Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Herói Épico

Pen Tool no Corel

Recommended Posts

Olá,

Procurei por alguns minutos (muitos, na verdade) algum tópico referente a minha dúvida, mas não achei. Então minha única opção é perguntar, e muito obrigado a quem puder me ajudar.

Seguinte: No Photoshop, usando a Pen Tool, é possível, com um "Alt click" resetar a curva, para dar continuidade ao traço. Mas, no Corel, eu não consigo fazer. Alguém pode me auxiliar com um link de tutorial da Pen Tool no Corel, ou mesmo com ajuda direta? Ah, uso a versão 12, muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu Deus, mais uma dúvida:

No Photoshop, "capturar uma cor" é bem simples, você clica com o conta-gotas na cor e ela vai direto para a paleta, então com um "Alt + Backspace" você pinta a área selecionada. Mas no Corel, esse método de "copia e cola" não funciona. Alguém pode me auxiliar nessa dúvida também? Como eu faço isso no Corel? Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

respondendo a dúvida do conta-gotas: após selecionar a ferramenta e clicar na cor, vá no canto inferior direito e veja que a cor aparece lá; daí é só clicar e arrastar pra dentro do objeto que você quer colorir.não entendi a dúvida da Pen tool, o q você quer exatamente fazer? se é a conversão entre curvas e retas basta dar 2 clics, selecionar os pontos a converter e dar um right clic que as opções vão aparecer.

Compartilhar este post

Link para o post

a da cor você pode usao PS e o corel em conjuntoe a pentool eu naum entendiefata se for foto o corel naum captura a cor

Compartilhar este post

Link para o post

errado pessoal.....o corel captura cor de foto sim....ele não aplica cor em fotos, mas capturar captura sim....é só selecionar a ferramenta conta gotas e configurar na barra de ferramentas....para agilizar tem alguns macetes...botão esquerdo do mouse captura para o preenchimento, e o botão direito captura para o contorno..se pressionar a tecla shift, ele altera a propriedade da ferramenta para usar o como preenchimento (balde de tinta)...sobre a pen tool, o corel não possui essa opção.....nesse caso tu terá que fazer a curva com continuidade, e depois com a ferramenta forma, você seleciona o ponto, e marca a opção "make node a cusp", (se não me engano no corel pt é a opção deixar o nó em cúspide)...abrax

Compartilhar este post

Link para o post

mordi a língua aqui, Edu, tem razão http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif

só observe que ele captura em RGB, cuidado com material para impressão off-set.

e aliás, excelentes dicas no uso da ferramenta, parabéns. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

mordi a língua aqui, Edu, tem razão

acontece...hehehehe

só observe que ele captura em RGB, cuidado com material para impressão off-set.

sim, mas só quando a img estiver em RGB, pois se convertida em CMKY ele vai capturar as propriedades CMYK ;) :D

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Efata, sua dica funciona sim, muito legal mesmo, parabêns. Estou procurando meios de agilizar o trabalho no Corel... mas por incrível que pareça, as informações sobre ele, se comparado ao Photoshop, são escassas. Muito obrigado pela dica.

Guigo, como já dito, preciso "agilizar", não tenho experiência com o Corel, e percebo que, ao menos na versão 12, ele tem algumas limitações. A exemplo, cito os atalhos. Até agora, não encontrei de fárias ferramentas... acho que não tem mesmo. EX: Seleção. Vendo aqui, acho que nem seria possível colar o código hexadecimal do PS para o Corel, visto que no Corel não tem (só vejo opções de cores separadas). Enfim, valeu mesmo, agradeço.

Edu, inacreditável! Me corrija se estiver errado, mas a ferramenta Caneta do Corel não serve pra nada! Geralmente, para fazer curvas, uso a Bézier, e faço exatamente isso que você disse: seleciono tudo, transformo em cúspide, e no fim alguns pontos em simétrico, para arredondar as juntas. Mas isso, apesar de dar certo, é trabalhoso e muito "mecânico", queria algo que pudesse traçar com mais velocidade, e a Caneta seria a opção perfeita. Seria... no mais, muito boa a sua explicação sobre o conta gotas, será muito útil à mim, muito obrigado.

