Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jgarcia

Cuidados ao navegar na net.

Recommended Posts

Decidi escrever este artigo após perceber que, infelizmente, e apesar de toda a informação disponível, os internautas continuam caindo em golpes antigos e tão manjados de Engenharia Social.

 

MENSAGENS FRAUDULENTAS.

 

Todo dia recebo e-mails fraudulentos (eu e mais meio mundo). Quer exemplos? Veja alguns deles:

 

Você acabou de ser sorteado!, Sua conta no Orkut foi cancelada, Você acaba de receber um cartão de amor, Seu CPF foi cancelado (esse golpe é muito velho), Olá! Veja as fotos de nosso último encontro (acompanhado da foto de uma mulher muito bonita), Você acaba de receber um cartão UOL, Sua conta na Fininvest foi bloqueada, Olha o vídeo da Galisteu, Olha o vídeo da Juliana Paes, etc....

Ora, porque cargas d’água, eu, em meio a centenas de milhares de pessoas, teria sido contemplado com um carro 0Km? E pior, porque o aviso se daria via e-mail? Coincidência? Claro que não. Está clara a má intenção de quem enviou este e-mail. Não se deve clicar nos links de tais mensagens, nem tampouco abrir arquivos executáveis contidos em corpos de e-mail, mesmo que este advenha de um amigo.

 

Outro fato comum na maioria dos e-mails fraudulentos é a escrita sem obediência às normas gramaticais. Verifica-se a presença de erros crassos, tais como: CoMtemplado, PrIfIrir, PraSer, ou seja, os bandidos virtuais faltaram a todas as aulas de Português. Não é de se estranhar que uma grande empresa envie um e-mail repleto de erros gramaticais? Claro que sim, mas o internauta não leva isto em consideração, pois está acostumado a escrever naum, funfa, masss, e os erros acabam passando desapercebidos, porém mesmo quando são detectados o internauta prefere os ignorar.

 

HÁBITOS RUINS.

 

Bem, outro fator de contaminação reside nos hábitos dos internautas, pois é comum a utilização de softwares P2P (baixar Keygens e Games) e de outros artifícios para burlar sistemas e empresas, porém tais técnicas são extremamente perigosas à segurança do PC.

 

Ora, porque o Cracker expõe tais informações na rede? Porque é “bonzinho”? Não! Porque ele quer invadir máquinas, roubar dados financeiros, criar redes zumbis, etc... Sabe qual é o meio mais fácil para ele fazer isto? Embutir códigos e/ou utilizar-se de falhas para instalar Malwares nas máquinas dos milhares de internautas que utilizam páginas de downloads e softs P2P. Uma pesquisa recente demonstra que 43% das páginas de downloads instalam programas maliciosos. Vale a pena correr o risco? Acredito que não.

 

EVITANDO PROBLEMAS.

 

Diante do exposto creio que o internauta tenha percebido como proceder, a fim de evitar contaminações ou prejuízo real ao navegar pela net, mas mesmo assim vou deixar algumas dicas:

 

1) Quando receber e-mails com mensagens suspeitas nunca clique em links ou abra arquivos executáveis.

 

Há um meio de saber se o arquivo a ser baixado possui um malware (somente usuários experientes): se clicar no executável, peça para Salvar como e coloque-o na Área de Trabalho. Depois submeta o arquivo ao site VirusTotal. Ao final da análise você saberá se o arquivo é ou não confiável.

 

2) Quando receber e-mails com imagens em que há o pedido CLIQUE AQUI PARA BAIXAR ou algo semelhante, pouse o mouse sobre a imagem, dê um clique direito e depois em Propriedades. Verifique-as. Observe que a imagem deve estar em um site da empresa que, supostamente, o enviou, por exemplo, se o e-mail for da UOL, a imagem e os links contidos deverão estar em www.uol.com.br/xxxxx e nunca em www.gratis.com.br/imagem.exe. Observe também a extensão do arquivo, pois uma foto jamais possuirá extensões .exe, .scr, .cmd.

