Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Nielsen Tomazini

Simplificar o transporte de dados de um sistema para o MySQL

Recommended Posts

Olá pessoal, Este é o meu primeiro post no MySQL, já postei várias vezes no Fórum do PHP.O caso é o seguinte. Gostaria de ouvir algumas opiniões para um serviço que peguei e estou estudando a melhor solução para o problema.Estou cuidando do website de um colégio e eles já tem um sistema de boletim online para os alunos e pais verem as notas, faltas e tudo mais. Esta parte vou dar uma enxugada no sistema e melhorar o acesso aos dados.O caso é que para alimentar essas informações é feito um caminho muito grande da inserção das informações (notas, faltas - pelos profesores) até chegar no Mysql e assim às páginas php.Atualmente os professores digitam as notas em uma planilha do Excel já pré-definida pelo sistema geral do Colégio (um sistema robusto e muito complexo). Uma vez preenchidas as planilhas os professores passam para a secretária do colégio que dentro do sistema importa todos os dados.Depois disto dentro deste sistema foi feita uma rotima para criar um arquivo .txt com todas as informações de todos os alunos, de todas as matérias, de todos os professores para ser importado para a internet. Então um rapaz pega o arquivo .txt joga no servidor e importa os dados para o MySQL usando o PhpMyAdmin.Só aí as páginas php pegam os dados para exibir aos usuários.Portanto, o desafio é facilitar toda esta caminhada para que não seja necessário a secretária e depois um outro funcionário do colégio executar uma série de comandos para que tudo funcione.Tenho pensado fazer um sistema em que os professores estejam inserindo os dados diretamente no MySQL (forms php), mas de qualquer forma essas informações também precisarão ser encaminhadas para o sistema do colégio que usa esses dados para fazer um controle geral dos alunos, portanto, creio que se criar um sistema para os professores inserirem os dados na internet (ou intranet), também vou precisar depois exportar esses dados para Excel ou seja lá o que for.Alquém tem uma sugestão para esta situação.Preciso ter uma rotina que seja fácil para a secretária jogar os dados para o Mysql ou para ela pegar do MySql e colocar no sistema do colégio.Agradeço desde já qualquer ajuda.Até mais

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual o banco de dados deste outro sistem ?Se tiverem condições a melhor forma seria mesmo usar apenas um banco e dados, o professor lançaria as notas direto no sistema e você pegaria estes dados e disponibilizaria na web.Mas daí, além de hw vai precisar talvez altera este outro sistema.Mas acho que seria a melhor solução.

Compartilhar este post

Link para o post

isso mesmo que o walace falou, mas caso eles precisem do tal txt ou ateh mesmo em xls você pode exsportar os dados posteriomente para algum tipo de arquivo que seja utilizado pelo controle do colegiosei q no SQL Server da para fazer select de uma planilha do Excel e tb exportar os dados para tal agora no MySQL desconheço se pode

Compartilhar este post

Link para o post

Olha pelo que conheço de sistemas multiambientes quando se precisa de Web e controle fora dela, o certo é criar um portal onde teria a parte "externa" internet e a parte interna "intranet". Sendo utilizado um banco de dados só. Não faz sentido utiilizar as mesmas informações em mais de um banco. Em algum momento poderá ocorrer inconcistência dos dados, ou seja os bancos possuirem dados diferenciados. Outro fator sem dúvida é a trabalheira para alimenta-los. Pela intranete os professores alimentariam direto o sistema.lógico tudo isto com muito ccuidado na segurança com senhas fortes e utilizando diretório seguro https. Ou ainda tipo um sistema que tenho, além da senha e usuário o sistema pede uma chave que só cliente possui e que existe no banco de dados para conferir, tipo um login duplo. Pois esta história de que "alguém pegou a minha senha e entrou no sistema" não me serve. Só vai poder entrar no sistema quem possuir a chave, sendo que é diferente para todo o usuário dá intranete.Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.