Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

GCTS

Prova da UFRJ (Teste de habilidade específica)

Recommended Posts

Olá!

Este ano farei vestibular na ufrj para Desenho Industrial - Programação visual. Eu realmente adoro essa área!

A prova é exatamente daqui a 1 mês. E como eu só fiz uma vez um curso ( na verdade umas aulas) de desenho, fiquei com algumas dúvidas na prova. É uma prova eliminatória, não conta como nota, ou seja, se eu for bem, continuo, senão perco a vaga.

Eu separei as 3 últimas provas aqui:

http://rapidshare.de/files/29454484/ufrj.rar.html

Pelo que observei nas provas, elas seguem o mesmo padrão. Uma questão com uma interpretação de texto, outra para desenhar um conjunto de objetos que eles darão na hora da prova e outra de planificação/perspectiva.

O problema é, eu sei muito pouco de perspectiva. Assim, eu até consigo fazer um ponto de fuga e traçar as linhas, mas gostaria de uma ajuda nisso. Sem querer abusar da boa vontade de vocês, alguém poderia me mostrar um esboço ou algum guia que me ensine a fazer essas questões de perspectiva e planificação? é nisso que eu tenho mais dúvidas, no restante até que eu consigo me safar.

Pegando a prova de 2006 como exemplo, ele destaca várias palavras em dois textos como "beleza de sorriso", "amendoeira" e "a cadeira de balanço" para a seguir a pessoa fazer uma composição de uma cena com elas. Eu posso ser livre pra fazer a cena que desejar? Por exemplo, uma cadeira de balanço pendurada numa amendoeira com uma boca sorrindo em cima dela (só a boca). Ou seria melhor fazer uma cena mais tradicional, como um jardim com uma amendoeira e uma pessoa feliz se balançando na cadeira?

Mas a minha dúvida principal é em relação à perspectiva e planificação. Quem puder me ajudar nisso, ficarei eternamente grato!

Também tem uma versão da prova de 2006 aqui:

Imagem Postada

Imagem Postada

abraços

olá!! bom eu tb faço D.I. e essas perspectivas são mais fáceis do que você imagina -.opara vista frontal, superior e lateral é só você pensar em 3D... uma dica é... pega algum objeto na sua casa e tente desenhá-lo de várias vistas diferentes... (de cima, na diagonal, e etc...)como uma caixa por exemplo... a vista frontal é a mais próxima do observador (no caso você)... a superior seria neste caso na abertura da sua caixa... e dai por diante!!treine bastante... desenho é como matemática.... se non fizer exercícios não se consegue nada -.oquanto a desenhar a perspectiva... é o caso dos pontos de fuga mesmo... como você havia dito.... cria um ponto onde o exercício especificar (no caso da prova de 2006 não foi dito nada, ou seja, livre) e vá traçando as retas.... retas visíveis são contínuas e as invisíveis tracejadas -.otreine bastante q da certo -.o boa sorte -.o

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.