Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wilsoncrescencio

Iniciando um sistema de cadastro

Recommended Posts

Primeiro eu quero agradecer a ajuda q obtive de todos desse fórum, principalmente do Hugo Slepicka, Márcio Theis, Igor Yamashita.

 

Pelas respostas q tive até agora das minhas dúvidas, percebi que elas não são só minhas mas de outros membros.

 

Tendo isso em mente eu tive a idéia de começar do zero... para poder compreender o processo de iniciação e desenvolvimento de um sistema. Conforme eu for desenvolvendo, os moderadores e membros podem ir analisando o projeto e orientando para que siga de uma forma correta e bem orientada.

 

Essa idéia me ocorreu apartir do tópico Configurando uma rede com dominio no Windows Server 2003 , muito bem orientado pelo Igor Yamashita.

 

Acredito muito nessa idéia e sei q será excelente para todos, principalmente para os iniciantes como eu.

 

Como estou trabalhando em uma escola resolvi iniciar pelo cadastro e matrícula de alunos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O desenvolvimento do sistema será por fases: 1ª Fase - cadastramento de alunos, pais, matérias, professores e funcionários, 2ª Fase - Boletim de Notas Bimestrais, Semestrais, Anuais, aprovação e reprovação, 3ª Fase - Backup do Sistema

 

1ª FASE

 

O sistema deve Cadastrar:

• Cadastrar Aluno com os dados: Nome, sexo, nacionalidade, data de nascimento, idade, rg, cpf, endereço, telefone, estado civil, dependentes, escola anterior, série a ser matriculado, ano de matrícula, ano letivo.

• Cadastrar dependentes e relaciona-los com o aluno.

 

• Cadastrar Pai, Mãe, Responsável Financeiro, Responsável Pedagógico com os dados: Nome, sexo, nacionalidade, data de nascimento, idade, rg, cpf, endereço, telefone, estado civil, dependentes.

 

• Cadastrar dependentes e relaciona-los com Pai, mãe e responsáveis.

 

• Dar condição ao aluno: Inativo (aluno cadastrado que não pagou a matrícula), matriculado (aluno novo que se cadastrou e pagou a matrícula), rematriculado (aluno já pertencente à escola e que pagou a matrícula), transferido (aluno cadastrado que pagou a matricula e vem de outra escola)

 

• Gerar contrato de matrícula a ser assinado pelo responsável financeiro.

 

• Cadastrar Matéria

 

• Cadastrar Professor com os dados: Nome, sexo, nacionalidade, data de nascimento, idade, rg, cpf, carteira profissional, cargo, função, endereço, telefone, estado civil, dependentes.

 

• Cadastrar dependentes e relaciona-los ao professor.

 

• Relacionar o Professor com a Matéria.

 

• Cadastrar Funcionário com os dados: Nome, sexo, nacionalidade, data de nascimento, idade, rg, cpf, carteira profissional, cargo, função, endereço, telefone, estado civil, dependentes.

 

• Cadastrar dependentes e relaciona-los a funcionário

 

 

Analisada a 1ª fase vamos a construção das tabelas.

 

Vou usar o ACCESS por ser mais fácil de trabalhar (mesmo porque não sei como trabalhar com outro)

 

Criei um novo Banco de Dados (ACCESS) em meu computador com o nome de ADM na pasta ADM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hehe!!!

 

Boa Morpheu... você é um exemplo de dedicação cara...

 

continue assim...

 

 

Bom, agora vamos ao seu sistema...

 

 

 

Começou muito bem,definindo os pontos e o que será feito...

 

bom, você já montou o banco de dados???

 

Se não? Tenta ao máximo organizar as tabelas, para evitar informações duplicadas... ou seja... tente normalizar ao máximo que der...

 

tanto para que as informações do sistema tenham consistencia...

 

 

Forte abraço...

 

estamos ai! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Criando a Tabela Responsaveis e seus relacionamentosAnalisando rapidamente os relacionamentos... devo ter:Uma tabela Responsável (Tab_Respo) q se relacionará com as tabelas:Tab_aluno (um responsável pode ter vários filhos na escola)Tab_RespoDocs (rg, cpf)Tab_RespoEnde (Endereço)Tab_RespFone (Telefones)Tab_RespNasci (data de nascimento e idade)Tab_RespNacio (nacionalidade)Tab_RespCivil (estado Civil)Tab_RespDepe (dependentes)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hehe!!! sussa...

 

vou começar a palpitar...

 

seguinte...

 

se um responsável tem vários filhos, você teria que inserir o campo Tab_RespoCOD na tabela de filhos, e não ao contrário, pq você vai ter vários filhos para um responsável...

 

e não vários responsáveis para um filho!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

Tab_RespoCOD (um responsável pode ter vários filhos na escola)Tab_RespoDocs (rg, cpf)Tab_RespoEnde (Endereço)Tab_RespFone (Telefones)Tab_RespNasci (data de nascimento e idade)Tab_RespNacio (nacionalidade)Tab_RespCivil (estado Civil)Tab_RespDepe (dependentes)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estrutura da tabela TAB_RESPO

Nome do campo - tipo de DadosCOD_RESPO - Numeração automáticaPAI	- TextoMAE   - TextoFINA  - TextoPEDA - Texto

Estrutura da tabela TAB_ALUNO

Nome do campo - tipo de DadosCOD_ALUNO- Numeração automáticaCOD_RESPO- NumeraçãoALUNO- Texto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Basico porem bom para o começo, depois podemos adicionar mais informações...

