f r e a x 0 Denunciar post Postado Novembro 3, 2006 Pra que carregar textos .txt de fora? - Muito mais fácil de atualizar os textos do site. - Não precisa ficar abrindo o .fla. - Da para mudar a cor do texto qlqr hora, coisa que não dá para fazer com a mesma caixa de texto, sem ser o "static text". - Mas o "static text" traz o texto meio "embassado". - Da para por link na parte do texto que você quiser. - ... Pra que colocar link com ações de action? - Você não fica limitado somente a links de abrir páginas, da pra comunicar o texto com o flash. - No meu caso eu queria que uma parte do texto tivesse um link para ir ao frame 5. - ... 1º) Criando o txt externo. a.) abra o bloco de notas. b.) escreva o código abaixo. &papainoel=<font color="#ff0000">Esse é o texto do papainoel,</font><u><font color="#000000"><A HREF="asfunction:natal2007">hohoho</a></font></u><font color="#ff0000">, feliz natal!</font>&coelhinho=<font color="#33ff00">Esse é o texto do coelhinho,</font><u><font color="#000000"><A HREF="asfunction:pascoa2007">cenouras</a></font></u>,<font color="#33ff00"> feliz páscoa!</font> c.) salve o documento como texto (extensão .txt). Explicando esse primeiro passo: 1. Criei 2 variáveis chamadas papainoel e coelhinho, para identificar os textos posteriormente. 2. Neste texto você pode usar algumas tags de HTML, neste caso usei de cor, link e sublinhado. 3. Esse link diferente o "asfunction:", é para chamar uma função que estará dentro dos actions do flash. 2º) Arrumando o flash. a.) abra o flash. b.) crie um novo documento. c.) pega a ferramenta de criar caixas de texto. (aperte a letra"T") d.) crie duas caixas de texto de tamanho "legal",em qlqr lugar do palco. e.) pega a ferramenta de selecionar coisas. (aperte a letra"V") f.) selecione uma das caixas de texto, aperte control+f3, isso vai abrir a propriedades dessa caixa, no campo "var", escreva papainoel, e habilite a opção "render text as HTML", para renderizar o texto como sendo HTML. g.) faça a mesma coisa na outra caixa, mas agora ao invés de escrever papainoel, escreva coelhinho. h.) clique no frame 5 e aperte F6, faça alguma coisa neste frame, desenhe uma arvore de natal por exemplo. i.) clique no frame 10 e aperte F6, faça alguma coisa neste frame, desenhe um ovo de pascoa por exemplo. Explicando esse segundo passo: 1. As caixas de textos que criamos vão chamar os textos do arquivo .txt 2. Fizemos umas artes nos frames 5 e 10 como exemplo, o link do texto será apontado para esses frames, como veremos na 3 etapa. 2º) Código Action Script. a.) clique no frame 1, aperte F9 b.) copie o codigo abaixo e cole neste lugar. ***** O código está todo comentado para melhor entendimento e estudo ... // Parando o filme.stop();// Este código habilita os acentos e outros caracteres do texto .txt que vamos chamar.System.useCodepage=true; // Puxando o texto .txt de nome texto.txt no level 0, você pode trocar o nome do arquivo para qualquer outro.loadVariablesNum('texto.txt',0);// Agora vamos criar uma função com o nome natal2007, você pode trocar este nome de acordo com sua necessidade.// Esta função vai ser o que vai acontecer quando clicar no link natal2007 que fizemos no arquivo .txt.function natal2007(){ // aqui você coloca o que vai acontecer quando a função for chamada, neste caso falei para ir ao frame 5. gotoAndStop(5);// fechando a função.};// Agora vamos criar uma função com o nome pascoa2007, você pode trocar este nome de acordo com sua necessidade.// Esta função vai ser o que vai acontecer quando clicar no link pascoa2007 que fizemos no arquivo .txt.function pascoa2007(){ // aqui você coloca o que vai acontecer quando a função for chamada, neste caso falei para ir ao frame 10. gotoAndStop(10);// fechando a função.}; Gere o .swf e coloque na mesma pasta do .txt .... testem e vejam !!! Aproveitem !!!!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Antoniosp 2 Denunciar post Postado Novembro 4, 2006 Beleza, valeu! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
InSaNe 0 Denunciar post Postado Março 5, 2007 freax, dá um help aqui. eu gostaria de fazer isso, só que dentro de um MC. É possível? Eu testei de diversas maneiras e assim também, mas nunca consigo fazer o texto ser lido quando faço isso dentro do MC. Se eu fizer direto na cena, funciona direitinho, mas qnd insiro no MC, o texto não é lido e o campo fica vazio. Onde que eu to errando? vlw... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
letiu 0 Denunciar post Postado Julho 2, 2007 Tb estou com a mesma dúvida que o InSaNe... Não tem como fazer o txt carregar dentro de um MC?!... por que eu gostaria de fazer uma barra de rolagem. Alguém tem alguma dica?!? Tem como fazer uma barra de rolagem no texto?! sem usar um MC?! Aguardo resposta!!! Qualquer coisa ajuda.... VLw!!! Edit.... Agora eu entendi como chamar o txt para um MC... LoadVariables("texto.txt", "carregado"); // carregado é o mcSystem.useCodepage = true;Mas eu ainda não estou conseguindo fazer uma barra de rolagem, ao colocar um "Mask" no MC, o texto não aparece...Alguém tem idéia do que está acontecendo?! Edit.... Tem como mascarar um Dminamic Text, onde dentro tem uma imagem?!? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Eder Fortunato 15 Denunciar post Postado Julho 3, 2007 testa isso caixa_txt.embedFonts = true Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marthinha 0 Denunciar post Postado Março 7, 2008 http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Eu estava procurando exatamente isso... Valeu! :rolleyes: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Uriel Juliatti 0 Denunciar post Postado Março 12, 2008 Como configura o HTML do txt? Eu fiz aqui no meu e não deu certo... Apareceu isso dentro da caixa de texto: ¬ícias_txt=<font color="#ff0000">Esse é o texto do papainoel,</font><u><font color="#000000"><A HREF="asfunction:txt">hohoho</a></font></u><font color="#ff0000">, feliz natal!</font> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Eder Fortunato 15 Denunciar post Postado Março 13, 2008 você segui esse passo do tutorial: f.) selecione uma das caixas de texto, aperte control+f3, isso vai abrir a propriedades dessa caixa, no campo "var", escreva papainoel, e habilite a opção "render text as HTML", para renderizar o texto como sendo HTML. []´s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites