Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

c@che br@sil

Report Builder Problemas

Recommended Posts

Amigos, gostaria de algum artigo, dicas, problemas que se passaram com report builder, saber se é confiável, etc pois trabalho com ele e vivo tendo problemas entre fazer um relatório aqui e no cliente sair errado, com difirenças, pulando, sem pular, uma dor de cabeçca imensa

Uso Epson Lx300+ para os testes e no cliente usam outras impressoras. Não era pra sair a mesma coisa? PErcebo a relação entre driver, impressora, layout do report builder (*.rtm)

Outra coisa: é confiável mudar o layout em tempo de execução ou somente em desenvolvimento?

O que vcs indicam para imprimir em matriciais? ZReport, Fortes ? Impressão direta?

Onde encontro documentação, dicas, enfim, conteúdo para este report builder?

sem mais, obrigado!!!!!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu utilizo muito o Report Builder aqui na empresa...

Se você usa grupos nele, verifique as propriedades do mesmo como por exemplo MANTER O GRUPO UNIDO, entre outras...

para Matriciais eu nãoo recomendo...

Utilizo um outro componente, que tb é muito bom, o RDPrint...

gosto muito de usá-lo!!!

qq dúvida é só postar... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Opa amigo, obrigado pela dica.

Aqui algumas informações que encontrei...

Dados pagina oficial - dallas, texas - http://www.digital-metaphors.com/

News Server: news.digital-metaphors.com

http://delphi.newswhat.com/geoxml/forumlis...igitalMetaphors

(Marcos Cantu que hospeda news ou que mantém, +- isso)

Ultima versão 10.05!!!!!!!!!!

(estou com reportbuilder enterprise edition version 7.02, sera compensa trocar, nao sei...)

Encontrei http://www.digital-metaphors.com/tips , estou procurando senha, deve ter boas dicas.

Quanto a dicas práticas me recomendaram:

especifico para impressão matricial , ZReport, Fortes Report

ou então manipular manualmente um arquivo texto enviando-o direto para impressora

- verifique as propriedades do mesmo como por exemplo MANTER O GRUPO UNIDO, etc

- para Matriciais eu nãoo recomendo... (ja nao é o primeiro que fala isso...)

- outro componente, que tb é muito bom, o RDPrint...

Coloco abaixo o que encontrei no forum, estou lendo e resumindo

(muito grande as anotacoes, procurando um ftp free para postar um txt)

mas resumi de http://delphi.newswhat.com/geoxml/forumhis...ilder.tech-tips

ate mais e obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

up - Para mais informações, problemas conhecidos etc

Entrei no forum ja citado acima, peguei varios artigos e dicas praticas que eles propoem, indicam

Estou dando uma "traduzida" para mim.

Me indiquem um lugar que possa postar isso (o ingles e as anotações minhas tb, porque não) pois pode ser uma ajuda para nos mortais obrigados a usar o report builder, que pelo que pude ver, funciona bem, mas as matriciais que não trocam muita ideia com o RB....

Até

Compartilhar este post

Link para o post

Se você não tiver onde colocar para fazer o download manda no meu e-mail:

hugo.slepicka@gmail.com

que ai eu do um up no site lá e coloco o link pra galera baixar...

flw aew!

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, mandarei sim. A parte em português é somente anotações rapidas, não muito bem editadas devido correria mas.... mandarei os dois!!!!!!!!

Ate

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, achei um tutorial que ainda nao tinha visto sobre o report builder e compartilho com vcs. Veja o indice dele no final da mensagem. Pelo que corri o olho, é um tutorial que jtem varios esquemas práticos de como se fazer relatórios. Mas não aborda o que pega no report builder (pelo menos para mim) impressão com matriciais

http://www.acror.com/

neste site tem, é necessário cadadastro. O site está em pt-bra, o arquivo em ingles

No mais, estou fazendo testes ate agora com sucesso usando driver generic text only, configurando ele como se fosse DOS.... Imprimindo em texto, menos dor de cabeça e parece sair aqui e em todas as impressoras.... Quando terminar meus testes posto o que consegui

Outra coisa, alguem tem a revista active delphi 011 ? tem materia sobre report bulder, queria ver algo

Pessoal, tudo e qualquer coisa sobre report builder me ajudem e ajudem outros tb, postando aqui dicas e experiencias

sem mais,

Indice:

OVERVIEWIntroduction	3	Installing ReportBuilder	6	The Best Way to Learn ReportBuilder?	9	A Quick Test Spin	10	Elements of the User Interface	13	Working with the Report Designer	16	The Delphi Component Palette: RBuilder tab	27	The ReportBuilder Component Palette	29	Reporting Basics	31Advanced Techniques	33	Anatomy of a Report	33	Report Engine: One Pass or Two?	35	Printer Setup: Taking Control	36	Printing a Report from a Text File	37	Controlling the Built-In Print Preview Form	38	Replacing the Built-In Print Preview Form	39	Creating a Custom Report Viewer	40	Reports as DLLs	41	ShiftRelativeTo? (Dynamic Report Layouts) 42	Creating Your Own Device	44	Report Templates: Up Close and Personal	45The End-User Reporting Framework	46	What does it do?	46	Technical Breakdown	47	Customizing for Your Database	49Report Tutorials	50	Creating a Report via the Data Tree	50	Creating a Report via the Report Wizard	56	A Simple Report the Hard Way	62	Groups, Calculations and the Summary band	70	Using Regions to Logically Group Dynamic Components	86	Forms Emulation with a WMF image	93	Master  Detail Report	102	Master  Detail  Detail Report	114	Interactive Previewing with Drill-Down Subreports	124	Hooking Reports together with Section-Style Subreports	126	Using Columns to Create Mailing Labels	135	Printing to a Text File	138	Printing from a Text File	141	Using the JITPipeline to Print from a StringGrid	145	Using the Rich Text Component for Mail/Merge	152	Application Tutorials	156Building a Reporting Application	156

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos,

Atualizando o tópico, funcionou o esquema Report Builder x Generic Text Only - Driver para impressão somente texto do proprio windows.

