Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

williamot

O q é Fotolito??

Recommended Posts

Gente quando a gente manda um arquivo a ser feito na gráfica eles cobram o fotolito...o q é isso..?Tipo eu vou mandar fazer uns cartões.. e outras coisas... ai fui na gráfica e falei q a arte d tudo eu tenho.. mas ai eles me cobraram o fotolito.. o q seria..?Valeu...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

WilliamotFotolito é a matriz para gravação de chapas para impressão.O fotolito é o resultado da impressão do seu arquivo em um tipo de "filme", cada um correspondente a uma cor (C,M,Y,K).então se você fez um arquivo colorido, serão impressos 4 filmes, ciano, magenta, amarelo e preto.você entendeu?se não entendeu, poste novamente...

Compartilhar este post

Link para o post

O fotolito nada mais que a revelação do filme com as separações de cores, para a gravação da chapa, para a impressão em off-set.tipo para mais praticidade, o aconselhável é tu ir direto na gráfica com a arte para que eles providenciem isso, normalmente em graficas, não é adicionado nada em cima do filme, e o valor é repassado somente em cima do custo...como o efata disse, é necessário que tu tenha o equipamento para que você mesmo possa fazer, muito caro por sinal.

Compartilhar este post

Link para o post

O fotolito nada mais que a revelação do filme com as separações de cores, para a gravação da chapa, para a impressão em off-set.tipo para mais praticidade, o aconselhável é tu ir direto na gráfica com a arte para que eles providenciem isso, normalmente em graficas, não é adicionado nada em cima do filme, e o valor é repassado somente em cima do custo...como o efata disse, é necessário que tu tenha o equipamento para que você mesmo possa fazer, muito caro por sinal.

issae... mas a maioria das gráficas que conheço colocam uma porcentagenzinha em cima...só pro gasto do buzão...hehehtrabalhei num bureau.. a imagesetter (Heidelberg) custava U$ 45.000,00.. acho que não compensa você comprar uma... sem falar no RIP que custa uns R$ 12.000,00, e na processadora pra revelação do fotolito... R$ 16.000,00é.... talvez não compense...tem que pagam mesmo bro... senão seu trampo não saiabraço

Compartilhar este post

Link para o post

Legal... valeu msm gente... intaum tipo quando eu pago essa porcentagem para a gráfica depois eu posso pegar intaum com eles o fotolito né..? pq tipo eles cobram em cima...um porcentagem msm...apesar.. q eusempre vou fazer com eles mas nem compensa pegar intaum neh.. ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

se você quiser o fotolito, eles tem que te far...você pagou... mas se for fazer com eles sempre...deixa lá... o que você vai fazer com aquilo?

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui na minha região, só tem um bureau, ou seja, as graficas de várias cidades só trabalham com ele, portanto o cara fatura muiiiiiiiiiiiiito.outra opção seria imprimir em CTP, que não exige a gravação do filme, porém também eleva o custo da impressão....aqui por exemplo, só tem uma gráfica que trabalha esse processo :lol:aqui por e ex. cada filme ta saindo por R$30,00 (dependendo do formato)

Legal... valeu msm gente... intaum tipo quando eu pago essa porcentagem para a gráfica depois eu posso pegar intaum com eles o fotolito né..? pq tipo eles cobram em cima...um porcentagem msm...apesar.. q eusempre vou fazer com eles mas nem compensa pegar intaum neh.. happy.gif

Sim, você tem todo direito de pegar o filme, e até a chapa ;)mesma coisa se tu for usar alguma faca, como tu irá pagar por ela, ela passa a ser sua, ou do cliente que pagou ;)filme eu não tenho nenhum aqui, pois nunca utilizei o mesmo por mais de 1 vez, agora faca, eu devo ter umas 10 aqui :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