Só mais uma coisa... alguém aqui utiliza o Ilustrator? Estou pensando seriamente em trocar o Corel por ele, só por causa da Caneta. Acho que nele o funcionamento é similar ao do Fireworks e Photoshop, não? Valeu, abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Por essa e por outras que uso a Freehand tool (F5)!!

Mas isso vai de costume de cada um usuário.

Tenho uma dica correlata sobre captura de preenchimento (Somente em estruturas vetoriais)

Posicione a "setinha" acima de um objeto com qualquer ou nenhum preenchimento segure Shift click e segure o botão direito do mouse arraste até um segundo objeto e solte sobe em seguida.

Isso me adianta muito, espero que todos curtam esse simples atalho!!

Compartilhar este post

Link para o post

... e percebo que, ao menos na versão 12, ele tem algumas limitações. A exemplo, cito os atalhos. Até agora, não encontrei de fárias ferramentas... acho que não tem mesmo.

Herói Épicovocê pode personalizar seus atalhos. vai em FERRAMENTAS-OPÇÕES-ÁREA DE TRABALHO-PERSONALIZAÇÃO-COMANDOS, aba TECLAS DE ATALHO.após selecionar a ferramenta, digite um atalho para ela e pronto.aqui quase todo mundo tb usa illustrator. o funcionamento da PEN é como no photoshop.acho que o problema da PEN no Corel é que tem outra ferramenta, a BEZIER, que tem a mesma finalidade.até hoje não entendi o pq disso.... :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, valeu mesmo Rick, é bem mais rápido... agradeço. Fico pensando quantos atalhos mais eu atropelei no aprendizado...

Efeta, por acaso, estava vendo isso à pouquíssimo tempo atrás, mesmo assim, obrigado. Vou tentar pegar o Ilustrator, porque parece ser melhor.

Bom, minhas dúvidas terminaram (aleluia), abraços a todos aê! Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

... e percebo que, ao menos na versão 12, ele tem algumas limitações. A exemplo, cito os atalhos. Até agora, não encontrei de fárias ferramentas... acho que não tem mesmo.

Herói Épicovocê pode personalizar seus atalhos. vai em FERRAMENTAS-OPÇÕES-ÁREA DE TRABALHO-PERSONALIZAÇÃO-COMANDOS, aba TECLAS DE ATALHO.após selecionar a ferramenta, digite um atalho para ela e pronto.aqui quase todo mundo tb usa illustrator. o funcionamento da PEN é como no photoshop.acho que o problema da PEN no Corel é que tem outra ferramenta, a BEZIER, que tem a mesma finalidade.até hoje não entendi o pq disso.... :huh:
efata as ferramentas Bezier e Pen do Corel funcionam de maneira diferente...visto que a ferramenta PEN do Corel tem ate uma certa "vantagem" com relação ao PS inclusive pois você pode "prever" por onde passara a curva caso você use um ponto de ancoragem...é tipo um prevew da forma em tempo real...isso a bezier ja nao faz...mas sinto falta tb do ALT pra mexer com a PEN do Corel!faz muiiiiiiiiiita falta...ainda vou descobrir algo semelhante.. nao é possivel q nao tenha!abrasss a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

para vetorização, eu defini 3 teclas de atalhos, importantissimas, e de fácil acesso...

B Ferramenta Forma ; N Ferramenta Curva ; M Ferrmenta Mão Livre.

todas essas já tem teclas de atalho, mas as tres uma ao lado da outra é de um adianto incrível!!

trabalhando ainda com a tecla H, torna-se muito fácil uma vetorização....

experimentem ai [:D]

Compartilhar este post

Link para o post

Pantoja sou seu fã! Sempre entro no seu DA pra ver seus trabalhos...

Bom, só vim aqui para relatar minha "descoberta". A Bézier funciona igual a Caneta do PS, basta clicar duas vezes no ponto formado que ela "reseta" a curva. Só o modo de fazer é difrente (no PS, é com o "ALT").

E, Edu, essa é uma ótima dica, já tomei nota e vou colocar em prática já!

Abraços galera, e obrigado mais uma vez!

Compartilhar este post

Link para o post

Pantoja, aproveitando...

Quanto tempo você levou para finalizar o seu "Me Vector"?

E, se não for pedir muito, que material de estudo você usou? Só pra constar: Ficou excelente o.o

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.