Pelo menos o histórico aqui da firma era:

- Fazia um relatorio aqui, dava problema no cliente por ser outra impressora: aqui pula lá não, la pula aqui não...

- Tamanho da pagina aqui ok lá errado (devido a cada impressora ter uns tamanhos de paginas certos, outras não - umas aceitam tamanho do papel customizado - fora padrão A4, letter, etc, ou seja, diferente - outras não aceitam nem a paulada!!!!)

- E outros probleminhas que atrapalhavam e a relação cliente x desenvolvimento

Agora com:

- Relatorios Layout Report Builder

- Driver generic text only configurado

- Fontes padroes no RB

Me proporciona:

- Posso imprimir em impressoras diferentes (ex LX-300+ e LQ-570+), o mesmo layout com o mesmo driver saindo identico o resultado final (papel), sem problemas de pulo de pagina, erro tamanho etc. Antes com essas impressoras davam diferenças (e não somente com essas impressoras).

Ou seja, impressão direta com comandos primários para a impressora.... Impressão gráfica somente deskjet, laser, até que rola, mas matriciais imprimindo em gráfico = dor de cabeça

Mais detalhes solução (pelo menos até agora):

- Não use campo RichText (mas não testei com toda enfase), pois no espaço ele aparece uns caracteres inválidos

- Espaçamento fica um pouco diferente qdo se trabalha em somente texto, mas se acostuma.

- Evite acentos (mas acho que mudando ANSI do driver dá para usar...)

- Detalhes configuração generic only text driver:

(iniciar / config / impressora / direito no drive generic only text)

nome	  : [Use mesmo nome no Layout do RB e no Driver]papel	 : LetterPaper Feed: <1B>C!		  (*)Font	  : US (ANSI) 1252  (padrão que veio aqui)Digito os comandos em CPI 12, 15, 17 tipo Para LQ 570+ e LX 300+  Select 10cpi  <1B>!<00>  Select 12cpi  <1B>!<01>  Select 17cpi  <1B>!<04>(*)configura para meia pagina tam papel, tem comando para letter inteiro, etc)
- Esses comandos <1B>C! ou <1B>!<00> é o seguinte:

Existem comandos que todos conhecem para controlar a impressora no delphi. Por exemplo mandar para lpt1 comando chr(27)+chr(33)+chr(0) me configura a impressora para 80 Colunas - 10 Cpi (tamanhos colunas e espaçamento, 10 Caracteres por Polegada)

80 Colunas - 10 Cpi

chr(27)+chr(33)+chr(0)

96 Colunas - 12 Cpi

chr(27)+chr(33)+chr(1)

136 Colunas - 17 Cpi

chr(27)+chr(33)+chr(4)

160 Colunas - 20 Cpi

chr(27)+chr(33)+chr(5)

vi em algum lugar da internet que

chr(27) = <1B> (no driver da generic)

chr(33) = ! (digite alt+33, dá !, baaaah)

chr(1) = sei la. ai testei <01> e funcionou....

Ah, lembrei como fiz para chegar que, ex, 80 colunas 10 cpi, comando chr(27)+chr(33)+chr(0) corresponde <1B>! :

Criei projeto delphi

criei text

criei um botão

neste botão, digitei algo assim text1.text := chr(27)+chr(33)+chr(0)

rodei

apareceu um caracter estranho na tela

selecionei com mouse, fui driver, colei a apareceu <1B>! . Analisando conclui o resto...

Portanto

Modo Impressão		  Comandos "Delphi"	   Comandos driver_80 Colunas - 10 Cpi	chr(27)+chr(33)+chr(0)  <1B>! _96 Colunas - 12 Cpi	chr(27)+chr(33)+chr(1)  <1B>!<01>136 Colunas - 17 Cpi	chr(27)+chr(33)+chr(4)  <1B>!<04>160 Colunas - 20 Cpi	chr(27)+chr(33)+chr(5)  <1B>!<05> (nao testei mas deve ser)
- Fontes padroes no RB:

Quando se instala o driver e você indica no RB em Arquivo / Configurar Pagina / Impressora / Impressora o driver gereneric text only

Aparece as fontes padrões:

device font 10cpi

device font 12cpi

device font 17cpi

Ai você usa essas fontes. Onde você usar a fonte device font 12cpi, exemplo, o a impressora vai aplicar a compactacao que você definiu no driver no campo Select 12cpi (no caso <1B>!<01>), pode ser outra. Pegue o manual da impressora, no final, tem tudo isso ai

Creio que é só. Espero que continue dando certo e que possa tb auxiliar outras pessoas

Ate mais!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.