A respeito da chapa que o edu falou, seria que para guardar essa chapa, ela depois de usada na impressao e lavada (para tirar a tinta), deve ser passado um selante para que ela nao oxide e voce possa usar ela por mais vezes.Uma opcao pra reduzir o custo de fotolito, é voce utilizar o filme de silkscreen.aqui em fortaleza, eu tiro um filme 4 cores, no formato 1,20 cm x 80 cm e sai pra mim por 70 reais, sendo que se eu fosse fazer em fotolito mesmo, sairia 400.Mas tudo depende do trabalho que voce irá fazer.

o laserfilm fica mais barato mesmo, só que eu não confio para impressão offset... de jeito nenhum... isso é arriscar demais no resultado do trabalho...

Compartilhar este post

Link para o post

hashaha..pode cre...issae...

Compartilhar este post

Link para o post

Fotolito q eu saiba...e uma inpressão em uma folha vegetal ou tranparente.....q pode ser feita em uma inpressora laser comun....as inpressoes sao separadas por cores...q depois é gravada em uma tela....cada cor uma tela....nao estou correto?

Compartilhar este post

Link para o post

Fotolito é um filme transparente contendo em preto a imagem exata a ser impressa para cada uma das tintas. É gravado por processo óptico a laser numa imagesetter. Como ja foi dito agora muitas graficas ja utilizam de um equipamento chamado CTP ou Computer to Plate ou Computador para Chapa, na qual no futuro estara praticamente eliminado o fotolito pois em offset ja temos o CTP, em Flexo tb temos gravação direto no cliche e em Rotogravura a gravação Eletromecanica tb nao utiliza Fotolito. No caso de serigrafia eu nao conheço nenhuma opção para eliminação do laser film ou fotolito.No caso do laser film ele é utilizado principalmente para cores chapadas. Com o laser film nao conseguimos controlar ganho de ponto, etc Entao se você tem um degrade, uma imagem de paisagem teria que ser fotolito e no caso de texto, desenhos com cores em 100% ai se recomenda o laser film na qual sai mais baratoEspero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

bom...1 a min ainda nao repondeu...pois...eu nao entendi qual a diferença....2 pq este tal de imagesetter?...se aqui na minha impresa a gente usa uma hp1200 (lmpressora laser comum valor R$ 500.00) e fasemos inclusive cromia com ele...

Compartilhar este post

Link para o post

bom...1 a min ainda nao repondeu...pois...eu nao entendi qual a diferença....2 pq este tal de imagesetter?...se aqui na minha impresa a gente usa uma hp1200 (lmpressora laser comum valor R$ 500.00) e fasemos inclusive cromia com ele...

Brunodepois da aula do Grabs não entendi o que falta pra você entender. espero conseguir te ajudar:veja mais sobre imagesetter AQUIveja só: você não faz FOTOLITO na sua impressora laser; o que você faz aí é uma impressão em papel vegetal, que como disse o Grabs, serve apenas pra texto e cores chapadas, enquanto no fotolito você imprime tudo o que quiser, com total controle no gerenciamento do processo e, obviamente, qualidade MUITO superior ao papel vegetal.faça um teste: você diz que faz até cromia aí, pega o mesmo arquivo e faz no vegetal e no fotolito, imprime e veja a diferença (coloca um gradiente e um drop shadow tb pra teste)uma coisa você pode ter certeza, Bruno: se o laser film tivesse a mesma qualidade que o fotolito todas as gráficas do Brasil já estariam usando há muito tempo, para reduzir custos.

Compartilhar este post

Link para o post

não. fotolito é um filme transparente. não sofre distorção por calor, como os vegetais ou laser films... o encaixe de cores é perfeito, coisa q não acontece com vegetal/laserfilm, e as resoluções de impressão podem chegar a 3000dpi.=)na imagesseter se usa filme e não LASER FILM. são coisas diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

laser film é o poliester... só pra laserjets...fotolito é outra história... é filme e produzido por emulsão trabalhada por lente laser... depois processada e fixada e aí se torne transparente

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.