 

No caso agora, você precisa primeiramente das tabelas da BASE...

 

Ou sEja...

 

Responsável - você já tem...

Aluno - você já tem...

 

Série - Faltando...

Disciplina - Faltando...

Grade Curricular - Faltando...

Matricula - Faltando...

Professores - Faltando...

Notas - Faltando...

 

e assim vai... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

Só estou dando uma base, quem tem que se aprofundar é você!!!

 

Lance os seus dados e iremos discutilos para chegarmos em um denominador comum, beleza???

 

Estamos indo bem!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza Hugo...

 

Uma explicação: Eu criei estas duas tabelas para mostrar o princípio básico de construção.

Assim como o relacionamento abaixo mostra o princípio básico do relacionamento no ACCESS.

 

Definida a estrutura das duas tabelas este é o relacionamento entre elas

 

http://img244.imageshack.us/img244/9012/imagem002os1.jpg

 

Meu próximo post vai seguir o conselho do Hugo... e postarei a estrutura de todas as tabelas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bem... criei todas as tabelas a se relacionarem com a tabela TAB_RESPO e seus relacionamentos.

Pela imagem dá pra ver as estruturas de todas elas.

 

Se houver algum erro ou algo faltando é só dizer.

 

Em uma primeira análise me pareceram corretas.

 

http://img292.imageshack.us/img292/8300/imagem003pd9.jpg

 

agora cria rei as tabelas de Cadastro de Professores, Disciplinas, Funcionários e seus relacionamentos... e depois posto para criticas e apreciações

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, primeiramente...

 

Não entendi esse monte de tabelas...

 

e outra coisa, está com repetição em campos como por exemplo:

PAI

MAE

FINA

PEDA

 

não entendo a necessidade desses campos em todas essas tabelas... sendo que esses campos já existem na tabela de Responsável...

 

Analise novamente a estrutura...

 

e me explique por favor o que são esses outros montes de tabelas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Explicando.

e outra coisa, está com repetição em campos como por exemplo:PAIMAEFINAPEDAnão entendo a necessidade desses campos em todas essas tabelas... sendo que esses campos já existem na tabela de Responsável...

Ao invés de por exemplo na tabela TB_RSPCPF eu colocar os campos:

CPF_PAI

CPF_MAE

CPF_FINA

CPF_PEDA

Eu deixei apenas PAI, MAE, FINA E PEDA

 

e me explique por favor o que são esses outros montes de tabelas...

São as tabelas que se relacionam com a TAB_RESPO

 

TAB_RSPCEL (CELULAR DOS RESPONSAVEIS), TAB_RSPRES (TELEFONE RESIDENCIAL DOS RESPONSAVEIS). TAB_RSPOLOGO (LOGRADOURO DO RESPONSAVEIS) e etc.

 

Porque?

 

Não pode ser feito desse jeito? Tem outro jeito de fazer?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça um teste... no access mesmo!!!Insira registros nessas tabelas...veja quanta informação duplicada irá ter...ai depois você me diz o que achou...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei super legal essa materia, tambem sou iniciante e ainda só aprendi a trabalhar com tabelas .DBF, .DB e ACCES e gostaria de saber do HUgo, qual desses se obtem maior desempenho, maior funcionabilidade.Obrigado de já e parabens pela matéria, acho q assim, se consegue resolver várias duvidas.t+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É isso aí brow... vai acompanhando a matéria que vai ser show...

 

Hugo

Eu fiz o q você falou... fiquei pensando em uma alternativa e achei a mais viavel essa:

 

http://img124.imageshack.us/img124/62/imagem002rq6.jpg

 

O q você me diz?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso estar errado... mas desse jeito eu posso gravar os dados das tabelas PAI, MAE, FIN, PED relacionando a tabela COD_RESPO a elas, e através desta tabela (COD_RESPO) gerenciar os dados gravados nas demais tabelas. Sempre haverá a relação dos dados das tabelas rg, cpf, logradouro, dependentes e etc com as 4 tabelas principais.Não repito os campos e não duplico informações.Certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom...seguinte...Podemos ter bom senso em certos casos como esse...e quem não tem pai??? como faz???Seguinte... em casos de 1 campo como o CPF, que é único, você pode sim colocar o campo na tabela do Responsável... não é nenhum crime... não estamos aqui criando o sistema normalizado até o 5º nível, mas sim tentando deixar as coisas de uma forma mais clara...No caso, você poderia sim colocar esses dados em uma única tabela...CPFPAINOMEPAICPFMAENOMEMAE...Pois não será uma entrada duplicada... entende???Espero estar ajudando...Flw aew! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Achei super legal essa materia, tambem sou iniciante e ainda só aprendi a trabalhar com tabelas .DBF, .DB e ACCES e gostaria de saber do HUgo, qual desses se obtem maior desempenho, maior funcionabilidade.Obrigado de já e parabens pela matéria, acho q assim, se consegue resolver várias duvidas.t+

Com relação a sua dúvida... acredito que vai de você e do seu cliente...Você não pode enfiar um SQL server em um cliente que tenhaáquinas precárias... vai do bom senso do programador... mas uma boa pedida, para não ficar preso ao PARADOX - BDE, nem a bancos de dados DOS... e partir para algo um pouco melhor, seriam no começo o ACCESS, depois o FIREBIRD (que não é pesado e resolve o problema...)Mas ai vai do gosto do programador e do freguês...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.