Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Shivans

Linux

Recommended Posts

Opa! sou leigo em linux e gostaria de saber algumas coisas referente ao S.O se alguem puder me ajudar poxa gostaria muitoprimeiro qual e o conceito?segundo quais sao os fornecedores?e sobre licenciamento?quanto custa uma licenca individual ou licenca em grupo?qual e o suporte oferecido?qual e a penetracao do mercado?quais sao os servicos basicos de sistema fornecidos ao desenvolvimento de aplicacoes do tipo servidor?quais sao os serviços extendidos de sistema para o desenvolvimento de aplicacoes do tipo servidor (middleware nao incorporado ao SO)?quais as linguagens de desenvolvimento disponiveis e quais delas se adaptam ao cenario de desenvolvimento de uma aplicacao servidor?quais sao as plataformas cliente/servidor disponiveis para o SO e quais sao exemplos de aplicacoes servidor no mundo real que utilizam o SO?se alguem poder me ajudar com um detalhamento mais tecnico sobre o assunto ja me ajudaria muito!!!valew mocadaaaaaa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

primeiro qual e o conceito?

Conceito do Linux? O "software" Linux diz respeito apenas ao kernel (módulo central) do sistema. O sistema completo é constituído por inúmeras aplicações e bibliotecas, criados em diferentes lugares do mundo, por diversos desenvolvedores. Tudo se deu inicio com o projeto GNU, porém, nesta época, existiam as ferramentas mas não existia um kernel, daí, em 1991, com o surgimento do Linux, juntaram os 2 projetos, criando o GNU/Linux. A partir desta dupla surgiram o que atualmente conhecemos por distribuições Linux, mantidos por pessoas e empresas diferentes.

segundo quais sao os fornecedores?

Existem alguns grandes fornecedores de aplicações e soluções baseadas em Linux, alguns exemplos: Red Hat, Novell, Oracle, Mandriva, entre outros.

e sobre licenciamento?

quanto custa uma licenca individual ou licenca em grupo?

O licenciamento varia, se você estiver se referindo especificamente apenas sobre o sistema operacional, não é necessário licenciamento. Custo 0 com licenciamento.

qual e o suporte oferecido?

Novamente, varia... empresas como Red Hat e Mandriva oferecem suporte técnico por telefone ou até presencial, depende do caso.

qual e a penetracao do mercado?

Em que sentido?

quais sao os servicos basicos de sistema fornecidos ao desenvolvimento de aplicacoes do tipo servidor?

Todo tipo de aplicação... Banco de Dados, FTP, Servidor Web, Servidor de Nomes, ...

quais sao os serviços extendidos de sistema para o desenvolvimento de aplicacoes do tipo servidor (middleware nao incorporado ao SO)?

Tipo JBoss? Isto pode depender de plataforma de desenvolvimento.

quais as linguagens de desenvolvimento disponiveis e quais delas se adaptam ao cenario de desenvolvimento de uma aplicacao servidor?

C++, Python, PHP, Java, Pascal, .Net usando Mono, entre muitas outras... teoricamente, qualquer uma pode ser utilizada como aplicação de servidor. Esta se referindo a aplicações web?

quais sao as plataformas cliente/servidor disponiveis para o SO e quais sao exemplos de aplicacoes servidor no mundo real que utilizam o SO?

Não entendi este questionamento.

Compartilhar este post

Link para o post

qual e a penetracao do mercado?

Atualmente, grandes empresas, que trabalham na área de Hospedagem, segurança e TI no geral, usam linux como SO. Se não me engano, recentemente a bolsa de valores americana (não me lembro se a Nasdak), migrou todo seu sistema para linux também!

quais sao as plataformas cliente/servidor disponiveis para o SO e quais sao exemplos de aplicacoes servidor no mundo real que utilizam o SO?

As plataformas cliente/servidor disponiveis são inumeras, des de servidores web, email, até mesmo a sistemas que o próprio usuário pode desenvolver de acordo com a nescessidade da empresa, ou do usuário final. Exemplos de aplicações de servidores no mundo real, são o Apache, Tomcat enter outros também. Sendo o apache o servidor mais usado atualmente no mundo.

Bom, é isso que eu posso acrescentar ao que o prog disse!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.