Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Negrito

Forecast Online

Recommended Posts

Ola Pessoal,

Em 1º lugar quero agradecer a ajuda que estou tendo, em outros topicos que criei, realmente o pessoal aq é bem receptivo e humilde para ajudar a todos !!!

Bom, eu gostaria de compartilhar com voces a ferramenta que estou desenvolvendo, que acredito ser de muito importancia para todos o Gerentes de Contas/Negocios , como eu :-)

Sou formado em Eng. da Computação , mas tenho poucos conhecimentos tecnicos , principalmente na parte de programação. Meu negocio sempre foi infra-estrutura , porem ha 10 anos trabalho na area comercial de grandes empresas e multinacionais , onde ha uma carencia muito grande de controle de clientes em todos os aspectos.

Sendo assim , resolvi montar um sistema online , chamado de Forecast , acho que o mais conhecido por todos é o Contact Management , onde ele gerencia a sua carteira de clientes , news , chamados , produtos , comissões , enfim ...

Comecei a ler ASP e Access ha 1 mes , e ja sai desenhando e programando ... ainda tudo muito cru, mas pelo menos andando ... rsrs ...

Porem estou chegando numas fases mais avançadas e estou me deparando com situações que ja esta indo muito alem do esperado.

Então já que tenho q estudar , ler , pesquisar , enfim , eu gostaria da ajuda de voces , ate mesmo por que eu quero disponibilizar o codigo no futuro para todos poderem usar e controlar os seus clientes, então eu gostaria de saber se o ASP e Access , sendo que o BD dificilmente chegará a 2Mb num futuro e se chegar esse gerente estara rico de tantos clientes para cuidar .. rsrs ... então , estou no caminho certo ?? - Ou devo pensar no SQL e .NET ???

A ferramenta ja esta bem adiantada e alguns itens já estão funcionando, são:

- Autenticação (Login e Senha) para entrar na ferramenta , controle via banco de dados;

- Cadastro de clientes;

- Cadastro de produtos;

- Cadastro de origem de clientes;

- Ver cadastro de emails (informativos e propagandas) enviadas aos clientes.

Segue um link com o Print Screen do Banco de Dados e dos relacionamentos.

Imagem Postada

e

Imagem Postada

Até o momento eu só criei as telas de cadastro da ferramenta , a parte de consulta ainda nao existe , e edição só pode ser feita no item de configuração , que é coisa simples , na verdade é para alterar email , senha , nomes ... enfim ...

Bom, aguardo um retorno de voces para assim eu ir podendo trocar mais informações e mostrando um pouco mais desse desenvolvimento e da idéia !

Abraços e desde já agradeço a atenção de todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja a minha opnião!!

Pós

- Pelo que pude perceber, você já começou a estudar ASP e Access então está no caminho certo.

- Sendo de fácil "entendimento" e como seu projeto está em andamento, com certeza é a melhor ferramenta para desenvolvimento( na minha opnião...sem polêmicas, por favor!!)

- Como você disse que não irá haver grandes "quantidades" de clientes, então para um atendimento rápido e eficaz você está no caminho certo.

Contras

- Hoje podemos dizer que não existe mais o ASP, e sim o ASP.Net

- Com certeza é uma ferramenta que está disputando a preferência dos desenvolvedores juntamente com o JAVA.

- Para um sistema corporativo como o seu, seria uma ferramente de "garantia" maior de segurança e armazenamento dos dados, já que o Banco de Dados a ser utilizado seria o SQLServer

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Bruno,Obrigado pelo retorno !Realmente , eu ouvi falar muito do ASP.NET com SQL , mas como estou mais familiarizado com o DW8 e Access , resolvi começar com eles. Mas nada impede de partir partir para essa plataforma. Ja que tenho que por a mão na massa mesmo , vamos fazer o ideal , ou pelo menos , uma ferramenta que permite um "crescimento" no futuro.Não quero chegar la pra frente , e os usuarios falarem que esta lento ou que precisa aumentar campos e recursos e eu não poder mexer , por que ela esta toda engessada ...Eu vi que o pessoal por aq , ainda gosta muito de ASP puro , e como minhas ideias são grandes e com o pouco conhecimento e recordações que tenho de lógica , estou conseguindo me virar com as apostilas que peguei de ASP na internet.Uma ferramenta boa para o ASP.NET é o Visual Studio da MS né ?Parece que a instalação dele já vem com o SQL 2005 express embutido.Eu ouvi falar que o ASP.NET é uma linguagem compilada né ?Bom, hoje, mesmo eu usando o DW8 , muitos comandos e recursos ASP, eu tenho que fazer na unha , claro depois de ler um bucado as apostilas ... rsrs ... Um formulario de cadastro por exemplo , tive que montar o layout no DW8 , até ai foi facil , agora fazer os processos de imput no BD , vixe ... como foi trabalhoso ... :-(Sera q no ASP.NET usando essa ferramente , eu teria mais agilidade ?Agradeço pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza!!O ASP.Net veio pra "facilitar" a vida do desenvolvedor e como eu havia "escrito", o .Net e muito mais robusto e muito mais "ágil" no seu processo de desenvolvimento em relação ao ASP tradicional.A única coisa, que considero "chata" e a instalação do VS, mais como a "rapadura e doce mais não é mole" então...

