Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Xidieh

Botao que vai para varias cenas

Recommended Posts

Caras, tenho um exe que fiz no flash de uma apresentação de uma empresa, onde tem o menu principal e que por ele você entra nso links.E em cada link tem um botao que volta pra este menu.Só que tem dois lugares que chamam uma mesma tela, e eu queria saber se dá pra colocar alguma coisa no botao "Voltar Menu" desta tela, que ela volte para a tela que a chamou.Para eu naum precisar ficar duplicando cena e colocando uma ação voltar em cada botao...Se você naum entendeu direito, me manda um email para marcelo@consulters.com.br e eu te explico melhor...beleza??Estou no aguardo,vou ficar tentando aqui.....valeuMarcelo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Xidieh, eu fiz o seu botão voltar, vou colocar um link aqui pra você baixar, mas é importante você entender o action script, eu vou colocar aqui o código e tentar te explicar a lógica que criei ok?

Bom, eu fiz um menuzinho com 5 botões, sendo que cada botão dá um gotoAndStop() pra cada frame, então antes disso é importante tambem que ele grave onde estava o filme antes de mudar certo?então famos fazer isso pela ação _currentFrame , esse carinha (_currentFrame) ele lê o frame em que você está no palco, então antes de fazer o primeiro botão, eu te acontelho a fazer um campo de texto dinamico, e coloca a var pra ele de "frameanterior" sem as aspas, deixa ele vazio, porque ele vai receber um valor no decorrer do processo.

Então feito o campo dinamico vamos pro código, vamos dizer assim pro botão: Ao soltar o botão (release)

Se você estiver no frame 1;

vá para o frame 1 e pare;

grave o valor 1 no campo frameanterior,

Então o que fizemos aqui ... nós gravamos exatamente o frame que está, no campo de texto, só que temos 5 cenas e mais botões, daí teremos que continuar, então fazemos um "então se", ficaría assim:

Ao soltar o botão (release)

Se você estiver no frame 1;

grave o valor 1 no campo frameanterior,

Ou Se você estiver no frame 2;

grave o valor 2 no campo frameanterior,

Ou Se você estiver no frame 3;

grave o valor 3 no campo frameanterior,

Ou Se você estiver no frame 4;

grave o valor 4 no campo frameanterior,

Ou Se você estiver no frame 5;

grave o valor 5 no campo frameanterior,

Aqui concluimos então o código do botão, você mandou ele fazer o seguinte, se ele estiver no frame 2 ele vai para o frame 1, e grava o 2 que é o frame anterior, assim com todos os frames, daí pro segundo botão será igual só que voê vai dar o goto, direcionando pro frame 2, entendeu a lógica? vou agora postar esse código aqui em action script, veja:

on (release) {

if (_root._currentFrame == 1) {

gotoAndStop(1);

frameanterior = 1;

} else if (_root._currentFrame == 2) {

gotoAndStop(1);

frameanterior = 2;

} else if (_root._currentFrame == 3) {

gotoAndStop(1);

frameanterior = 3;

} else if (_root._currentFrame == 4) {

gotoAndStop(1);

frameanterior = 4;

} else if (_root._currentFrame == 5) {

gotoAndStop(1);

frameanterior = 5;

}

}

Acho que até aqui deu pra entender, você vai dar a mesma ação pros cinco botões, só alterando o goto, o resto fica igual pra todos os botões, só altera os botões, se é o botão pra ir pro frame 2, você coloca goto pro frame 2, se for pro frame 3, você coloca goto pro frame 3, e assim por diante. (no arquivo pra download está completo). agora feito isso, ele já está funcionando, você vai ver no campo de texto dinamico, que ele vai marcar sempre o ultimo frame visitado.

Daí agora vamos criar um botão voltar, esse será mais facil, então crie um botão e a lógica vai ser o seguinte, como você está sempre com a marcação do frame anterior no texto dinamico, você vai ter um valor exato de pra onde ele tem que voltar, então ficaría assim a lógica:

Ao soltar o botão (release)

Se o frameanterior possuir a variavel "1"

Vá para o frame 1 e pare

Ou se frameanterior possuir a variavel "2"

Vá para o frame 2 e pare

E assim por diante até completar os 5 botões, e pronto, está feito seu código pro botão voltar, a action script pra linha acima, é essa:

on (release) {

if (frameanterior eq "1") {

gotoAndStop(1);

} else if (frameanterior eq "2") {

gotoAndStop(2);

} else if (frameanterior eq "3") {

gotoAndStop(3);

} else if (frameanterior eq "4") {

gotoAndStop(4);

} else if (frameanterior eq "5") {

gotoAndStop(5);

}

}

Agora eu só usei o arquivo de texto dinamico "frameanterior" pra te mostrar o funcionamento, porem, se você apagar ele o código continuará funcionando, isso porque o flash vai entender que frameanterior é uma variavel, e ela não precisa ser declarada num texto dinamico, ela funciona mesmo que invisivel, portanto você pode deletar esse layer "DT" texto dinamico ... que vai continuar funcionando esse código, tomare que você entenda a lógica, e consiga fazer sozinha pro seu swf, mas se não conseguir, poste aqui novamente que vou te ajudando, vou colocar agora o link aqui pra você baixar, boa sorte !!!

http://gcarneirinho.sites.uol.com.br/caroleta.zip

abraço,

Carneirinho

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.