Exemplo que querystrig passa a passo volume 02
Olá a todos...cá estamos nós para mais um tuto.
Esse de novo é sobre querystring só que de um maneira, vamos dizer assim, “mais prática e funcional.â€.
Bem, não vou entrar em detalhes explicando cada linha de código....no final deste exemplo você mesmo vai entender, beleza.
Bom para este exemplo vamos precisar de 05 arquivos:
query.php
home.php
index.php
link01.php
link02.php
e uma pasta criada na raiz do seu site com o nome de pasta01.
Abra o aquivo query.php e faça o seguinte código:
<?php $sub = isset($_GET['sub']) ? $_GET['sub'] : ".";$secao= isset($_GET['secao']) ? $_GET['secao'] : ".";$inc = file_exists($sub."/".$secao.".php") ? $sub."/".$secao.".php" : "home.php";include_once ($inc);?>Agora salve esse arquivo. Edite o arquivo index.php com uma tabela que contenha um topo,um menu lateral e um meio vazio.No topo coloque uma frase ou uma imagem (é só para exemplo ok!) no menu lateral crie 3 links (Home - link01 - link02).
Em home link normal para index.php.
Em Link01 link assim ?secao=link1
Em link02 link assim ?sub=pasta1&secao=link2
...tá meio confuso mas você vai entender ;D
Lembra daquele espaço em branco da tabela que criamos (posicinado no meio)??? faça um include do arquivo query.php, assim:
<? include("query.php")?>.
Até agora beleza... Agora edite o arquivo link1.php coloque algo do tipo "Seção link01" e salve.
Agora edite o link2.php e coloque algo do tipo "Seção link02" salve e REMOVA-O PARA A PASTA QUE CRIAMOS no nosso exemplo, pasta01.
No home.php coloque MINHA PAGINA PRINCIPAL.
Agora no seu servidor local, ou nao, chame nossa index.php e veja o resultado.
Explicando melhor..nessa query nao vamos mais ficar colocando else atraz de else para secoes e subsecoes... apenas temos que linkar os arquivos
assim ?secao=MEU_ARQUIVO.PHP e para as subsecoes assim ?sub=NOME_DA_PASTA&secao=MEU_ARQUIVO_QUE_TÁ_DENTRO_DA_PASTA_EM_QUESTAO. Assim é bem mais
fácil criar links dinâmicos.
Esse exemplo tá AQUI Ó! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif
Discussão (7)
Carregando comentários...