Compartilhar este post

Link para o post

rsrs ...Puxa, voce esta me animando a mudar ! :-)Agora vem aquele perguntinha basica ... - Vou perder tudo oq ja fiz ?- Ou terei proveito de alguns itens ?Como ainda estou na fase inicial , não vou me desanimar muito .. pode falar ... rsrs ... Sobre a linguagem dele , é equivalente ao ASP né ?Já to vendo que vou ter q buscar umas apostilas de ASP.NET .... kkk ... Abraços e obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

bom, minha opinião. Se você está iniciando em asp, então vai direto para o .net. A aplicação não fica lenta, pelo contrário, simplesmente fantastico o resultado dessa nem tão nova ferramenta. Se possivel use C# para .net. Nada impede de você usar o DW8 para criar aplicações .net, mas você tem que conhecer bem o framework para poder programar. Te garanto que se souber trabalhar com os recursos do VS2005 você faz essa sua aplicação em menos tempo que se fosse em asp....creio que em levaria 1/3 do tempo e um resultado muito mais rapido e moderno.Vai de você querer pular direto para a tecnologia que promete ser o futuro da web ou ficar no asp que é muito bom, mas "ultrapassado" para as corporações, mesmo para uma aplicação de pequeno porte.Access então....se possivel pula fora, se quiser usar o .net com access também não tem problemas.boa sorte na escolha.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Jonathan,Acabei de leu uma breve apostila de 25 paginas , apenas introdução do ASP.NET ... Realmente, innnnncriiiiiiivel ... rsrsPuxa, se eu estivesse lido antes, acho que teria ido direto pra ele .... rs ... Pelo que vi , ele parece ter uma interface amigável, de facil entendimento e programação. Vi que alguns recursos de programações , são bem diferentes do ASP , acho que deve ser o tal do C# que voce mencionou. Alem de outros recursos , como XML e Java.Pelos exemplos aplicados , eu fiquei de boca aberta ... rsrs ... , muito mais facil para criar um Formulario e atribuir os campos de leitura e gravação em um banco de dados , realmente incrível !!! Bom, agora vem aquelas minhas duvidas no post anterior , pois pelo que vi , acho que vou ter q recomeçar não é mesmo ??? Não encontrei nda que possa reaproveitar oq eu fiz usando o ASP.NET , talves o BD Access , que eu poderia manter ele e caso amanha seja necessario , eu migre para o SQL , mas os d+ itens , acho q terei que refazer :-(Agora , uma coisa importante , nos temos provedores para suportar um ASP.NET 2.0 ?? - Pois pelo que vi , ele usa DLL´s , e pelo que sei , se tiver que registrar uma DLL em algum servidor/provedor de hosting , a maioria não irá permitir. Sera que para oq eu quero fazer , vou chegar a ter q usar uma DLL , ou não será preciso ??Desde já , agradeço pela ajuda e orientação.Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade é assim...realmente usa dll, mas não precisa instalar nada no servidor, você só tem que cuidar uma coisa.....essas dll estão dentro do chamado framework(são bibliotecas que contem rotinas e funções, as dlls). Pois bem, no momento existem 2 frameworks da microsoft possiveis nos hosts....a versão 1.1(mais simples e utilizada principalmente no VS2003 e pouco no VS2005) e a versão 2.0(VS2005).mais um conselho.....use o VS2005 e framework 2.0 pois contem mais recursos e praticidade. Se você quer programar em asp, não tem problema(mudam algumas sintaxes em relação ao asp), indiquei o C# pois é a linguagem que a microsoft tem como "prioridade" e onde você encontrará muito mais exemplos e respostas para suas duvidas. Esqueça o uso de recordsets...no .net usamos o dataset que é mais rapido, facil de fazer a manutenção e muitas vezes não precisamos nem escrever o sql.

Bom, parece que você já tem algo pronto em asp, então acho melhor você concluir em asp e pensar numa versão em asp.net pra não colocar o trabalho que teve fora.Se você se interessou pelo .net entre no forum sobre .net aqui no imasters e não deixe de visitar esse site http://www.macoratti.net

Qualquer duvida a mais post novamente http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Opa amigo,.NET é maravilhoso... Linguagem de grande porte, não tem como comparar com ASP. Mas pelo que você me contou, acho q NO SEU CASO, seria melhor você concluir sua aplicação com o ASP.Veja bem, o ASP com Access, de fato, não é uma escolha legal pra uma opção corporativa, principalmente se você for um consultor e tiver que vender seu produto.Porém tempo é dinheiro. Se sua idéia é tão maneira, eu acho que primeiramente você deve concluir sua aplicação e botá-la para funcionar e após a(s) primeira(s) venda(s), você pode investir num desenvolvimento melhor.Aprender C# assim, não é uma tarefa fácil. É uma linguagem de sintaxe difícil e disciplinada comparada com visual basic.Além de tudo, fora o Access, não tenho nada contra um ASP bem feito. A pouco tempo fiz uma aplicação pra intranet em ASP e ela ficou 10. Uma opção é utilizar componentes COM+ (fzr as regras de negocio num componente), oq agiliza bastante a performance, principalmente no acesso a dados.Bem, é isso, pese bem o fato do tempo x solução e tome sua decisão.Abrazzz

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Jonathan,

Obrigado pelas dicas !

Realmente, a primeira lida e impressão dessa ferramenta, foi incrivel !

Como estou no inicio do desenvolvimento , acho que vale a pena partir para ASP.NET direto.

Eu tava com a mentalidade desses comandos basicos , recordset , response , request ... e blabla ... , mas pelo visto usarei pouco eles , ou melhor , quase nda ... pq ela faz tudo.

Nesse tutorial eu li sobre o Dataset , Grid , etc ... realmente é incrivel ... to te falando , to de boa aberta aq ... kkkkkk

Pelo menos estou no site certo , pois estou vendo no Marcoratti essas infos e outras no Apostilando.

Bom, vou seguir as orientações dos senhores e vou para VS2005 com C# , apesar de nunca ter programado na vida , vai ser bom pra aprender, entender e talvez algumas informações poder usar no meu dia-a-dia , pois trabalho na area comercial de TI.

Apenas uma duvida , posso usar o MS-Access né ? - Depois eu posso migrar a base para um SQL que automaticamente a aplicação irá funcionar né ? - Ou ela cria funções especificas para uma base e outra ???

Obrigado pela ajuda e arriba ASP.NET :P http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif :D :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Opa amigo,.NET é maravilhoso... Linguagem de grande porte, não tem como comparar com ASP. Mas pelo que você me contou, acho q NO SEU CASO, seria melhor você concluir sua aplicação com o ASP.Veja bem, o ASP com Access, de fato, não é uma escolha legal pra uma opção corporativa, principalmente se você for um consultor e tiver que vender seu produto.Porém tempo é dinheiro. Se sua idéia é tão maneira, eu acho que primeiramente você deve concluir sua aplicação e botá-la para funcionar e após a(s) primeira(s) venda(s), você pode investir num desenvolvimento melhor.Aprender C# assim, não é uma tarefa fácil. É uma linguagem de sintaxe difícil e disciplinada comparada com visual basic.Além de tudo, fora o Access, não tenho nada contra um ASP bem feito. A pouco tempo fiz uma aplicação pra intranet em ASP e ela ficou 10. Uma opção é utilizar componentes COM+ (fzr as regras de negocio num componente), oq agiliza bastante a performance, principalmente no acesso a dados.Bem, é isso, pese bem o fato do tempo x solução e tome sua decisão.Abrazzz

Olá Bittencourt,Só peguei sua resposta depois que eu respondi ao Jonathan.Bom, sei que terei um grande desafio ... , não quero me tornar um desenvolvedor ou programador EXPERT , desenvolvendo uma ferramenta de trabalho , para me organizar e agilizar meus contatos e processos , ficarei muito feliz.Não to desenvolvendo para comercializa-la ... so quero poder compartilhar minha experiencia de 10 anos na area comercial , que precisamos ter uma boa ferramenta para controlar isso.Sem que existe muitas no mercado , mas nao encontrei nenhuma via web ... e como tudo hoje , anda indo para a internet , então o por que nao melhorarmos não é .... !?!?! :-)Tenho pouquissimos conhecimentos em programação , na faculdade eu estudei um pouco de tudo, Delphi, VB, C, Pascoal, SQL , mas nao me lembro mais, aos poucos vamos pegando novamente o fio dos negocios .. rsrs ... sei q vai ser dificil , mas so quero poder aprender o necessario para q eu possa desenvolver a ferramenta.Ja que eu posso misturar as programações no ASP.NET , com VB, ASP e C#, etc ... acho que vai dar uma boa salada de frutas .. ;-pBrincadeirinhas a parte ... acredito que vou precisar muito da ajuda do pessoal por aq , nessa nova empreitada, que por sinal ja estou gostando da receptividade do pessoal aq no iMASTERS.Bom, enquanto a minha ferramenta nao fica pronta, vou usando meu Excel .. rsrs ... mas espero ate inicio de 2007 estar com ela pronta !!! Abraços e obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores,Entrei no site da Microsoft para fazer o download , e la nos temos varias opções:- VS Web Developer- VS Basic- VS C#- VS C++- VS J#E agora , qual deles ? - O C# ou o Web ?Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Jonathan,Obrigado pela dica !Imaginei que fosse ele mesmo e ja comecei a abaixa-lo ja tem 1:30hrs ... e ainda esta na metade, tambem selecionei tudo que podia e mais um pouco ... rsrsBem que o Bruno disse q a instalação é chatinha !Bom, acredito que daq pra frente, as duvidas com certezas só irão aparecer ... e vou postar la no Forum de .NET para ficar mais facil e direcionado.Obrigado pelas infos.Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.