 

3) Não clique em links contidos no Orkut.

 

4) Não clique em links que saltitam em sua tela por meio do MSN ou afins.

 

5) Não acredite em sorte na net. Você acaba de ganhar um Ipod!

 

Fez a verificação citada no item 2? Já sei, você clicou no link diretamente. Não era para ter clicado. Está vendo como é fácil enganar as pessoas. Este tipo de contemplação não existe.

 

6) Desconfie até mesmo das inúmeras mensagens de Natal e Próspero Ano Novo que receberá até o fim do ano (os bandidos adoram utilizar datas como estas para enganar).

 

Espero que o meu humilde texto ajude a conscientizar os internautas quanto ao uso seguro da net, bem como sirva para evitar que bandidos virtuais se utilizem da boa vontade das pessoas.

 

Abraços a todos.

 

José Carlos Moura Garcia Junior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Está muito bom o texto jgarciaSimples, didatico e diretoParabens

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom... parabéns pelo texto! :clap:

 

Vou aproveitar o tópico pra dar mais uma dica:

 

Quando forem encaminhar e-mails de piadas, correntes, etc., coloquem o endereço dos seus amigos no campo de cópia oculta (Bcc). Nunca no campo "para" ou "cópia para". Deixem no campo "para" somente o seu e-mail... desta forma, dificultaremos bastante o trabalho dos spammers, pois eles se beneficiam dos e-mails que chegam até eles contendo o endereço de dezenas de pessoas. Inclusive, eles mesmos são os criadores de muitos desses e-mails... principalmente aqueles com um forte apelo emocional, que termina sempre com o "repasse esta mensagem a todos os seus amigos". Quantas vezes vocês já receberam mensagens assim? Não duvido que uma história ou outra seja até verídica, mas podem ter certeza de que a grande maioria é falsa...

 

Se todos tomarem esse cuidado, não receberemos tanto spam... e, conseqüentemente, estaremos menos sujeitos a clicar num link mal intencionado que chegou à nossa caixa de mensagens. ;)

 

[]'s!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi esquecido de citar o suposto email das lojas americanas dizendo q seu cpf eh invalido <_<Ótimo artigo, o pior eh q ainda tem burro que cai nessas palhaçadas[]'s :natal_noel:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo muito bom o tópico, gostaria de saber se posso repassar esse tópico em outros fórums, com seus créditos?Pois eu achei ele de grande importancia para todos os usuários da internet.Aguardo Resposta.Abraços HeNnEt 8)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Amigo muito bom o tópico, gostaria de saber se posso repassar esse tópico em outros fórums, com seus créditos?

Pois eu achei ele de grande importancia para todos os usuários da internet.

Aguardo Resposta.

 

Abraços HeNnEt 8)

Pode sim, mas eu gostaria que você enviasse os links (via e-mail), a fim de que possa saber onde foram efetuadas as postagens, ok. :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Amigo!

 

<!> Já foi Pinado?Se não foi,deveria!

<!> A conclusão dos Tópicos seria enriquecida com a leitura,pelos usuários,deste artigo.

<!> Artigo muito bom e elucidativo.Parabéns! :thumbsup:

 

Sem Mais!

DigRam

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente artigo!Pena que muitas pessoas desrespeitem essas regrinhas basicas(minha irma fez o favor de desrespeitar umas 2 ou 3 na minha conta de administrador do computador... to tentando resolver até agora)Poderia ter falado um pouquinho sobre entrar em paginas suspeitas com o IE também... ActiveX nunca é muito seguro.Parabéns!Tenho certeza que ajudou muita gente, e deu alguns bons puxões de orelha naqueles usuarios mais velhos que sabem de tudo isso mas preferem ignorar às vezes, acho que todos fazem isso uma vez ou outra hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo artigo

 

 

Só pra acrescentar outra forma são as mídias(CD,DVD etc...)

"Minha internet tá segura, como isso aconteceu?"

 

muitas vezes um usuário não tem noção do que está carregando e acaba espalhando uma praga, mesmo sem estar conectado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.