acima, adaptação de identidade visual ou criação para a web).Eu adoto esse método que citei e pra mim serve bem, porque se não corro o risco de cobrar por "achismo" e acabar levando "prejuízo" no final das contas.Isso não quer dizer de maneira nenhuma que todos devem fazer o mesmo. Cada um sabe como gerir suas próprias contas.Por isso, tomem apenas como uma opinião a mais e por favor, não achem que estou "querendo briga" ou sendo extremista só por colocar minha opinião abertamente. Se acho alguma coisa ruim, eu digo; não como forma de agredir, mas porque acho que isso enriquece o debate.No mais, desculpem aos que se sentiram ofendidos ou se realmente me excedo e não me dou conta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lucas e Eric,Penso que a contribuição de vocês é ótima.Particularmente, eu cobro por projeto. No entanto, também levo em conta o número de horas. Isto porque o tempo que eu vou levar para desenvolver o projeto está diretamente relacionado ao preço que vou cobrar.Além disso, as classificações dos sites em básico, intermediário e avançado não esgota o assunto, serve apenas para comparação, já que, todo e qualquer site que exigir sistema de administração completa de conteúdo e outras funções mais complexas de banco de dados, estará acima do considerado "avançado".Sobre a questão da identidade visual este é um ponto importantíssimo e muito bem lembrado.A empresa deve ter seu logotipo da empresa e sua identidade visual. Caso não tenha, o valor a ser cobrado será por dois serviços: criação da identidade visual e criação do site.Também não podemos esquecer que este é um fórum de discussão e, como o nome já diz, para discutirmos e trocarmos idéias.Aqueles que desejarem contribuir e manter a matéria sempre atualizada, basta entrarem em contato.Abraços!Marcelo Brittocontato@marcelobritto.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Eric. Achei um pouco contraditório o que você diz nas suas duas respostas. Na primeira você diz:

Eu não cobraria de forma alguma 980 Reais em um site que demorei 4 horas pra fazer, por exemplo.Eu cobro por hora de trabalho.

Se neste caso você fosse cobrar por hora, no valor de referência pelo qual você baseia seu trabalho um site, $30,00 por hora, o site sairia por volta de $120,00. Acrescentando um valor inicial médio de $525 (entre 350 e 700) pelas configurações, o cliente pagaria R$ 645,00. Bem barato, mas talvez justo pelas suas 4 horas de trabalho.Note que você foi incisivo em dizer que cobra por hora.Mas, se por acaso o trabalho fosse de criação visual, e você levasse as mesmas 4 horas num dia em que você acordou com alta inspiração e o layout saiu dos melhores que você já fez? Você continuaria fiel à sua regra de cobrar por hora? Cobraria os $645 mesmo sabendo que o valor de mercado da sua linda criação de 4 horas poderia ficar em torno dos $1200 ou até mais?Já na sua segunda resposta você se torna mais maleável:

Quanto a ser um trabalho artístico, isso vai depender muito do que está fazendo. Quando envolve criação, o valor é outro.

Ah tá... o valor cobrado por hora então neste caso precisa ser recalculado.

Então são 36 mil (salários) + 4 mil (equipamento) + 7 mil (férias e 13°) = 47 mil ao ano.Divididos por 1600 (quantidade de horas), dá cerca de 30 Reais por hora.

