Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Void :

Entre e veja mais

Recommended Posts

Olá,

Primeiramente, desculpe pelo tiítulo nada especifico, ele fere uma das regras do forum (não sei o numero).

Coloquei este título, pois não consegui encontrar poucas palavras que possam resumir a minha dúvida.

Possuo duas dúvidas, que na realidade não são dúvidas de programação, mas sim de padrões ...

Bem, vamos lá.

Recentemente, eu li na internet um artigo em inglês que continha dicas de quando se deve utilizar AJAX, se eu não me engano, o título do artigo era: "places to use Ajax".

Eu li rapidamente, não me atentei muito a detalhes (meu inglês não esta muito bom :D), mas pude verficar, que na lista entre esses 10 lugares, não estava constando: utilizar ajax para navegar entre páginas no site.

Gostaria da opnião da galera da programação, se ao construir um sistema, um sistema grande, um forum por exemplo, seria interessante utilizar o Ajax para navegar entre as páginas e opções do sistema !?

Segunda dúvida:

Eu sou fissurado por js, pena não poder me aprofundar muito na linguagem.

Estou no meio de um build de um sisteminha, e como a maioria do sistema, este possui links :D

Eu acho meio "deprecated" colocar o onclick="java script:chamafuncao();" ou href="java script:chamafuncao();"

Sera que eu estou viajando !?

Eu estava pensando em ao invés de colocar os eventos direto no objeto, se seria interessante a criação de listeners na página, como se fosse o ActionListener em JAVA.

Não sei se voces perceberam, mas estas duas dúvidas possuem uma relação entre si.

Quando ressaltei onclick="java script:funcao()" essa função "funcao" que me refiro é responsável por navegar entre as páginas do sistema utilizando ajax.

Sacaram !?

É isso ae galera, gostaria de uma opnião, de um padrão utilizado hoje, etc etc ...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A melhor forma de inserir eventos em objetos na página é como o thiago falou: através de eventListeners.

function addEvent(obj, evType, fn){	   //adiciona evento, versao crossbrowser	   //retirado de http://elcio.com.br/crossbrowser/#7	   if (obj.addEventListener){		  obj.addEventListener(evType, fn, true)}	   if (obj.attachEvent){		  obj.attachEvent("on"+evType, fn)}	   }

Sobre ajax, não acho legal usar ele pra reinventar o que o navegador já faz pra nós que é navegar entre a página. Pra que reinventar o link?? Já existe a tag <a> para agente, não há motivo para substitui-la por uma função javascript complicadíssima.

Ajax é pra facilitar a experiencia do usuário e não pre inventar moda. Eu concordo muito com você Void.

Mais sobre minha opinião: http://elmicox.blogspot.com/2006/10/ajax-u...om-moderao.html

Blog do brodi juliogreff: http://juliogreff.wordpress.com/2006/10/23...acessibilidade/

Compartilhar este post

Link para o post

revivendo o tópico, é que só agora eu pus em prática a idéia do listener.então, nao tem como eu passar um parametro pra função micox !esse attachEvent não permite a chamada de uma função com parametro!ai eu fico engessado!----edit-----beleza. ja consegui !

Compartilhar este post

Link para o post

revivendo o tópico, é que só agora eu pus em prática a idéia do listener.então, nao tem como eu passar um parametro pra função micox !esse attachEvent não permite a chamada de uma função com parametro!ai eu fico engessado!

Confesso que trabalhar com eventListeners é a coisa mais chata (e um pouco difícil tambem) que já inventaram hehehe.Mas como eu considero como sendo o certo, tenho que trabalhar com ele heheh.

beleza. ja consegui !

Pra quem tiver a mesma dúvida sobre chamar passando parametros:
function addEvent(obj, evType, fn){	   //adiciona evento, versao crossbrowser	   //retirado de http://elcio.com.br/crossbrowser/#7	   if (obj.addEventListener){		  obj.addEventListener(evType, fn, true)}	   if (obj.attachEvent){		  obj.attachEvent("on"+evType, fn)}	   }addEvent(window,"load",function () { suaFuncao(seu_parametro); });

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.