Um sistema para vários clientes
Olá pessoal,Estou desenvolvendo um sistema no qual alugarei para diversas empresas. Inicialmente, para cada cliente eu crio um database e uma pasta no servidor para os arquivos da aplicação.Estou querendo converter este sistema para um núcleo só, ou seja, todos os clientes executam a mesma aplicação, mudando apenas a database de um para outro, para facilitar o suporte, já que quando atualizo o sistema tenho que atualizar os arquivos dos clientes um a um. Usando um núcleo só, eu atualizo um arquivo e automaticamente tá tudo atualizado.Tenho algumas tabelas que são 'comuns' entre os sistemas, nas quais contem os municípios Brasileiros, configurações diversas do sistema, categorias, seções, módulos, etc.Minha dúvida é: Como estou querendo deixar uma aplicação para todos os clientes, gostaria de saber como eu deveria organizar a base de dados. Um database central pro sistema e um para cada cliente? um database só e os dados dos clientes tudo na mesma database, separados por uma coluna que especifique que pertence ao cliente X ou ao Y??Pensei em fazer uma database e criar um campo com o id do cliente para separa dados dos sistemas, mas tenho receio que por alguma falha possa me gerar problemas futuros.Espero uma luz de alguém ai...Abçs!
Discussão (3)
Carregando comentários...