E agora? Quanto vale a capacidade criativa de cada webdesigner para que se some ao restante dos ítens citados acima, para que se possa chegar a um valor a ser cobrado por hora?Bem.. então agora temos dois extremos. Mas nem por isso devemos cair no achismo e simplesmente "chutar um valor". Nisto concordo plenamente contigo.O fato é que o artigo não é "pobre" como você mencionou, mas pode ser um ponto de base relevante para se calcular o valor do trabalho, seja este valor estipulado por tempo de execução, complexidade da tarefa, ou outro fator qualquer que se necessite acrescentar.Sabendo como está o mercado, não corremos o risco de sermos surpreendidos por um concorrente de preço mais baixo, ou de perder a oportunidade de cobrar um valor maior e justo por um trabalho de inspiração artística, só porque ele levou poucas horas para ser terminado..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem tem contradição assim não, primo.A cobrança é por hora sim, mas como disse, tenho valores absolutos no início de cada trabalho.A questão da criação não é uma coisa "do dia", mas algo a ser visto no briefing. Se tem identidade visual, cobro o inicial por adaptação para a web. Se não tem identidade visual, vou ter que criá-la e tenho valores praticamente fixos para uso somente na web, material de papelaria (gráfica) e etc...A cobrança por hora começa a partir desses valores "absolutos".Pode ser que eu tenha sido confuso ao explicar, até porque existem muitos outros detalhes envolvidos que "omiti" pra não virar um "testamento". kkNão considero nem o webdesign nem a criação de uma marca como um trabalho artístico, no sentido de que não pode ser cobrado previamente, como acontece com obras por exemplo da pintura, que depois o mercado atribui um valor. Existe "arte" sim, no webdesign e na criação de uma marca, mas prefiro pensar nesse tipo de trabalho como um trabalho técnico.Arte mesmo, envolve dezenas de processos diferentes e dependentes do histórico e "inspiração" de cada artista. O Design é técnico, pois é um projeto com determinado fim e não puramente uma "inpiração divina".Ademais, minhas desculpas pelo "pobre" que coloquei ao artigo.É que ao ler o post achei que era um artigo mais detalhado sobre processo de cobrança, mas na verdade é uma pesquisa/comparação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,A empresa Scuderia Host sempre está precisando de free lancers, caso haja interesse em constar na lista deles enviem por e-mail para contato@scuderiahost.com.br com os dados para contato e links de alguns trabalhos realizados. Eles tem um comercial forte e repassa em média 35% do valor cobrado do cliente deles para os web designers.Abraço a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando se trata de um projeto desenvolvido por um freelance, acredito que é mais simples estabelecer um conceito de metrificação de valores. Porém no caso de uma agencia digital, eu creio que a coisa é mais complexa. Afinal cada empresa possui um tipo de recurso tecnológico e humano diferente. E isso sem dúvida influencia muito no preço de seu trabalho. Afinal se trata de serviço, não de produto.Na agencia por exemplo encaramos diferentes tipos de trabalho. E nosso sistema de desenvolvimento demanda uma equipe rezoavelmente estruturada. O que automaticamente aumenta nosso custo de funcionamento. Em suma, não se pode deixar de levar em conta tudo isso antes de definir quanto você vai cobrar para trabalhar. Quando seu serviço vai custar.Existem projetos em que o desenvolvimento tanto tecnológico (programação) como de planejamento (criação, design de interface e arquitetura de informação) demandam muito trabalho e muita responsabilidade. É caso dos projetos com grandes empresas por exemplo. Onde se grandes bases de dados, ou grandes estruturas envolvidas ao projeto on-line. Automaticamente, precisa-se de um projeto consistente e sólido para que se tenha sucesso e eficácia em cada atributo do projeto. Ou seja, um site tanto pode custar 1000 como 10.000 reais, ou mais, tudo depende da complexidade e das dimensões do projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

concordo com Eric.os cálculos dele são semelhantes à base de cácluclo feita aqui no japão.30 reais / hora é equivalente a 1200 ienes / horaé um valor abaixo da media para salário de profissionais de internet no japão ( média de 2600/hora ).No cálculo deve ter o custo de vida da região onde está a empresa.o valor de um freelancer é mais baixo porque tem menos custos.Uma empresa que possui uma estrutura sólida e equipe especializada tem grande vantagem sobre qualquer profissional freelancer, que geralmente trabalha sozinho e não tem condições de dar garantia, suporte e funcionalidade à longo prazo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:D e aê gente beleza? adorei esse tópico do fórum!

Eu sou iniciante e por isso adoro esse tipo de conversa.

Eu achei a idéia das horas bem interessante apesar de achar que não se deve levé-la ao extremo

Acho que se deve cobrar tanto pelo tempo, criatividade, complexidade do site e região do país: Todos esse tópicos devem ser levados em consideração tirando uma média geral disso aê tudo.

 

O que vcs acham? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acreidito que o valor das linhas de códigos estão bem com seus valores bem abaixo. O que se procurar hoje é mais do que linhas de códigos, se procura uma solução TI afim de sanar alguma necessidade. A tecnologia da informação não pode ser limitada a código, existe todo um ecossistema que deve ser considerado para depois determinar o valor do produto para uma determinada situação com um publico alvo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cobro de acordo com o trabalho, não vou furar o olho de um cliente cobrando R$1.000,00 em um trabalho de um dia mas também não cobro preço de hora quando crio um layout muito bom, do tipo que enche os olhos e nem quando o site (parte da programação) é cheio de detalhezinhos chatos de fazer...

 

Geralmente eu peso o projeto de forma individual e dependendo do tamanho da empresa posso fazer um bom desconto ou só dar um descontinho pequeno!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.